fbpx

Rastreamento de produtos no e-commerce

O mercado de e-commerce cresceu muito nos últimos anos, graças a comodidade e simplicidade na compra de produtos pela internet. Com o aumento das vendas, entregar os pedidos de forma rápida e segura tornou-se um desafio para os administradores de lojas virtuais. A escolha de uma boa transportado é fundamental, mas também é preciso saber como fazer o rastreamento de produtos no e-commerce para garantir a qualidade na entrega do produto.

5-coisas-voce-precisa-saber-antes-abrir-e-commerce-noticias

Qual a importância da automação das entregas?

Automatizar a logística de entrega dos produtos do e-commerce é muito importante para ter um bom relacionamento entre o consumidor e o lojista. Uma vez que todo o processo de entrega é automatizado, ou seja, o lojista e o consumidor podem acompanhar em tempo real se o produto está dentro do prazo.

As ferramentas de integração são encarregadas pela automação, fornecem uma série de dados, gráficos e informações importantes para o lojista, que podem facilitar o processo. Com a análise dos dados, o lojista poderá melhorar a logística de entrega de seus produtos, propondo mudanças nos prazos para melhor atender seus consumidores.

Fotolia_103748444_Subscription_Monthly_M-1021x580

Como é feito o rastreamento de produtos no e-commerce?

O rastreamento começa quando o pedido é concluído. Cada produto recebe uma etiqueta com um código de identificação e é separado para que a transportadora recolha. Através da integração de sistemas entre a loja e a transportadora é possível ter o monitoramento em tempo real sobre o status da entrega.

Existem pontos de controle onde é feita a leitura da etiqueta de identificação. Esse processo mostra os dados sobre a entrega e automaticamente avisa o consumidor. Esse tipo de comunicação diminui a ansiedade do consumidor, já que ficará informado sobre todo o processo da entrega.

Separamos as 3 principais ferramentas que são utilizadas no e-commerce para um rastreamento mais eficiente, confira:

  • Gateway de fretes: O processo de rastreamento dos produtos começa no momento em que o cliente efetiva a compra. O gateway de fretes fará a integração dos sistemas da loja virtual e das transportadoras. A loja virtual poderá se comunicar com os sistemas da transportadora, obtendo assim, informações em tempo real sobre a situação da entrega;
  • ERP: O ERP, Enterprise Resource Planning ou Planejamento de recursos da Empresa, é um software que faz a integração de todos os processos do e-commerce em um único sistema. É utilizado para auxiliar na integração das informações de transporte e fretes, por exemplo. Essa ferramenta facilita a análise de todos os dados e define quais são as estratégias que poderão melhorar a logística de entrega dos produtos;
  • TMS: TMS, Transportation Managment Systems ou Sistema de Gerenciamento de Transportes, é um software responsável pelo processo de distribuição. O sistema contém informações sobre o status da entrega, fornece índices e dados para controle da performance da entrega e os documentos necessários para o transporte. Todos os dados podem ser acessados em tempo real, auxiliando nas tomadas de decisões para otimização das operações e processos.

pexels-photo-4-1024x683

O que acontecerá se a automação do rastreamento não for feita corretamente?

O processo começa no momento da finalização da compra. Se algo estiver divergente, acarretará em algumas complicações. Informações discrepantes ou não tão claras diminuirão a confiança do consumidor em relação à loja. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é necessário informar os preços, prazos e eventuais taxas na hora da compra de qualquer produto. Se a entrega não for feita ou o rastreamento mostrar informações divergentes, o consumidor poderá exigir a devolução do dinheiro, além de pedir outro produto em troca. Evitar que esse processo aconteça reforçará o compromisso da loja com o consumidor e diminuirá prejuízos na imagem da empresa.

A utilização de boas ferramentas e garantir a qualidade no rastreamento de produtos no e-commerce traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Investir na qualidade da logística de entrega dos produtos não é mais um diferencial. Hoje em dia, se tornou obrigatório para qualquer e-commerce. Garanta que o produto seja entregue e que o consumidor fique ciente de todo o processo.

Fonte: frenet

Últimos posts publicados

View all projects

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Que 2020 foi um ano intenso e cheio de transformações nós já sabemos. Essas transformações vieram…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O ano de 2020 está quase no fim e, após tantas realizações, pensamos em compartilhar com…
Leia mais

Os 10 conteúdos que mais ajudaram nossos clientes em 2020

2020 foi, com certeza, um ano de muitos desafios. Isso não gera mais dúvidas. As mudanças…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts