fbpx
retrospectiva-marketing-digital-2020-projecttus

Retrospectiva marketing digital 2019

Muita coisa aconteceu em 2019 no universo do marketing digital! Para você relembrar os melhores acontecimentos, preparamos uma retrospectiva de 2019.

2019 chegou ao fim! 

Esse ano foi marcado por diversos acontecimento na esfera da internet. Foram milhares de memes, polêmicas de privacidade, recordes digitais batidos e muita novidade que têm revolucionado nossa forma de interação com a tecnologia. Hoje o mundo não funciona sem o digital e cada pequena mudança ou novidade causa um impacto enorme em toda a sociedade! 

Para relembrar tudo que marcou esse ano na esfera do marketing digital, preparamos uma retrospectiva para você não deixar nada passar em branco. A ideia é analisar tudo que aconteceu e se preparar para o ano que está por vir!

Caso você tenha deixado passar alguma coisa, relembre os fatos mais importantes em nossa retrospectiva marketing digital 2019:

JANEIRO

– Amazon chegou ao Brasil de vez! O comércio eletrônico iniciou suas operações em nosso país, com um centro de distribuição próprio em São Paulo. 

– Um desafio marcou a internet logo no início do ano: o #10yearchallenge. Famosos e personalidades aderiram ao desafio de postar suas fotos de 10 anos atrás. O desafio também marcou a discussão sobre reconhecimento facial e privacidade.

FEVEREIRO

– O aplicativo chinês Tik Tok, conhecido na China como Douyin, atingiu 1 bilhão de downloads. A rede social que foi fundada em 2016, alcançou esse marco, ultrapassando o Facebook e Instagram.

Muita coisa aconteceu em 2019 no universo do marketing digital! Para você relembrar os melhores acontecimentos, preparamos uma retrospectiva do marketing digital 2019. Confira!

MARÇO

– A Bettina toma conta de nossas telas, anunciando o jargão que ficou tão conhecido “Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”. A propaganda veiculada iniciou um grande debate sobre os limites da publicidade.

– O Facebook anuncia a união das ferramentas de mensagem de suas redes WhatsApp, Messenger e Instagram.

ABRIL

– O Google+, que foi fundado para concorrer com o Facebook, anuncia seu fim. A rede social teve uma falha que expôs os dados de mais de 500 mil usuários e, com isso, além da falta de sucesso da mesma, o fim foi declarado.

MAIO

– Estreia da novela A Dona do Pedaço, que marcou a junção da internet com as mídias tradicionais. Tanto através das redes sociais como dos aplicativos de comida, a novela mostrou que as mídias tradicionais estão se adaptando e alcançando o público que está presente somente no digital. 

JUNHO

– Facebook anuncia que lançará uma criptomoeda em 2020, na qual vêm trabalhando através do projeto intitulado Libra.

JULHO

– Logo no terceiro dia do mês, todas as redes sociais do Facebook sofrem uma grande instabilidade. A parada dos serviços fez muita gente ficar perdida e revoltada, o que colocou um discussão nossa dependência das mídias.

– Instagram passa a ocultar o número de likes no feed, preocupando muita gente. Hoje, a plataforma é canal de vendas para muitas marcas e local de trabalho dos influenciadores. Sem os likes, a forma de entrega precisou ser reinventada.

AGOSTO

– Agosto teve o maior boom de buscas por podcasts no Brasil. Só neste ano, o consumo desse tipo de mídia aumentou 67% apenas aqui nas terras tupiniquins.

SETEMBRO

– Com o mês de Prevenção ao Suicídio, um outro debate muito relevante permeou a internet: o impacto das redes sociais na saúde mental. As plataformas que eram para servir de inspiração e entretenimento, se tornaram um lugar tóxico e desumanizado.

– Facebook iniciou uma campanha gigante com foco na divulgação do grupos dentro da plataforma. A rede que possui uma plataforma de anúncios online, divulgou sua campanha com peças no digital, na televisão e offline – colocando em voga a união dos dois mundos.

OUTUBRO

– Comemoramos 50 anos de internet! Sim, 50 anos! Apesar do boom da internet ter ocorrido apenas nos anos 90, a primeira conexão Arpanet aconteceu nos Estados Unidos em outubro de 1969, em uma pesquisa feita por Leonard Kleinrock e Charley Kline.

NOVEMBRO

– A Black Friday bateu todos os recordes antepassados! Marcado pelo recorde de compras realizadas após a meia noite e as grandes campanhas varejistas, a data se reafirmou e mexeu com as estruturas da internet – positivamente!

DEZEMBRO

– Os grandes fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin deixaram o comando principal do Google, cargo que ocupavam desde sua fundação em 1998.

Esses foram alguns dos acontecimentos desse ano, meio a tantos outros. 

O ano também foi marcado e revolucionado pela Inteligência Artificial, as novas formas de manipulação de dados, os comandos por voz e outros.

Meio a tantas coisas, hoje somos 149 milhões usuários na internet, sendo que desses, 140 milhões estão presentes nas mídias sociais no Brasil, passando 9h29 do seu tempo na internet – a máquina que nos move.

O que será que 2020 nos reserva?

Últimos posts publicados

View all projects
brunetto-odontologia-case-projecttus

Brunetto: está no ar o novo site

Mais um projeto concluído para compartilhar com vocês! O site da Brunetto - Odontologia e Ortodontia,…
Leia mais
Parceria entre Olist + Agência Curitiba, vai inserir artesãos no e-commerce

Parceria entre Olist + Agência Curitiba, vai inserir artesãos no e-commerce

O e-commerce tem revolucionado as vendas das marcas durante esse tempo de pandemia! As inovações dos…
Leia mais
parceiro-magalu-projecttus

Parceiro Magalu: saiba mais sobre a plataforma de vendas da Magazine Luiza

Meio a pandemia que estamos vivendo por causa do coronavírus, muitas marcas têm buscado formas para…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts