fbpx

Tendências do E-commerce em 2015

 

Já abordamos aqui no blog o tema sobre as tendências do Marketing Digital para esse ano, onde analisamos alguns fatores que têm se destacado dentro das Mídias Sociais e, por sua vez, influenciando o comportamento dos consumidores.

Por outro lado, o segmento de comércio eletrônico também possui algumas expectativas para 2015. Para um empreendedor, entender sobre as mudanças da economia e do mercado é essencial para atingir seus objetivos.

Mobile

Não é novidade que o uso de smarthphones é um dos meios de acesso à internet mais escolhido pelos brasileiros. Em 2013, nosso país já era o quarto país do mundo em número de vendas de celular, totalizando cerca de 273 milhões de aparelhos. Outros dados interessantes da empresa de pesquisa de mercado Harris Interactive é que uma em cada três pesquisas no Google é feita pelo celular.

Por essa razão o mobile deve ser inserido nas estratégias de E-commerce mas, não esqueça! Se o seu site disponibilizar de um design responsivo ( que se adeque perfeitamente as telas de desktop, tablet e mobile) mais chances do consumidor se interessar pela marca e, possivelmente, adquirir o produto ou serviço. Além disso, facilite o processo de compra tornando-o objetivo e fácil, sem muitas etapas e critérios desnecessários que possam acabar com a paciência do cliente.

Favoritos

Quem não gosta de praticidade, não é mesmo? Ainda mais quando falamos de um meio tão ágil como a internet. Logo, independente do dispositivo, permita ao internauta que as configurações de compra anteriores sejam salvas, isso economiza muito tempo e ainda diminui a probabilidade dele abandonar o carrinho.

E-mail Marketing

Há quem diga que o e-mail marketing já está em desuso… Nada disso! Ele é uma importante ferramenta para seu e-commerce, basta aliar as estratégias de marketing. Segundo outra pesquisa realizada pela Harris Interactive, 60% das pessoas acessam o e-mail marketing do celular.

Lembre-se: Os seus consumidores precisam receber conteúdos personalizados, de qualidade e que sejam interessantes para os mesmos. Utilizar o histórico de compra e oferecer produtos relacionados poderá suprir o interesse do comprador.

Divulgação

“Se você está tentando persuadir pessoas para fazerem ou comprarem algo, parece-me que você deveria usar a linguagem delas, a linguagem que elas usam todos os dias, a linguagem que elas pensam. Nós tentamos escrever em vernáculo.” – David Ogilvy

Mais do que um design bonitinho, saber criar conteúdo e se comunicar com o seu cliente é muito importante. Divulgue informações essenciais e interessantes do seu segmento, comunique ofertas, promoções e novidades. Utilize e explore as Mídias Sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, LinkedIn, etc.)

Ferramentas como SEO, Facebook Ads e Links Patrocinados também podem ajudar. No entanto, requerem uma verba extra mas podem te ajudar muito ao divulgar sua marca.

Relacione-se

Saiba o que seu cliente gosta, torne a experiência de compra única. Invista em CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Dessa forma será mais fácil atingir seu público-alvo e personalizar e direcionar suas táticas de mídia.

 

 

Últimos posts publicados

View all projects

Como definir palavra-chave para cada campanha

Palavras-chave são palavras ou termos pesquisados na busca de um produto ou serviço na Internet. Escolher…
Leia mais

Redução de custos para controle financeiro

Um dos fatores que mais geram dúvidas entre os donos de lojas virtuais é como fazer…
Leia mais

E-commerce responsivo

Como você já deve ter percebido, o uso de smartphones e tablets aumentou rapidamente nos últimos…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts