Importância do omnichannel para o e-commerce

Sem comentário

Ao criar uma loja virtual é necessário oferecer ao cliente a melhor experiência de compra possível e a estratégia omnichannel ajuda a alcançar esse objetivo.

A estratégia busca trabalhar a fidelização de clientes. O foco é que um cliente satisfeito é cliente sempre. E dentro disso, busca ultrapassar as barreiras online e offline, abrangendo todas as esferas, seja por aplicativo, chat, redes sociais ou telefone.

Estratégia Omnichannel

O conceito de omnichannel diz respeito a junção de dois ou mais canais de interação de uma empresa. Juntos, permitem ao consumidor ter um processo de compra completo, atendendo de forma integrada as necessidades do cliente.

Num e-commerce omnichannel, o cliente consegue usar todos os canais (aplicativo, chat, redes sociais, telefone e etc.) da loja virtual. A partir disso,  pode realizar compras, tirar duvidas, trocar ou devolver um produto em qualquer um deles.

Vantagens:

  • Contato

As vantagens de tornar sua loja virtual omnichannel são inúmeras. Mas a principal talvez seja a possibilidade de conseguir acesso ao seu cliente a todo momento e em qualquer lugar. E quanto maior o relacionamento, quanto mais intenso o seu contato com o seu cliente, maiores são as suas chances de lucros.

  • Eficiência

A estratégia omnichannel torna a sua loja virtual mais eficiente. Você pode acessar o histórico de seus clientes facilmente e ter um maior embasamento das necessidades e preferencias que ele possuiu durante um atendimento. E isso se encaixa também às respostas para uma queixa recorrente.

Isso garante que você tenha uma perspectiva total do seu cliente e não mais fragmentada. Permitindo estabelecer um padrão de comunicação que o satisfaça.

  • Conhecimento detalhado

Com loja virtual omnichannel, você consegue reunir as principais informações sobre sua empresa num mesmo ambiente. A estratégia lhe permite elaborar relatórios detalhados para entender todos os fatores que possam interferir na experiência de compra do seu cliente. O objetivo é identificar quais métodos trarão melhores resultados e quais os canais de atendimento ao consumidor são mais eficientes para cada etapa de compra.

Tipos de canais

Dentro da estratégia omnichannel para lojas virtuais é possível que muitos canais sejam utilizados ao mesmo tempo para a realização de um atendimento.

Separamos os mais importantes e utilizados:

  • Redes Sociais

As redes sociais são, atualmente, a maior ferramenta de marketing que sua loja virtual pode ter. E por isso, é importante que você permaneça atento à imagem que sua marca está criando dentro delas. Aproveite a oportunidade para criar um relacionamento estável com seu público-alvo.

Uma grande parte dos seus clientes com certeza está presente nas redes sociais e engaja-los é preciso. Utilize conteúdos relevantes, esteja presente no dia a dia, oferendo a eles informações não apenas a respeito da sua marca, mas sobre todo o universo ao qual ela está inserida.

  • Aplicativos

Os aplicativos são ferramentas julgadas “essências”. Ou seja, para o consumidor permanecer com o aplicativo da loja virtual instalado no seu smartphone, ele precisa realmente enxergar que vale a pena.

Pensando em detalhes assim, busque oferecer ao seu cliente ofertas individuais e oportunidades que estão diretamente relacionadas ao seu perfil.

  • Marketplaces

Participar do e-commerce de grandes e reconhecidas empresas também pode ser considerada uma grande estratégia de marketing. Ao aderir ao marketplaces, você acaba usufruindo do poder de alcance e da segurança dessas empresas.

Você ganha visibilidade no mercado, aumenta seus pontos de venda e contato e aumenta a confiança da sua loja à vista do consumidor.

Mas não se esqueça, a estratégia omnichannel visa a simplicidade das interações e a melhor experiência de compra possível para o cliente. Por isso, trabalhe a interação desses players com seu e-commerce para ser dinâmico, fácil e sem burocracias.

Todos os canais precisam estar sincronizados e utilizar a mesma linguagem para que seu cliente não sinta nenhuma diferença. Além disso, cria uma visão unificada da marca.

Trabalhe o seu público-alvo

Diferentes canais atraem diferentes públicos. Atente-se a este detalhe. É importante conhecer seu público-alvo e identificar quais canais cada parte dele mais utiliza e quais eles estão mais propícios a aceitar.

Planeje suas ações de acordo com os resultados que encontrar. Quanto mais pessoal e individual sua estratégia for, melhores serão os seus resultados.

Invista no atendimento

O atendimento ao cliente é um dos principais canais que te diferencia da concorrência. Para que seu cliente escolha você, é preciso ter mais do que apenas o produto para oferecer. Ele precisa se sentir confortável e em um ambiente de segurança, onde encontre suporte para toda e quaisquer duvidas.

Estar atento aos meios pelo qual ele prefere dialogar e estar disponível é essencial. Demonstre receptividade e faça com que eles se sintam valorizados pela sua marca.

Essas medidas farão com que você seja capaz de obter um retorno voluntário que contam muito para o sucesso da sua estratégia de omnichannel.

Essas são as principais medidas que você pode tomar para tornar o seu e-commerce omnichannel, fidelizando seus clientes, atraindo novos consumidores e atraindo de maneira intensa seu publico alvo.

Autor: Fabiano Luiz / Fonte: E-commerce Brasil.

Solicite um Orçamento

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar sua pontuação de pesquisa orgânica drasticamente para competir pelos rankings mais altos mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts
Sem comentário
 

Deixar seu comentário