fbpx
Qual a diferença entre plataformas de e-commerce B2B e B2C?

Qual a diferença entre plataformas de e-commerce B2B e B2C?

Para quem trabalha com vendas e negócios, é muito comum ouvir as siglas B2B e B2C – siglas referentes ao tipo da operação do negócio. Sabemos que há grande diferença entre os dois tipos, mas será que essa diferença reflete também na escolha da plataforma de e-commerce?

Vamos entender melhor isso…

Sabemos que para um negócio dar um certo, um dos fatores primordiais é que a empresa conheça seu público e promova uma experiência adequada para ele. Já falamos bastante sobre isso aqui no blog, mas apenas para exemplificar: você já foi em um supermercado atacadista? Toda sua estrutura, preços, disposição dos produtos, pagamento é feito de forma diferente de um supermercado de varejo comum. Isso porque os públicos são diferentes, logo, o comportamento de compra deles também será diferente.

Diferença entre negócios B2B e B2C

Para entendermos a fundo essa diferença, primeiro é preciso entender a diferença de negócios B2B e B2C. Com o exemplo do supermercado, você já pode notar dois grandes aspectos que diferenciam esses negócios: público-alvo e comportamento de consumo.

Os negócios B2B, remetem à ideia do significado da própria sigla: Business To Business, ou seja “de negócio para negócio”. E o ramo pode ser o mais diverso possível, desde comércio para comércio, fábrica para atacado, serviço para serviço. 

Já os negócios B2C significam “Business To Consumer”, ou seja, “de negócio para o consumidor”. Essas operações são aquelas que o produto é vendido diretamente para o consumidor final.

A diferença, na prática, é que cada mercado é único e possui necessidades e particularidades específicas. Por isso, ao pensar na plataforma específica para cada um, é necessário que cada uma seja igualmente específica para cada tipo de negócio.

Algumas plataformas como o Magento, da Adobe, possuem versões para os dois tipos de negócio. O que é ótimo porque você encontra uma plataforma de confiança e que está adaptada para as diferentes particularidades de cada tipo de negócio. 

Pontuamos algumas diferenças bem práticas dessas diferenças, para você entender melhor. 

Pontos de atenção em cada tipo de negócio

LAYOUT

O consumidor B2B geralmente realiza negócios bem mais racionais, que envolvem fazer vários orçamentos, negociar o preço, tomar a decisão com um grupo maior. Por isso, o layout tem que mostrar logo de cara informações mais técnicas do produto e também oferecer facilmente opções para orçamento e atendimento.

Já as plataformas de e-commerce B2C realizam operações de cunho mais imediato e apelativo. O cliente gosta, vai lá e compra. As compras são mais impulsivas e objetivas, por isso, o layout precisa ser assim também. Uma dica é investir em banners com promoções e ofertas limitadas, além de sempre ter o produto exposto. Além de sempre focar no preço e frete, que são os itens mais decisivos para conversões B2C.

COMUNICAÇÃO

O layout tem bastante a ver com a comunicação que você vai estabelecer com seu cliente. Isso não se propaga somente nas imagens e na parte visual, mas também na quantidade e no tipo de informações para seu cliente. 

Por exemplo, em operações B2C, o que mais importa para o consumidor final é o valor de frete, o preço, as vantagens, as oportunidades. Isso tem que estar bem explícito. Já as operações B2B não acontecem na hora e são profundamente avaliadas antes de acontecer a conversão. Nesse caso, a objetividade não vale, mas sim, a assertividade. 

Se você trabalha com produtos, inclua todas as informações técnicas e também alguns diferenciais disponíveis para operações entre pessoas jurídicas. Também fale de transparência, controle de operações, garantia – fatores que são importantes para esses tipo de negócio. E ao falar de serviço, ofereça sempre um atendimento eficaz que leve o usuário a entrar em contato diretamente com você, para que seu time de vendas possa conversar com ele melhor, assim tendo mais chances de conversão.

FORMA DE PAGAMENTO

A forma de pagamento é um ponto bem importante para o e-commerce. A diferença de cada uma para negócios B2B e B2C é bem grande, principalmente, porque esse é um dos grandes fatores que diferenciam esses tipo de negócio.

Plataformas de e-commerce B2C precisam focar em oferecer um check out simplificado, com boas opções de cartão de crédito, boleto e parcelamento. 

De diferente modo, o processo de pagamento em plataformas B2B é mais complexo, porque pode variar de nicho para nicho e envolve mais etapas. Por exemplo, algo muito comum é o pagamento faturado – no qual o cliente faz o pedido e a empresa emite os boletos para ele pagar depois. Mas isso envolve incluir uma etapa no processo de pagamento que vai colher mais informações do consumidor para validá-las e avaliar se ele é confiável. Quando a opção de pagamento for assim, também é interessante ofertar condições de pagamento melhores, com mais prazo e menos juros, além de opções diversas de pagamento, como vários boletos, cheques etc. 

IMPOSTOS

Ao pensar em formas de pagamento, é bom também lembrar do sistema de tributação. Para e-commerces B2B, isso é algo que não vai influenciar na plataforma, visto que os os impostos já estão todos embutidos no preço dos produtos. Mas negócios B2C precisam calcular alguns tributos como ICMS, ST e IPI, que é diferente para cada estado, tipo de empresa e classificação fiscal do produto. 

Visto essas particularidades, você precisa escolher uma plataforma apta a solucionar isso de forma prática e eficiente para você. Se a plataforma não fizer o cálculo corretamente, além dos erros da precificação, você também poderá ter problemas ao gerar a nota fiscal eletrônica.

Além disso, também existem outras particularidades que a plataforma escolhida precisa suportar, que vai depender do seu tipo de negócio. Por isso, fique atento a isso e o mais importante: escolha uma plataforma personalizável e que dê suporte aos diversos tipos de negócio, como a plataforma Magento, por exemplo – a melhor opção para seu negócio!

Siga nosso Instagram para ficar por dentro de todas as novidades e dicas sobre e-commerce e marketing digital!

Últimos posts publicados

View all projects
Transforme o seu negócio em um e-commerce em 6 passos

Transforme o seu negócio em um e-commerce em 6 passos

Os hábitos do consumidor mudam constantemente por inúmeros fatores. Na pandemia, esse movimento é acelerado, fazendo…
Leia mais
Descubra como o Marketing Mix Modeling pode transformar suas métricas e maximizar os resultados do seu e-commerce

Descubra como o Marketing Mix Modeling pode transformar suas métricas e maximizar os resultados do seu e-commerce

A pandemia do novo coronavírus transformou as relações de consumo e o comportamento do consumidor em…
Leia mais
Quatro dicas que vão dobrar a taxa de conversão do seu e-commerce

Quatro dicas que vão dobrar a taxa de conversão do seu e-commerce

Um estudo de caso realizado pela Zendesk mostrou, no seu último relatório de benchmark, que a…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts