fbpx

Por que as suas vendas devem acontecer em mais de uma plataforma

Claro, ter uma loja virtual é muito importante para o seu e-commerce, mas as suas vendas pela internet não precisam acontecer em apenas uma plataforma. O conceito de marketplace tem ganhado cada vez mais atenção dentro do comércio online pois, através dele, é possível disponibilizar seus produtos em múltiplas plataformas, que não só o espaço da sua loja virtual. A partir disso, sua marca pode ter um alcance muito maior, o que consequentemente trará mais sucesso para as suas vendas e potencial de lucro.  

Além de plataformas próprias para e-commerce, como as disponibilizadas através do Magento e WordPress, as redes sociais têm ganhado cada vez mais espaço entre o público consumidor mais jovem, que já está habituado a ter um contato mais frequente com o ambiente digital. Negócios pelas redes sociais podem dar muito certo se aliados com um bom marketing – sendo este um dos principais pilares do planejamento do seu e-commerce. Essas plataformas, que têm ganhado espaço com nichos específicos, são alternativas baratas para o marketing de uma pequena empresa ou mesmo vendedores independentes que utilizam as redes.  

Mas o que é e como funciona um marketplace?

Se você tem interesse em começar um e-commerce e abrir uma loja virtual, provavelmente já ouviu falar em marketplace. Este tipo de negócio diferencia-se da loja virtual, pois reúne produtos de diversos vendedores em um único espaço. Muito conhecidos pelos sites Mercado Livre, OLX, Walmart, Magazine Luiza e Americanas, os marketplaces têm a função de mediar o contato entre consumidores e vendedores, disponibilizando, em uma única plataforma, milhares de produtos que podem ser adquiridos com apenas um clique. Para entendermos melhor, poderíamos até comparar um marketplace com a estrutura de um shopping, no qual a facilidade de entrar e sair de uma loja pode ser a mesma no ambiente online, passando por diversas marcas e produtos e, podendo, com a mesma facilidade, sair dos sites ou fechar as abas. 

A vantagem em disponibilizar os seus produtos em plataformas como marketplaces é que seu negócio não fica limitado à apenas a sua loja virtual, mas em vários outros sites ou redes sociais – cada uma com sua proposta e marketing específicos para a melhor adequação da sua marca. Além disso, existe um motivo ainda maior para vender em várias plataformas: quanto mais canais de venda, maior a abrangência do seu público.

Outra vantagem é a das taxas menores, pois diferentes plataformas possuem diferentes taxas: a dica é estar presente em plataformas que, mesmo que você não venda tanto, possuam taxas menores – o que possibilitará uma otimização do seu lucro. Já que algumas plataformas têm restrições sobre alguns produtos, estar presente em mais de uma plataforma também proporciona uma chance maior de vender estes outros itens em espaços diferentes. 

E quanto as redes sociais? Devo vender lá também?

Com a pandemia, muitas vendas ainda estão acontecendo por contato virtual direto dos consumidores com as lojas, sendo o Whatsapp um dos principais canais – este, representa 40,7% de todas as vendas do e-commerce. O Instagram também tem ganhado espaço de vendas a partir de vendedores e marcas menores, que se disponibilizam para o contato com o cliente através da rede social. 

Se você ainda pensava que poderia não ser a hora ideal para abrir um negócio virtual, dados mostram que o comércio online só cresceu em meio a pandemia e o isolamento social, visto que as pessoas se encontram impossibilitadas de irem até as lojas e, com isso, elas passaram a utilizar, quase que estritamente, a internet para realizarem suas compras. Este talvez seja o melhor momento para quem deseja começar uma loja virtual, pois as inúmeras vantagens não só possibilitam as vendas, mas uma maior visibilidade para a sua marca.

Últimos posts publicados

View all projects
Transforme o seu negócio em um e-commerce em 6 passos

Transforme o seu negócio em um e-commerce em 6 passos

Os hábitos do consumidor mudam constantemente por inúmeros fatores. Na pandemia, esse movimento é acelerado, fazendo…
Leia mais
Descubra como o Marketing Mix Modeling pode transformar suas métricas e maximizar os resultados do seu e-commerce

Descubra como o Marketing Mix Modeling pode transformar suas métricas e maximizar os resultados do seu e-commerce

A pandemia do novo coronavírus transformou as relações de consumo e o comportamento do consumidor em…
Leia mais
Quatro dicas que vão dobrar a taxa de conversão do seu e-commerce

Quatro dicas que vão dobrar a taxa de conversão do seu e-commerce

Um estudo de caso realizado pela Zendesk mostrou, no seu último relatório de benchmark, que a…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts