E-commerce vs Vendas das Lojas Físicas

Sem comentário

Enquanto uns acreditam que as lojas virtuais são concorrentes com seus pontos físicos, os dados provam o contrário.

Os vendedores vêem o e-commerce como um concorrente desleal, sendo que está em todos os lugares, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com um mix de produtos mais vasto.

Porém, o e-commerce e todas as demais iniciativas digitais contribuem para o aumento de vendas nas lojas físicas.

De acordo com a CEO da marca Chico’s, Shelley Broader, o fato de vender produtos dentro do e-commerce da Amazon faz com que o tráfego seja direcionado para as lojas físicas.

Em um artigo da Vivianne Vilela, mostra uma pesquisa onde dizia que “consumidores que são impactados pelo digital compram e gastam mais” e que “cada interação digital influencia U$ 64 centavos de cada dólar gasto nas lojas americanas”.

Já no Brasil, o diretor de E-commerce da Constance Calçados, Marcelo Linhares, mostra que, no caso da marca, 30% das pessoas que compraram nas lojas passaram antes pelo e-commerce.

Os números

Segundo a pesquisa da Forrester Research, encomendada pela Google, os números são bastante otimistas em relação à influência da internet nas vendas do varejo offline. De acordo com o estudo, até 2021, cerca de 32% das vendas do varejo tradicional terão participação da internet em algum momento da decisão de compra do consumidor.

Os dados confirmam que a loja virtual também gera tráfego para as lojas físicas. Isso vem sendo chamado de comportamento RoPo, sigla para “Research Online, Purchase Offline”.

O consumidor usa o digital como vitrine para conhecer bem o produto, entender sobre o preço, mas conclui sua compra no mundo físico, depois de experimentar ao vivo.

O fato de comprar um produto na internet e retirar na loja, ou olhar um produto na loja e finalizar a compra no e-commerce, têm sido atitudes muito comuns hoje em dia.

A Google e a Forrester Research, conclui que 6 em cada 10 desses produtos são comprados dessa forma hoje. Até 2021 essa influência deve crescer para 8 em cada 10 vendas.

Fonte: E-commerce Brasil / Autor: Pedro Ivo Martins

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts
Sem comentário
 

Deixar seu comentário