fbpx
O que você precisa saber antes de abrir seu e-commerce

O que você precisa saber antes de abrir seu e-commerce

Seja qual for motivo que você tiver para se aventurar no mundo do e-commerce, algumas coisas devem ser levadas em consideração.

Vai haver competição e MUITA

Não tem como escapar dessa competição. Lojas online tiveram uma onda na última década e estão tendo outra agitação com as novas necessidades criadas pelo COVID-19, estima-se que no Brasil o e-commerce foi responsável pelo faturamento de 75,1 bilhões de reais (E-commerce Brasil, 2020). Parece muito não é mesmo? Mas esse número é até pequeno se comparado à estimativa de compra de 20 bilhões consumidores online do globo.

Esses números não podem te assustar, mas eles servem justamente para lembrar que independente do seu nicho, a internet vai, uma hora ou outra, te oferecer alguns concorrentes. Por isso…

Destaque-se da concorrência

Se a competição não vai dar folga, você precisa oferecer algo que seus adversários não têm e que seus consumidores só vão encontrar com você. Mesmo com o maior dos esforços, você não vai ver seus produtos escoando do seu estoque se eles não oferecerem algo de novo. 

Lembre-se, diferentemente do mundo real, em que uma loja física compete no máximo com uma loja em outro bairro, na internet existe um mercado saturado e pronto para atender diversas demandas com entregas desde locais até internacionais. Diferencie-se da concorrência. Há diversas formas para isso, como inovando um produto, acrescendo valor à ele ou até mesmo oferecendo benefícios extras.

Marketing é alma do e-commerce

Tudo bem, você achou uma forma para se destacar da concorrência… e agora? Agora é crucial planejar como fazer o consumidor ver seu produto ou e-commerce. Ou melhor, como atingir seu público-alvo, que é mais propenso a compra, com seu produto. 

O recomendado para isto, é entender as noções básicas de marketing e estudar as diversas estratégias digitais de marketing. No entanto, para quem está iniciando vale salientar que um dos elementos que mais importa no meio virtual é a noção e a definição de um público-alvo. 

Por quê? Porque conhecendo seu público, você pode determinar de que forma precisa entregar uma mensagem sobre seu produto de forma que atinja seu potencial cliente e essa mensagem se converta em uma compra.

Escolha a plataforma ideal

Quando você souber qual seu público-alvo, você vai definir como vai conversar com ele. Grande parte dessa conversa vai acontecer dentro da sua loja virtual. Portanto, pensando em como atrair seu consumidor e como melhorar a experiência dele dentro do seu e-commerce, é de extrema importância escolher qual plataforma irá comportar sua loja. 

Questões como: “WordPress ou Magento?” irão surgir. Assim sendo, você precisa entender as necessidades da sua marca, do seu produto e do seu público para decidir qual plataforma melhor acomoda suas exigências.

O que conteúdo é de extrema importância

Se você sabe sua estratégia para alcançar o público-alvo e já definiu sua estrutura para isso, agora é hora de preencher tudo isso. Imagine que sua loja virtual é um copo vazio, você precisa enchê-lo de conteúdo para saciar a sede do consumidor. 

Ou seja, escrita e visual são conteúdos que terão um enorme impacto no consumidor. Isto porque, os textos não só carregam suas mensagens para o consumidor, como também agregam valor ao produto. 

Por exemplo, você compraria um produto caro que tivesse erros de português na sua descrição? Não, certo? Isso porque o texto fez o produto perder a credibilidade, mas o inverso também é possível. É possível vender um produto mais caro, por transmitir mais valores, como a credibilidade, ao seu produto. Além do mais, a escrita ainda pode fazer parte da sua estratégia de marketing por meio de blogs.

Mas o conteúdo não para aí. Toda a parte visual também dá forma à mensagem sobre seu produto. Afinal, se você não gastaria muito dinheiro em um produto que tem erros de português em sua descrição, você gastaria dinheiro online em um produto que você mal consegue visualizar por causa de uma imagem de baixa resolução? Provavelmente, você já até deixou de fazer uma compra em um site que as imagens não passam confiança.

Recursos visuais também agregam valores ao seu e-commerce, da mesma forma que a escrita. Só que de uma forma diferente. Inclusive, eles são capazes de tornar a jornada de compra online em uma experiência mais agradável.

Estude, Estude, Estude.

Quando falamos de negócios e dinheiro é de extrema importância se manter sempre atualizado e estudando o mercado e suas estratégias. 

Neste sentido, se manter antenado sempre vai te oferecer um leque de possibilidades de como abordar seu público-alvo e uma capacidade de antecipar tendências. Não somente isso, mas também vai possibilitar que você saiba como não cometer erros, assim evitando um desperdício de investimento.

Por isso, além de blogs, cursos e eventos, gaste um pouco do seu tempo observando sua concorrência para saber onde acertar e onde não errar, como também, pelo mesmo motivo, faça network com pessoas que também trabalham com e-commerce, mesmo que em outro segmento, essas pessoas podem ser uma fonte chave para troca de informações.

Tenha também em mente que apesar de todas essas dicas, e todas outras que o blog da Projecttus pode te dar, sucesso dificilmente acontece sem nenhum esforço. Se precisar de ajuda nessa nova empreitada, solicite um orçamento para a Projecttus. E não deixe de seguir nosso Instagram para ficar por dentro de todas as novidades e dicas sobre e-commerce e marketing digital!

Últimos posts publicados

View all projects

Por que as suas vendas devem acontecer em mais de uma plataforma

Claro, ter uma loja virtual é muito importante para o seu e-commerce, mas as suas vendas…
Leia mais
potencialize seu e-commerce com mobile marketing

Potencialize seu e-commerce com Mobile Marketing

O meio como consumimos informações tem se transformado nos últimos anos. Cada vez mais estamos antenados…
Leia mais
Qual a diferença entre Magento e WordPress para e-commerce

Qual a diferença entre Magento e WordPress para e-commerce

“Magento ou Wordpress?” ainda é uma das dúvidas mais comuns entre os clientes que vão embarcar…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts