Os Benefícios de possuir Múltiplos Canais de Venda

Sem comentário

A implementação de múltiplos canais de venda permite abordar o cliente em potencial não só na loja física ou pela mídia tradicional. Hoje, é possível alcançá-lo em qualquer lugar e momento — aumentando as conversões e o faturamento.

O consumidor 3.0 e a tendência omnichannel

O consumidor da atualidade tem um comportamento muito diferente de alguns anos ou décadas atrás. Ele não abandonou completamente o varejo tradicional. Mas utiliza também outros caminhos para atender suas necessidades.

Hoje em dia, dificilmente uma compra começa com uma longa peregrinação em lojas para comparar produtos e preços. Para todas essas atividades, o consumidor 3.0 conta com aliados imprescindíveis: seus dispositivos de comunicação.

Computadores, celulares, tablets e mesmo telefones fixos são seus principais meios de obtenção de informação. Assim, ele pesquisa produtos nos quais tem interesse, analisa características dos diferentes modelos, consulta reviews de outros consumidores e, enfim, compara preços.

Ao longo dessa jornada, ele pode ou não passar pela loja física para conferir pessoalmente um produto ou testar suas funcionalidades. No entanto, o fato é que ele usa diversos canais ao longo desse processo.

Portanto, o consumidor 3.0 é omnichannel. Ele busca empresas que oferecem todas essas opções na hora de pesquisar um produto ou adquiri-lo. Ele quer transitar sem qualquer obstáculo entre esses canais, em todos os estágios de sua jornada de compra.

Os benefícios de oferecer múltiplos canais de venda

  • Maior divulgação da marca:

“Quem não é visto não é lembrado”. Trazendo o ditado para a realidade empresarial, isso quer dizer que a negligência quanto à consciência da marca custa caro para o negócio. Ela leva clientes a comprarem de concorrentes simplesmente por não se lembrarem que determinada empresa é uma opção válida.

Quando uma marca se manifesta em múltiplos canais, as chances de isso acontecer tornam-se menores. A exposição em diversos meios contribui não só para que o cliente se lembre do negócio, mas que crie uma percepção positiva a respeito dele. A presença virtual contribui muito para a credibilidade.

  • Fidelização de clientes

Com a internet inteira à disposição, é muito fácil encontrar o mesmo produto (ou similares) na concorrência, a preços bem semelhantes. Por isso, para reter clientes, é preciso investir em outro aspecto: a construção de uma relação de confiança.

A oferta de múltiplos canais atende a essa necessidade. O prospect, ou cliente, não se sente abandonado ao longo da jornada de compra. Pois encontra vários meios para expressar dúvidas, expor problemas e obter informações e suporte.

Essa disponibilidade é essencial para conquistar a confiança, prover a melhor experiência possível ao cliente e, assim, fidelizá-lo.

  • União de forças

Uma boa estratégia multicanal é a melhor forma de usar todos os recursos disponíveis para alcançar seu principal objetivo: aumentar as vendas. Cada canal será uma ferramenta poderosa para atingir determinados segmentos do público-alvo.

Dessa forma, é possível ampliar a eficácia de sua estratégia de vendas. Os diferentes agentes (vendedores, site, marketplace, aplicativo) podem abordar públicos distintos ou entrar em ação em momentos decisivos da jornada de compra do consumidor, tornando sua oferta irresistível.

  • Ampliação do alcance temporal e geográfico

Os múltiplos canais de vendas rompem uma barreira muito importante para o comércio. Diferentes das lojas físicas, esses meios permitem que os consumidores tenham acesso aos seus produtos 24 horas por dia, sete dias por semana.

Além disso, os canais permitem que pessoas de outras localidades se tornem clientes. Eles beneficiam tanto o negócio quanto os consumidores, pois atraem um público distante ao mesmo tempo que oferecem liberdade de escolha e preços melhores a esses consumidores.

  • Escalabilidade

A presença em múltiplos canais facilita a expansão do negócio. Como explicamos, ela permite alcançar novas localidades apenas com o acesso a esses meios, sem a necessidade de abrir uma série de unidades.

Portanto, a implementação de múltiplos canais é uma solução que garante a escalabilidade do negócio. Isso sem que sejam necessários investimentos tão altos para ampliar sua área de atuação e alcançar um público maior.

  • Como implementar múltiplos canais de venda

Mas talvez a sua empresa acredite que a implementação de múltiplos canais de venda seja muito complexa. Felizmente, o mercado já conta com soluções que facilitam todo esse processo, com plataformas que integram esses diferentes meios.

Felizmente também, hoje é possível implementar múltiplos canais de vendas de forma simples e rápida. Eles garantem que sua empresa tenha todos esses benefícios e potencialize suas chances de negócios.

Entre em contato conosco e saiba como manter as vendas da sua loja virtual em alta!

Autor: Guilherme Lunardi / Fonte: E-commerce Brasil.

Solicite um Orçamento

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar sua pontuação de pesquisa orgânica drasticamente para competir pelos rankings mais altos mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts
Sem comentário
 

Deixar seu comentário