
Black Friday 2020: Tudo o que você precisa saber para ter sucesso nessa data
- 25 de novembro de 2020
- Comércio Eletrônico, E-commerce, Gestão de E-commerce
A sexta-feira mais importante do ano para o e-commerce está finalmente chegando! Faltam apenas dois dias para a Black Friday 2020. No post de hoje vamos entender, a partir de números, alguns detalhes fundamentais para fazer desta data algo que vai marcar o sucesso do seu negócio.
Na pesquisa intitulada “Boca de Urna Black Friday 2020”, realizada pela Social Miner, temos dados decisivos sobre o comportamento do consumidor nesta temporada de vendas.
45% dos consumidores disseram que pretendem fazer compras apenas no dia do evento (Black Friday), enquanto 11% já começaram a comprar durante a Black Week
Nem todo mundo se preparou para comprar em toda a temporada de vendas do mês de novembro. Pelo contrário, a maioria das pessoas espera ansiosamente pela data, fazendo planos para aproveitar os descontos somente na data oficial do evento – a Black Friday do dia 27 de novembro.
Por isso, é importante ter estratégias de engajamento bem definidas para atrair também os clientes que pensaram que iam comprar apenas no dia marcado para o grande acontecimento.
Gastos
De acordo com a pesquisa, 25% das pessoas pretendem investir mais de R$ 1.000 na Black Friday de 2020 e 84% pretendem parcelar suas compras.
A Black Friday é sempre um bom motivo para aproveitar grandes descontos e comprar aqueles produtos desejados durante o ano inteiro por até metade do preço. No entanto, nem sempre as pessoas estão preparadas para um investimento tão grande e a maioria delas certamente vai optar pelo parcelamento de suas compras.
Por isso, se seu e-commerce ainda não oferece muitas opções de parcelamento ou descontos tentadores, essa é a hora de unir as duas estratégias para atrair o público que ainda não começou a comprar.
E quem não vai comprar na Black Friday 2020? Fique atento:
- 51% das pessoas que não vão comprar nada nesta Black Friday está economizando ou não pode gastar agora;
- 30% não confiam nas promoções da Black Friday;
- 20% não tem necessidade de comprar nada no momento;
- 6% das pessoas preferem esperar as promoções de fim de ano.
Você precisa saber desses dados para se preparar para esta data tão esperada.
Confira agora 5 erros que você não deve cometer durante a BLACK FRIDAY:
Você não vai querer perder a oportunidade de vender mais na maior Black Friday de todos os tempos né? A expectativa para a data é tão grande que seu e-commerce precisa estar 100% para garantir as vendas da temporada. Com isso, separamos alguns tópicos para você fazer aquele último checklist antes da Black Friday.
Não aumente os preços
Aumentar e reduzir os preços durante a Black Friday pode te custar inúmeros clientes. Por mais que essa prática seja comum no varejo online, ela é identificada pelos consumidores e faz com que seu negócio perca a credibilidade, afetando a sua marca como um todo.
Seja sempre transparente e honesto com os seus consumidores, isso mostra que você se preocupa com a forma que suas campanhas chegam até eles. Se for participar da Black Friday, aplique descontos reais e ofereça ofertas exclusivas para os seus clientes.
Tenha um site rápido e estável
Nem só de divulgação e campanhas bem planejadas se dá o sucesso de uma Black Friday. Sem uma infraestrutura preparada para receber todos os pedidos e consumidores, seu e-commerce pode falhar e ficar lento. Todo o seu esforço será inútil se a performance do seu site não condiz com as expectativas da data.
Por isso, o melhor é fazer um setup da infraestrutura do seu e-commerce antes de lançar a sua campanha. Converse com o provedor da sua plataforma e garanta que tudo esteja 100% para suportar o alto volume de usuários. Ainda, veja se é possível melhorar alguns pontos para não ter falhas no dia.
Defina o mote da campanha
O que você espera da Black Friday 2020? Se você está entrando na Black Friday só por causa da concorrência, esqueça! Você precisa ter objetivos claros e eficientes para a data. Você quer um aumento de receita? Quer conseguir novos clientes? Fluxo de caixa? Acabar com o estoque parado?
A etapa que pré-configura uma campanha deve focar em um objetivo único – este deve ser sempre algo que vá ajudar o seu negócio a crescer. A partir disso, é importante traçar quais canais serão usados para fazer a divulgação, a identidade e R$ investidos na data.
Divulgue a campanha no tempo certo
Atrasar a divulgação da sua campanha é um erro fatal para todo o seu planejamento. Existe toda uma agenda a ser cumprida antes de lançar a sua Black Friday, pois, além de anunciar para a sua base de clientes, é necessário levar a marca a outros públicos para gerar mais alcance e conquistar clientes em potencial.
Com ferramentas de marketing e mídia paga, seus anúncios podem percorrer a internet e atrair mais pessoas para o seu e-commerce.
Participe somente se você estiver preparado
Se você não se planejou adequadamente para a data mais importante do ano para vendas, não vai ser agora que você vai decidir participar. Isso porque toda campanha exige uma preparação e um planejamento para tornar as ações mais eficientes. Querer fazer uma campanha em cima da hora pode custar muito ao seu negócio, pois tudo será feito de maneira desorganizada e sem metas. A organização é o primeiro passo para que a sua ação dê certo.
Checklist para dobrar as vendas do e-commerce na Black Friday
E aí? Você está realmente preparado para a data mais esperada do ano para o e-commerce? Se você deu check em todos os itens da lista, você já está mais do que pronto para ver o seu negócio deslanchar na Black Friday 2020.
Mas se ainda não está preparado, a gente te dá uma mãozinha! Preparamos um Checklist completo para você dobrar suas vendas no e-commerce na Black Friday 2020. Aproveite e Boas vendas!