fbpx

Saiba mais sobre Taxa de Rejeição e pare de perder clientes

Taxa de rejeição, ou bounce rate, é um tipo de dado da web que mede o comportamento dos visitantes no seu site ou página dentro dele. É uma das métricas mais importantes fornecidas pelo Google Analytics, pela qual é possível entender o quão bem seu site está performando.

Por definição, seu conceito é razoavelmente mais fácil de se compreender que outros dados de análise da web. O não quer dizer que os dados sejam mais superficiais ou menos importantes, no entanto, há diversos insights que a taxa de rejeição pode revelar.

A taxa de rejeição ilustra informação sobre o comportamento dos visitantes do seu site e, consequentemente, o quanto o site está engajando eles. E o que significa rejeitar um site? Rejeitar um site é, essencialmente, sair do site antes de interagir com o site de alguma forma, como por exemplo deixando um comentário, visitando outra página no site ou efetuando uma compra. Em outras palavras, é sair do site sem engajar com nada além do motivo inicial de entrada no site.

Se interpretarmos cada usuário como uma pessoa passeando e o seu site como um shopping, isso poderíamos entender o quão interessante o shopping é a partir das ações que o usuário faz ao passear.

O objetivo do site sempre é ser o mais instigante o possível, fazendo o visitante passear e se relacionar com informações interessantes a disposição. Quando o site é desinteressante, o visitante se cansa imediatamente e parte para outro roteiro, o que ser um sinal de má performance ou de defeitos dentro do site que outros dados de análise podem ajudar a compreender.

Como a taxa de rejeição é calculada?

A taxa de rejeição pode ser calculada com uma equação simples. O seu resultado é obtido a partir do número de visitantes que deixam o site após visitar a landing page (a página que trouxe eles ao website) e não interagiram de forma alguma com o site, dividido pelo número total de visitantes do site. Ou seja, em um site que tenha sido visitado num dia ao todo por 100 pessoas, se 25 dos visitantes saírem sem se engajar com nenhum conteúdo a taxa de rejeição do site será de 25%.

Vale ressaltar que a saída do visitante é constatada caso ele: clique no link de outro website, volte para a página anterior à landingpage, digite um novo site para entrar, fechando a aba ou deixando a aba aberta sem interação por mais de uma meia hora.

Taxa de rejeição e Taxa de saída

Muitas vezes confundidas, a taxa de rejeição e de saída, podem gerar um grande erro que pode levar à uma tomada de decisão errada. Afinal os dois conceitos medem coisas muito similares, que é o comportamento dos visitantes em relação à sua saída do site. Porém, a diferença é um tanto sutil e requer a compreensão de ambos os dados.

Como mencionado anteriormente, a taxa de rejeição mede a porcentagem de visitantes que deixam o site sem engajar nenhuma ação. Já a taxa de saída por sua vez, contêm a informação de páginas específicas do site, medindo a porcentagem de visitantes que saem do site depois de ver uma página específica, não importando quantas outras foram visitadas na sessão. 

Em outras palavras, toda rejeição é uma saída, mas nem toda saída é uma rejeição.

Contudo, altos índices de saída em algumas páginas podem significar uma coisa boa. Por exemplo, dentro de um e-commerce, deixar o site depois de completar uma compra é um sinal de satisfação sobre a transação.

Existe uma média ou taxa de rejeição ideal?

Definir uma taxa de rejeição média pode ser uma tarefa complexa. Principalmente porque o que pode ser considerado alto para um segmento, pode ser considerado baixo para outros. Cada caso pode ser extremamente específico sobre seu campo de atuação. Certamente, a taxa de rejeição pode informar um aspecto sobre a performance do site, mas ainda é de extrema importância usar outras métricas para a total compreensão do comportamento do visitante. 

O que é uma taxa de rejeição saudável?

Ao invés de tentar interpretar o dado como ideal, um termo melhor seria compreendê-lo como saudável para suas especificidades e objetivos. O que pode ser uma taxa de rejeição boa para um e-commerce, onde a navegação do usuário é encorajada para conversão de vendas, pode ser ruim para um site que apenas provêm informações, onde uma taxa de rejeição alta pode indicar que o usuário esteve satisfeito com sua consulta.

O recomendado portanto, é definir o que é uma taxa de rejeição alta a partir dos propósitos do site, da média do segmento e outras métricas. Só assim será possível interpretar apropriadamente o dado fornecido. Mas de toda forma podemos esboçar que a taxa de rejeição “aceitável” seja:

  • 20-40% para E-commerce.
  • 20-60% para sites institucionais e de conteúdo.
  • 70-98% para blogs.
  • 70-90% para landing pages.

Se você quiser conferir mais dicas sobre e-commerce, acompanhe nosso Instagram @projecttus. E caso tenha ainda mais dúvidas sobre a taxa de rejeição, conte com uma empresa que te dará todo suporte e consultoria, além de desenvolvê-lo nas melhores plataformas no mercado, entre em contato conosco e solicite um orçamento.


Últimos posts publicados

View all projects

Por que as suas vendas devem acontecer em mais de uma plataforma

Claro, ter uma loja virtual é muito importante para o seu e-commerce, mas as suas vendas…
Leia mais
potencialize seu e-commerce com mobile marketing

Potencialize seu e-commerce com Mobile Marketing

O meio como consumimos informações tem se transformado nos últimos anos. Cada vez mais estamos antenados…
Leia mais
O que você precisa saber antes de abrir seu e-commerce

O que você precisa saber antes de abrir seu e-commerce

Seja qual for motivo que você tiver para se aventurar no mundo do e-commerce, algumas coisas…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts