E-mail marketing: boas práticas para aumentar as vendas

Sem comentário

E-mail marketing corresponde a uma comunicação realizada entre empresas e consumidores, feita pelo envio de e-mails a partir de uma lista de leads (oportunidades) que foram previamente adquiridos, principalmente com a estratégia de Inbound Marketing. Por mais que, anteriormente, o envio de e-mails marketing fosse visto como algo invasivo, a prática evoluiu e tornou-se uma ótima forma de comunicação com os consumidores, com o intuito de anunciar uma oferta de produto ou serviço, ou até mesmo conteúdos relevantes.

Em caso de e-commerces, alguns formatos de e-mails marketing podem ser trabalhados. Podemos citar aqui:

  • Promoções;
  • Newsletters;
  • Novidades no e-commerce;
  • Chamadas para materiais ricos;
  • Pós-venda (aproveitando o e-mail para dar sugestões ou apresentar ofertas relacionada à última compra, por exemplo).

Além disso, o envio de e-mails marketing apresenta ótimas vantagens para os e-commerces, contribuindo muito para o aumento das vendas. Entre essas vantagens, é possível destacar que:

  • As mensagens são enviadas em tempo real;
  • Proporciona uma excelente mensuração dos resultados;
  • Os custos são bem menores, se comparados com ações tradicionais;
  • Contribui para o aumento de visitas na loja virtual;
  • Apresenta ótimo retorno financeiro.

Confira algumas boas práticas para que os envios dos seus e-mails tenham boas taxas de aberturas e retornos satisfatórios:

Lembre-se de segmentar e personalizar o e-mail marketing

É indispensável segmentar muito bem a sua lista de contatos, ou leads, seguindo o objetivo do e-mail marketing. É possível segmentar de acordo com dados demográficos como idade, região ou sexo, por exemplo. Também pode ser feito com relação às necessidades, desejos ou personalidades (que podem ser coletados por meio de landing pages estratégicas).

Para isso, é fundamental que você mantenha a sua lista de leads muito bem atualizada, com o objetivo de deixar o e-mail marketing segmentado e personalizado de acordo com o destinatário. É importante destacar que o design, os produtos e a linguagem também devem seguir o objetivo do e-mail e a segmentação, para que a proposta seja atingida e os resultados sejam excelentes.

Dê muito atenção ao design

Um excelente design é essencial para a produção de e-mails marketing, pois agrada muito os destinatários. Assim, é importante que o design siga muito bem o objetivo do e-mail e a segmentação. Ele precisa dar destaque aos pontos fundamentais.

Quando um e-mail não fica bem produzido e ainda contém um texto muito longo ou cansativo, a chance de o destinatário descartar o mesmo imediatamente é grande. E, você não vai querer arriscar sua estratégia com esses gargalos no conteúdo do e-mail, não é mesmo? É por isso que o e-mail deve ser bem atrativo.

Além disso, sabemos que, atualmente, não há apenas computadores para usar internet, mas, principalmente celulares e também tablets. Por isso, é fundamental que o design dos e-mails enviados seja responsivo para serem lidos em qualquer dispositivo.

Não se esqueça de produzir bons conteúdos

Um bom conteúdo nos e-mails marketing é primordial. Isso porque é partir do conteúdo que você conseguirá chamar a atenção dos destinatários. Para isso, o interessante é que o destinatário não receba apenas produtos ou ofertas, mas também conteúdos consideráveis que os ajudem a tomar decisões ou solucionar problemas.

A partir disso, é possível construir uma boa relação com a pessoa que receberá o e-mail, pois, a mesma passará a ver a empresa como referência. Assim, é importante manter o destinatário sempre bem informado com vídeos, posts de blog ou materiais ricos (e-books, infográficos, guias, etc), por exemplo.

Produza títulos atrativos nos e-mails

O título é a peça chave para convencer o destinatário a abrir o e-mail. Por isso, é importante pensar em títulos realmente atrativos, que sejam facilmente compreendidos, apresentem os benefícios e também sejam convincentes e motivantes. Lembre-se de trabalhar com títulos que contenham no máximo 60 caracteres, para não serem muito longos ou cortados em dispositivos móveis.

Outras práticas importantes

Além das práticas descritas acima, há outras fundamentais para o bom desempenho dos e-mails marketing, são elas:

  • Escolher muito bem as cores e fontes do e-mail;
  • Evitar criar e-mails longos e cansativos;
  • Pensar também na simplicidade;
  • Jamais esquecer o Call-to-Action (chamada para ação);
  • Revisar bem o e-mail antes de dispará-lo;
  • Testar todos os links e variáveis (caso sua plataforma ofereça esta funcionalidade);
  • Deixar as redes sociais do e-commerce bem destacadas;
  • Trabalhar com landing pages para aumentar a base de leads.

Para entender ainda mais sobre a importância do e-mail marketing para as suas vendas, você pode entrar em contato conosco.

Autor: João Paulo Arraes / Fonte: E-commerce Brasil.

Solicite um Orçamento

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar sua pontuação de pesquisa orgânica drasticamente para competir pelos rankings mais altos mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts
Sem comentário
 

Deixar seu comentário