fbpx
Prime Day: a estratégia que ensinou muito sobre vendas em 2020

Prime Day: a estratégia que ensinou muito sobre vendas em 2020

Em 2015, para comemorar os seus 20 anos de aniversário, desde que o site foi lançado pela primeira vez em 1995, a Amazon decidiu ativar uma campanha exclusiva para os assinantes do plano Prime: o Prime Day. Desde então, a campanha acontece uma vez ao ano e, em 2020, bateu o recorde de US$ 3,5 bilhões em vendas cerca de um mês antes da Black Friday. Esse valor é equivalente a quase R$ 20 bilhões e superou em 60% o valor alcançado na edição passada, de acordo com os dados divulgados pela empresa no dia 15 de outubro. A ação aconteceu em 19 países do mundo inteiro nos dias 13 e 14 de outubro deste ano.

Mas você deve estar se perguntando: qual a grande estratégia investida em tudo isso? E o que ela tem a nos ensinar? No post de hoje, falaremos sobre como o Prime Day conseguiu fidelizar tantos clientes e vender muito mais do que o esperado antes da data mais importante do ano para o e-commerce, a Black Friday.

Um pouco mais sobre o Prime Day

No Prime Day do ano passado, que ocorreu em 15 e 16 de julho, a Amazon vendeu mais de 175 milhões de itens. O gigante do e-commerce ressaltou que as vendas do Prime Day 2019 foram maiores que as da Black Friday e da Cyber Monday de 2018 combinadas. Em uma análise feita pela Criteo, percebeu-se que as empresas nos EUA que deram descontos durante o Prime Day viram, em média, 40% mais vendas do que em 2018.

Isto quer dizer que, para as marcas que aproveitaram o Prime Day para alcançar mais vendas, a estratégia de deixar o evento próximo a Black Friday foi ótima. É muito cedo para dizer que o Prime Day acabará com a importância da Black Friday para o e-commerce. Mas com certeza esse evento levará uma boa fatia das vendas potenciais de fim de ano.

Criar uma data especial para oferecer vantagens e preços especiais para os seus assinantes foi o que fez do Prime Day um case de sucesso para o comércio eletrônico e pode inspirar desde pequenos a grandes e-commerces a pensarem em adotar algumas dessas ideias para otimizar a logística de seus negócios.

O termo Amazon Prime Day também foi adotado como estratégia de diferenciação no mercado. Para não concorrer com a Black Friday e propor, ainda que apenas para os seus assinantes, um dia de descontos exclusivos, a Amazon saiu na frente de grandes empresas de varejo e teve ainda mais sucesso esse ano.

Tendências no comportamento do consumidor

Os hábitos de comportamento do consumidor mudam de acordo com a sazonalidade do mercado. Há aqueles que se programam para gastar com compras no fim de ano e aproveitam as promoções da Black Friday e Natal, mas esses mesmos consumidores podem ter aproveitado para fazer suas compras no Prime Day, pois as marcas ofereceram descontos imperdíveis e conseguiram fidelizar clientes que estavam se planejando para comprar apenas na Black Friday.

Com essa informação, entendemos que o comportamento do consumidor pode ser, inclusive, imprevisível em meio a concorrência. É fato que muitos clientes iam preferir gastar menos, mesmo que a data do Prime Day estivesse fora de seus planos. Esses clientes que deixaram de comprar apenas na Black Friday ou no Natal, passaram a antecipar as suas compras com muito mais descontos – como é o caso do Prime Day.

E quais são as vantagens de criar um dia especial para o seu e-commerce?

Ao refletir sobre o sucesso do Prime Day e a ideia de ter um dia especial para a marca, alguns benefícios podem alavancar a sua empresa a partir dessa ideia:

  1. aumento no faturamento em períodos mais frios de mercado;
  2. criação de um hábito de consumo atrelado diretamente à sua marca;
  3. estratégia de comunicação e divulgação para atrair novos leads;
  4. oportunidade para atrelar o dia a programas de fidelização;
  5. destacar a marca da concorrência, criando uma personalidade única e diferenciada.

Ou seja, essa data deve ser pensada não apenas como uma forma de vender mais, mas uma oportunidade a médio e longo prazo. Se o consumidor gosta de se preparar para aproveitar os momentos especiais, a sua marca pode ficar na mente dele o ano inteiro, atrelada a essa expectativa. E foi isso que o Prime Day mostrou ao mercado. Os grandes períodos de festas de fim de ano ainda irão atrair um grande público, mas é cada vez mais possível e interessante criar os próprios holofotes para a sua empresa – pensando, sempre, em estratégias que conversem diretamente com o seu público.

Últimos posts publicados

View all projects

Como definir palavra-chave para cada campanha

Palavras-chave são palavras ou termos pesquisados na busca de um produto ou serviço na Internet. Escolher…
Leia mais

Redução de custos para controle financeiro

Um dos fatores que mais geram dúvidas entre os donos de lojas virtuais é como fazer…
Leia mais

E-commerce responsivo

Como você já deve ter percebido, o uso de smartphones e tablets aumentou rapidamente nos últimos…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts