fbpx
Tudo o que você precisa saber para ter sucesso na BLACK FRIDAY 2020

Tudo o que você precisa saber para ter sucesso na BLACK FRIDAY 2020

A sexta-feira mais importante do ano para o e-commerce está finalmente chegando! Faltam apenas dois dias. No post de hoje vamos entender, a partir de números, alguns detalhes fundamentais para fazer desta data algo que vai marcar o sucesso do seu negócio.

Na pesquisa intitulada “Boca de Urna Black Friday 2020”, realizada pela Social Miner, temos dados decisivos sobre o comportamento do consumidor nesta temporada de vendas.

45% dos consumidores disseram que pretendem fazer compras apenas no dia do evento (Black Friday), enquanto 11% já começaram a comprar durante a Black Week

Nem todo mundo se preparou para comprar em toda a temporada de vendas do mês de novembro. Pelo contrário, a maioria das pessoas espera ansiosamente pela data, fazendo planos para aproveitar os descontos somente na data oficial do evento – a Black Friday do dia 27 de novembro. Por isso, é importante ter estratégias de engajamento bem definidas para atrair também os clientes que pensaram que iam comprar apenas no dia marcado para o grande acontecimento.

Gastos

De acordo com a pesquisa, 25% das pessoas pretendem investir mais de R$ 1.000 na Black Friday de 2020 e 84% pretendem parcelar suas compras.

A Black Friday é sempre um bom motivo para aproveitar grandes descontos e comprar aqueles produtos desejados durante o ano inteiro por até metade do preço. No entanto, nem sempre as pessoas estão preparadas para um investimento tão grande e a maioria delas certamente vai optar pelo parcelamento de suas compras.

Por isso, se seu e-commerce ainda não oferece muitas opções de parcelamento ou descontos tentadores, essa é a hora de unir as duas estratégias para atrair o público que ainda não começou a comprar.

E quem não vai comprar nesta Black Friday? Fique atento:

  • 51% das pessoas que não vão comprar nada nesta Black Friday está economizando ou não pode gastar agora;
  • 30% não confiam nas promoções da Black Friday;
  • 20% não tem necessidade de comprar nada no momento;
  • 6% das pessoas preferem esperar as promoções de fim de ano.

Você precisa saber desses dados para se preparar para esta data tão esperada.

Confira agora 5 erros que você não deve cometer durante a BLACK FRIDAY:

Você não vai querer perder a oportunidade de vender mais na maior Black Friday de todos os tempos né? A expectativa para a data é tão grande que seu e-commerce precisa estar 100% para garantir as vendas da temporada. Com isso, separamos alguns tópicos para você fazer aquele último checklist antes da Black Friday.

Não aumente os preços

Aumentar e reduzir os preços durante a Black Friday pode te custar inúmeros clientes. Por mais que essa prática seja comum no varejo online, ela é identificada pelos consumidores e faz com que seu negócio perca a credibilidade, afetando a sua marca como um todo.

Seja sempre transparente e honesto com os seus consumidores, isso mostra que você se preocupa com a forma que suas campanhas chegam até eles. Se for participar da Black Friday, aplique descontos reais e ofereça ofertas exclusivas para os seus clientes.

Tenha um site rápido e estável

Nem só de divulgação e campanhas bem planejadas se dá o sucesso de uma Black Friday. Sem uma infraestrutura preparada para receber todos os pedidos e consumidores, seu e-commerce pode falhar e ficar lento. Todo o seu esforço será inútil se a performance do seu site não condiz com as expectativas da data.

Por isso, o melhor é fazer um setup da infraestrutura do seu e-commerce antes de lançar a sua campanha. Converse com o provedor da sua plataforma e garanta que tudo esteja 100% para suportar o alto volume de usuários. Ainda, veja se é possível melhorar alguns pontos para não ter falhas no dia.

Defina o mote da campanha

O que você espera da Black Friday 2020? Se você está entrando na Black Friday só por causa da concorrência, esqueça! Você precisa ter objetivos claros e eficientes para a data. Você quer um aumento de receita? Quer conseguir novos clientes? Fluxo de caixa? Acabar com o estoque parado?

A etapa que pré-configura uma campanha deve focar em um objetivo único – este deve ser sempre algo que vá ajudar o seu negócio a crescer. A partir disso, é importante traçar quais canais serão usados para fazer a divulgação, a identidade e R$ investidos na data.

Divulgue a campanha no tempo certo

Atrasar a divulgação da sua campanha é um erro fatal para todo o seu planejamento. Existe toda uma agenda a ser cumprida antes de lançar a sua Black Friday, pois, além de anunciar para a sua base de clientes, é necessário levar a marca a outros públicos para gerar mais alcance e conquistar clientes em potencial.

Com ferramentas de marketing e mídia paga, seus anúncios podem percorrer a internet e atrair mais pessoas para o seu e-commerce.

Participe somente se você estiver preparado

Se você não se planejou adequadamente para a data mais importante do ano para vendas, não vai ser agora que você vai decidir participar. Isso porque toda campanha exige uma preparação e um planejamento para tornar as ações mais eficientes. Querer fazer uma campanha em cima da hora pode custar muito ao seu negócio, pois tudo será feito de maneira desorganizada e sem metas. A organização é o primeiro passo para que a sua ação dê certo.

E aí? Você está realmente preparado para a data mais esperada do ano para o e-commerce? Se você deu check em todos os itens da lista, você já está mais do que pronto para ver o seu negócio deslanchar na Black Friday 2020. Boas vendas!

Últimos posts publicados

View all projects

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Que 2020 foi um ano intenso e cheio de transformações nós já sabemos. Essas transformações vieram…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O ano de 2020 está quase no fim e, após tantas realizações, pensamos em compartilhar com…
Leia mais

Os 10 conteúdos que mais ajudaram nossos clientes em 2020

2020 foi, com certeza, um ano de muitos desafios. Isso não gera mais dúvidas. As mudanças…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts