fbpx
Vender mais no Natal: Aplique as estratégias da Black Friday 2020

Como aplicar o sucesso da Black Friday 2020 no natal e vender ainda mais neste ano

Aplique as estratégias da Black Friday em suas ações para vender mais no Natal e conquistar resultados incríveis.

Que a edição da Black Friday deste ano foi um sucesso e a maior de todos os tempos a gente já sabe. As novas formas de consumo geradas pela pandemia do COVID-19, que fez com que as pessoas passassem a comprar mais pela internet, revolucionaram o e-commerce em 2020 e, de certa forma, causaram mudanças que virão para ficar por um bom tempo. Ainda no primeiro semestre deste ano, foi registrado um aumento de 47% no volume de compras feitas pela internet, segundo uma pesquisa da Ebit/Nielsen feita em parceria com a Elo. 

Com a Black Friday não seria diferente. As expectativas para a edição deste ano, que já eram altas, foram superadas com um novo recorde. As vendas de novembro certamente elevaram o potencial de milhares de marcas e as empresas que souberam aplicar boas estratégias antes e durante da data garantiram resultados imediatos. 

Confira também: O que você precisa fazer para triplicar suas vendas neste Natal

Como foi a Black Friday de 2020?

Para entendermos melhor o sucesso por trás de tudo isso, a Melidata, empresa responsável por fazer os levantamentos de dados internos do Mercado Livre, divulgou nesta semana os termos mais buscados durante a edição da Black Friday de 2020 na plataforma, bem como as categorias que registraram o maior volume de vendas.

Termos mais buscados

De acordo com o levantamento da Melidata, os termos mais buscados nesta Black Friday no Mercado Livre foram: notebook, celular, iPhone, geladeira, PS4 e TV. Ainda que os descontos em eletrônicos sejam menores em relação a outros produtos, o setor ainda é o mais procurado. Ou seja, consumidores que economizaram o ano inteiro para esta data ainda preferiram eletrônicos. 

Termos mais buscados durante a última sexta-feira (27):

  1. Notebook
  2. Celular
  3. iphone 11
  4. Geladeira
  5. Microondas
  6. Ventilador
  7. Ps4
  8. Ps5
  9. Relógio smartwatch
  10. TV

Categorias mais vendidas

Entre as categorias mais vendidas, o setor de Roupas ultrapassou o de Eletrônicos. Outra categoria bem ranqueada foi a de Casa e Decoração, que conquistou o segundo lugar – visto que as pessoas estão em isolamento e se preocupando cada vez mais com itens domésticos.

Categorias mais vendidas (em número de itens) durante a Black Friday 2020:

  1. Moda
  2. Casa e Decoração
  3. Eletrônicos
  4. Autopeças
  5. Itens Supermercado

Como aplicar esses dados para vender mais no natal?

Para vender mais no natal, é preciso estar atento quanto às necessidades dos seus clientes. Por isso, se você tem um e-commerce voltado para os setores e categorias mais procurados nesta Black Friday, não pode perder a chance de ampliar ainda mais as promoções para a temporada de natal. Então, fique de olho: o consumidor está pesquisando cada vez mais e, uma boa oferta pode, com certeza, conquistá-lo. Quem deseja se destacar, precisa de planejamento, análise e criatividade. 

Hacks que podem te ajudar:

  • • Barra de pesquisa do Google: para entender o comportamento de pesquisa do consumidor, você pode usar a ferramenta de pesquisa do Google. Dessa forma, você ficará sabendo o que os consumidores mais desejam e se identificam. 
  • Google Trends: o Google Trends também é uma ótima ferramenta para entendermos o comportamento do consumidor de acordo com cada momento. É possível verificar o que as pessoas mais pesquisaram durante um certo período ou o que estão pesquisando atualmente. 
  • Google Insights: o Think With Google apresenta várias pesquisas de mercado e insights importantes para quem vende online. Fique por dentro de todas as novidades para saber tudo que você precisa para impulsionar o seu negócio, agregar mais valor à sua marca e vender ainda mais. 


Últimos posts publicados

View all projects
5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Prepare sua empresa para as inovações do mercado! Trazemos para você as 5 principais tendências do…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O Calendário E-commerce 2021 da Projecttus vai te ajudar na construção de um planejamento efetivo e…
Leia mais
10 Conteúdos de Marketing e E-commerce essenciais para o seu negócio - Confira no Blog da Projecttus

Os 10 conteúdos de marketing e e-commerce que mais ajudaram nossos clientes em 2020

Separamos para você uma lista de conteúdos de marketing e e-commerce para alavancar seu negócio em…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts