Vídeo marketing: sua empresa precisa disso agora!

Sua empresa já trabalha com vídeo marketing? Os vídeos estão dominando a internet e neste post vamos te contar tudo sobre essa estratégia!

 


 

Os vídeos dominaram a vida das pessoas. Seja para anunciar, informar, ouvir música, se entreter ou estudar, as pessoas têm preferido esse meio mais do que qualquer outro. 

Os blogueiros foram substituídos pelos youtubers. Os influencers tem migrado da tv aberta para a internet e vice-e-versa. Os canais de streaming têm sido um dos principais lazeres. Os anúncios publicitários não focam mais em imagens que vendem, mas em vídeos. E por aí vai. 

Os vídeos, em 2020, vão ser responsáveis por 82% de todo tráfego gerado na internet (Cisco). 

E esse é apenas um dos inúmeros motivos que vamos apresentar aqui para te mostrar o porquê você precisa de vídeo marketing.

 

O que é vídeo marketing?

 

O vídeo marketing nada mais é que uma estratégia de vendas que se apoia no formato audiovisual para promover uma marca, produto ou um serviço. 

Hoje, as formas de fazer marketing são diversas e, através dessa estratégia, você pode produzir diversos tipos de vídeo. Podendo ser vídeo de apresentação do seu produto, vídeo explicativo, conteúdos sobre os produtos, dicas, tutoriais e assuntos relacionados a seu produto. 

A democratização da internet mudou o processo de marketing e de consumo atual. Antigamente, o auge de uma empresa era ter um comercial em um canal de tv. Hoje, um anúncio no YouTube pode mudar o jogo da sua empresa. 

Essa estratégia está sendo adotada por inúmeras startups como a 99 Pop, por exemplo, que no seu marketing de lançamento, investiu pesado em divulgar-se naqueles 5 segundos iniciais dos vídeos do YouTube. E deu mais do que certo!

Um simples unboxing de um produto é também uma forma de gerar conteúdo. Estratégia essa que é bem comum entre os influenciadores digitais, que encontraram no vídeo marketing uma forma de monetizar fazendo conteúdo.

Nesse caso, diferente dos tradicionais comerciais, com essa estratégia você pode se apoiar em um conteúdo de valor que seja prioritário e a venda seja algo implícito. De forma que você vai primeiro atrair público interessado em seu conteúdo e, depois, vai direcioná-los para a venda.

 

VÍDEOMARKETING = CONTEÚDO+VENDA

 

Vídeos VS imagens

 

800x500_teoria-de-codificacao-dupla-vídeo-marketing

O nosso cérebro assimila melhor informações de vídeo do que informações em texto em uma imagem. Isso porque ele é biologicamente atraído por material audiovisual, independente do canal estimulado. 

Em 1971, essa atração foi explicada por Allan Paivio através da Teoria da Dupla Codificação. Essa teoria explica o processo de informações da seguinte forma: imagens, textos e áudio representam a informação, esta pode ser transmitida através de dois canais, o verbal ou o visual. Quando nosso cérebro recebe estímulo nos dois canais ao mesmo tempo, o nosso nível de memória e atenção é maior. Por exemplo, uma pessoa olha para a imagem de um cão ao mesmo tempo que ouve seu latido. Para seu cérebro será muito mais fácil e rápido de assimilar e gravar a informação. Essa teoria explica o porquê de jingles de comerciais funcionarem tão bem, por exemplo.

Vídeos funcionam melhor que imagens!

A lição mais importante que tiramos dessa teoria está bem evidente: vídeos funcionam melhor que imagens! Vídeo é o melhor meio e o mais eficaz de atingir seu público.

Por isso, não dá mais para focar somente em uma descrição super detalhada de um produto, enquanto poderia ter um simples vídeo explicando. É o que a marca Chicco, especializada em produtos para bebês, fez para explicar o funcionamento de um berço seu. O produto possui milhares de detalhes mas, quando explicado através do vídeo, sua praticidade é o que se destaca. Veja só:

 

 

Ficou com alguma dúvida sobre o berço? Tenho certeza que não.

Uma tabela com todas as características de um produto e descrições super detalhadas não é mais eficaz do que um vídeo que, literalmente, fale mais que mil palavras. As imagens já tem por si próprias um grande poder de persuasão e influência na decisão de compra. Mas os vídeos tem elevado essa influência e, hoje, grandes canais como o Mercado Livre, por exemplo, aumentam o ranking do cadastro do produto quando também há um vídeo do produto, além das fotos.

 

Mas será que essa estratégia funciona bem na prática?

 

Vídeo marketing não é uma novidade e, há alguns anos, a eficácia dessa estratégia vêm sendo estudada. Essas pesquisas têm ajudado a entender também o comportamento das pessoas diante de diferentes formatos de mídia. Veja só:

800x500_grafico_audiencia-video-marketing

– 90% das pessoas que participaram de um estudo na Video Brewery afirmaram que assistir um vídeo de algum produto foi fundamental em sua decisão de compra.
– 52% dos consumidores afirmam que um vídeo aumenta a confiança deles em realizar a compra.
– Vídeos tem 41% mais cliques do que conteúdo em texto nas buscas.
– 28% de todas as buscas do Google são de vídeos do YouTube.
– Em 4 anos, o consumo de vídeos na internet aumentou 135%, enquanto na televisão aumentou somente 13% (Think With Google).

 

Esses dados nos mostram uma outra realidade do vídeo marketing: a preferência pelo streaming de vídeos através do YouTube. 

Como visto nos dados, a tv não é mais o canal mais acessado para consumir vídeos. Essa realidade mudou por causa do YouTube. Essa plataforma, aqui no Brasil, já passou na frente de todas as emissoras de tv aberta e pagas. Hoje, o Youtube representa 15% do destino de consumo de vídeos, perdendo apenas para a Tv Globo, que representa 18% do consumo. Mas, na opinião pública, ele lidera como o meio preferido para ver conteúdo em vídeo.

Falar de YouTube não quer dizer que sua empresa precisa, necessariamente, investir em um canal de conteúdo dentro da plataforma. Mas essa preferência do público por ele tem a ver também com a possibilidade de incorporar vídeos em outros sites através de seu player. 

Para sua empresa, isso não é um atrativo somente pela facilidade, mas por questões de SEO também: uma página da web com um vídeo incorporado aumenta em 53% as chances de ser ranqueado na primeira página do Google (Forrester Research).

 

Maiores benefícios do vídeo marketing para sua empresa

 

Considerando a forma como os vídeos têm mudado o comportamento das pessoas frente ao entretenimento, ao lazer e, principalmente, ao consumo, há diversos benefício que o vídeo marketing pode trazer para sua empresa.

Dentre tantos benefícios, selecionamos os principais:

– Aumento de tráfego orgânico

Os vídeos são uma super ferramenta para atrair tráfego orgânico para seu site! E isso pode ser feito de duas formas principais: através de um canal no YouTube ou através de vídeos incorporados ao site. O canal é uma forma de conquistar o público que já está lá e direcioná-los naturalmente para seu site, enquanto os vídeos incorporados, por si só, já aumentam as chances de aparecer na primeira página do Google.

– Construção de autoridade

Por que não se tornar uma autoridade do seu nicho através de vídeos? Através dos mais diversos formatos de conteúdos que já citamos, você pode fazer da sua marca uma referência no assunto. 

O vídeo marketing propõe um conteúdo de valor que, se usado de forma assertiva, pode construir confiança da marca com o prospect. Isso pode ser feito através de várias maneiras! Dar uma rosto à marca  ou criar uma personagem, por exemplo, é algo que transmite confiança, humaniza um nome. É o caso da criação da “Lu” da Magalu, personagem que humanizou a marca. Mas, fora isso, o próprio share de conteúdos, tutoriais, e explicações já te ajuda a se tornar uma autoridade.

– Aumento nas conversões

Através de todos os itens citados anteriormente, você vai criar um relacionamento com seu prospect. O relacionamento vai se tornando mais sério e confiável com a linguagem, o branding, o “rosto” da marca. Além disso, todos esses itens fazem o consumidor criar uma empatia pela marca. O fazem pensar “ei, por que vou comprar com um desconhecido sendo que já conheço alguém que tem o que eu preciso?”. 

E isso converge no chamado gatilho da reciprocidade. Esse gatilho é algo natural do ser humano que desperta uma chave de “quanto mais eu recebo, mais eu devo dar”. Essa chave é comum a forma como todos nós pensamos e agimos. Logo, o conteúdo que você entregará a seu cliente, naturalmente, vai despertar o desejo de compra. A decisão de compra será influenciada pelo vídeo, aumentando naturalmente as conversões. Importante lembrar aqui do dado de que 90% das pessoas afirmam que ver um vídeo de algum produto antes da compra foi fundamental em sua decisão.

 

Ainda tem dúvidas da importância e eficácia dessa ferramenta?

 


Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts