fbpx

SEO para e-commerce: 4 razões para investir

O marketing digital é um segmento amplo e dinâmico, capaz de ter sua estratégia adaptada a qualquer tipo de empresa, seja ela on ou offline. São várias frentes disponíveis: mídias sociais, publicidade de busca, marketing de conteúdo e, claro, SEO. Todos nós sabemos que praticamente toda compra começa com uma busca no Google, e se você pretende que sua loja virtual tenha mais resultado daqui pra frente, é fundamental investir no posicionamento de seu site. Esse post da Frenet tem como objetivo mostrar a você por que você deve investir em SEO para e-commerce.

O que é SEO?
Antes de mais nada, vamos definir o que é esta metodologia. SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca, que nada mais é que o trabalho de marketing digital, que tem como objetivo deixar seu site melhor ranqueado nas páginas de busca do Google.

Existem várias boas práticas nesse trabalho, e o SEO se baseia principalmente em três pilares: relevância, tecnologia e conteúdo. O primeiro ponto se baseia no quanto o site é importante para o usuário, levando em consideração métricas como tempo na página e número de links que apontam para o site. O segundo ponto tem a ver com a parte técnica do site, a plataforma utilizada, a velocidade de carregamento e tudo o que influi na experiência do usuário. Por fim, o terceiro ponto é o conteúdo, que é a base de tudo o que tem a ver com o Google.

Por que investir em SEO para e-commerce?
Uma forma de ser encontrado pelos clientes
Como falamos no começo, toda compra começa com uma busca no Google e, nesse momento, é fundamental que sua loja virtual esteja bem posicionada. Isso pode ser feito através da compra de mídia paga – Google Adwords – ou SEO. A primeira opção é mais rápida, mas demanda maior investimento. Se você quer um trabalho sustentável e forte no longo prazo, o SEO é o melhor caminho.

Importância para a experiência do usuário
A experiência do usuário é uma das questões mais importantes para qualquer tipo de site, em especial para uma loja virtual. Se fizermos a analogia para uma loja física, é como a experiência que o cliente vive dentro da loja, com o espaço físico e os vendedores. Se ele conseguir encontrar tudo o que procura, sua experiência será satisfatória e as métricas mostrarão isso também para o Google.

Conteúdo para gerar vendas
O SEO se baseia também na geração de conteúdo, o que é parte de uma metodologia conhecida como Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing. Nem sempre um usuário que faz uma busca está pronto o suficiente para comprar. Nesses casos, se você estiver investindo em SEO, possivelmente seu site terá um blog, e por isso você poderá angariar esse usuário indeciso. Uma vez que você consiga conquistar a confiança e a credibilidade dele, quando quiser comprar, ele vai lembrar-se de você.

Investimento de longo prazo
Como falamos antes, o SEO é um investimento de longo prazo: ele pode não trazer retorno logo no início mas, se for bem feito, atingirá o resultado de ranqueamento depois de um tempo e se manterá por lá durante um período. É um ciclo que só tende a crescer.

Fonte: Frenet

Últimos posts publicados

View all projects

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Que 2020 foi um ano intenso e cheio de transformações nós já sabemos. Essas transformações vieram…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O ano de 2020 está quase no fim e, após tantas realizações, pensamos em compartilhar com…
Leia mais

Os 10 conteúdos que mais ajudaram nossos clientes em 2020

2020 foi, com certeza, um ano de muitos desafios. Isso não gera mais dúvidas. As mudanças…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts