fbpx
Como usar o Social Selling para obter os melhores resultados para o seu negócio

Como usar o Social Selling para obter os melhores resultados para o seu negócio

O Social Selling é a estratégia que você precisa para alavancar suas vendas e explorar todo o potencial das redes sociais.

Você certamente já viu grandes marcas usando as redes sociais para criar relacionamento e engajar clientes online. No marketing, esse método é conhecido como Social Selling. O Social Selling, que em português significa “venda social”, é um processo de criação de relacionamento e vendas através das redes sociais. Quem vende online pode se beneficiar, e muito, dessas plataformas para construir sua identidade e conquistar novos públicos e clientes em potencial.

Hoje, as redes sociais não são apenas um meio de se comunicar. As pessoas gostam de seguir marcas e empresas que admiram para acompanhar as melhores promoções e descontos em produtos e serviços. Isso significa que o sucesso de uma marca pode estar muito atrelado a estratégias de social media. Ter uma boa estratégia para administrar as suas redes sociais pode fazer a diferença em um mercado tão competitivo.

Por isso, no post te hoje vamos dar dicas de como usar o Social Selling para vender mais e conquistar novos clientes, aumentando a taxa de conversão e o engajamento do seu e-commerce.

O que é o Social Selling?

O Social Selling é, por definição, um processo para prospectar clientes em potencial e criar um relacionamento com eles nas redes sociais com o objetivo de gerar mais vendas.

Diferente da abordagem “hard selling”, no Social Selling, os vendedores se aproximam do consumidor com o perfil de cliente da empresa e se aproximam dele para criar uma relação de confiança. Curtindo postagens, interagindo em grupos e oferecendo conteúdos de valor para construir credibilidade a longo prazo, os vendedores conseguem engajar novos clientes e conquistá-los mostrando o valor da marca e os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos.

De acordo com o LinkedIn, 62% dos compradores B2B respondem a vendedores que fazem conexões com oportunidades relevantes. Outra pesquisa mostrou que 48% dos consumidores já adquiriram algum produto ou serviço que conheceram através do Instagram.

Nesse contexto, as redes sociais tornam-se mais do que um espaço comercial, no qual as marcas pensam apenas em vender. Os processos da venda pelas plataformas e redes sociais é muito mais complexo e gira em torno da criação do relacionamento com o cliente, nutrindo-o de conteúdos relevantes para que o interesse pela marca se dê como um todo. Por isso, oferecer produtos e serviços apenas pela venda não ganha esses públicos específicos, já que eles buscam um relacionamento mais elevado com as empresas.

O Social Selling pode ser muito eficaz para ajudar o seu negócio a crescer e fechar mais vendas. Confira a seguir algumas dicas para alinhar esse método a suas estratégias:

Alinhe a presença online dos vendedores com a sua marca

No Social Selling, a equipe de vendas representa a sua marca muito mais do que o conceito e a identidade que está por trás da construção do seu negócio. A humanização nas abordagens de vendas é algo muito valioso para clientes em potencial, então é importante que os seus vendedores sejam engajados de forma a nutrir o interesse de novos clientes, oferecendo boas propostas e soluções para seus problemas.

Plataformas como o Facebook não permitem que contas comerciais abordem diretamente os usuários. Então, para uma abordagem indireta usando o Social Selling, os vendedores precisam aparecer. Por isso, é fundamental alinhar a linguagem e os conteúdos dos perfis pessoais ao posicionamento da marca. Assim, os vendedores podem construir uma relação de confiança com os novos clientes e clientes em potencial. 

Resumindo: os consumidores precisam relacionar o vendedor com a marca, entendendo que ele faz parte do negócio e seu discurso está alinhado a identidade e aos valores da empresa.

A maneira mais eficiente de fazer isso acontecer é treinar os seus vendedores para que eles entendam a importância de sua presença online, garantindo que clientes fidelizados e novos clientes vejam que a sua marca se importa com o que eles pensam e quer deixá-los sempre satisfeitos.

Alinhe as equipes de marketing e vendas

No marketing, o “vendarketing” é o termo utilizado para a integração entre os times de marketing e vendas. No Social Selling, isso é extremamente importante, pois os vendedores precisam:

  1. Entender o posicionamento e a linguagem do marketing para estarem sempre alinhados a eles;
  2. Receber informações sobre leads e prospecção que passaram pelo funil de marketing para fazerem abordagens mais assertivas;
  3. Entenderem as dores e dúvidas desses leads para criarem conteúdos que atendam às suas necessidades;

Com essas estratégias alinhadas, as equipes trabalham em conjunto para trazerem uma eficiência maior ao processo de vendas, gerando mais resultados para a marca.

Crie conteúdos que solucionem problemas

O Marketing de Conteúdo é aliado do Social Selling quando o assunto é vender online, principalmente nas redes sociais. Como as pessoas que estão ali buscam conteúdos que possam resolver seus problemas, os vendedores podem criar conteúdos relevantes para esses públicos:

  1. 80% dos conteúdos precisam ser sobre o que você sabe, para construir autoridade e oferecer informações relevantes que ajudem os leads a resolverem problemas, economizando tempo ou agregando algum valor para eles;
  2. Apenas 20% dos conteúdos deve ser sobre o que você vende, para mostrar que você também entrega soluções que resolvem as necessidades das pessoas;

Você já conhecia a estratégia do Social Selling aplicada às vendas online? Como vimos, esse método pode te ajudar a alcançar mais pessoas e fidelizar clientes em potencial. Dessa forma, o público entende o papel dos vendedores para construir uma identidade de marca e uma relação de maior confiança com os valores da empresa.

Últimos posts publicados

View all projects

Redução de custos para controle financeiro

Um dos fatores que mais geram dúvidas entre os donos de lojas virtuais é como fazer…
Leia mais

E-commerce responsivo

Como você já deve ter percebido, o uso de smartphones e tablets aumentou rapidamente nos últimos…
Leia mais

Importância dos links externos para o Google

A importância dos links externos para o Google está diretamente relacionada à maior classificação no mecanismo…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts