fbpx

O que é o UX Design e por que você precisa dele?

O UX Design, do inglês “User Experience”, é o Design pensado na experiência do usuário e como ela interfere no processo de compra do consumidor. Quando falamos em UX Design, pensamos mais em um termo técnico do que o que este realmente significa para o marketing: toda a relação que o consumidor tem com um produto ou serviço, desde sites e aplicativos, à produtos. O UX Design traduz a forma como o consumidor se relaciona com o produto – desde o momento em que o usuário se interessou por ele, pesquisou, comentou com alguém, comprou, recebeu, abriu a embalagem e visualizou o produto. Tudo isso faz parte do UX Design.

Se o usuário se frustra ao tentar navegar por um site muito complicado, não entende os formulários a serem preenchidos para realizar o pagamento, – este que muitas vezes demora a ser processado ou a confirmação nunca chega na caixa de e-mail do cliente – tudo isso pode afetar o processo de compra do consumidor e fazer com que ele desista facilmente de adquirir determinado produto, buscando em outros sites para fazer a compra em outra loja.

O UX Design se preocupa com cada etapa do processo em que o usuário interage com o produto ou serviço. É a combinação de empatia nas interações humanas, usabilidade, tecnologia e um toque a mais durante o desenvolvimento de qualquer mercadoria. Essa área, no entanto, não é nova – mas se mostra cada vez mais importante. O aparecimento de novas tecnologias e soluções para o cotidiano das pessoas pede, cada vez mais, um departamento distinto e específico para entender e traduzir melhor as relações do consumidor para com os produtos oferecidos ou a própria empresa que presta esse serviço. 

Esse departamento destinado a trabalhar especificamente com UX Design, além de se preocupar com toda a experiência que o usuário tem e transmite a partir da sua marca, potencializa todo o investimento que você tem com a comunicação e garante um melhor desenvolvimento dos projetos. Quando o usuário tem um bom relacionamento com uma marca baseado em experiências positivas, isso aumenta exponencialmente o valor percebido pelos clientes para com os produtos e serviços oferecidos, alcançando muitos consumidores fiéis ao longo do tempo.

Para causar uma boa percepção de marca, há um processo que deve ser seguido. Neste, são coletadas informações importantes sobre o consumidor e como ele reage as propostas dos produtos e serviços, bem como aspectos que podem ser melhorados. Isso também faz com que os investimentos sejam pensados em melhorar a experiência do usuário e conquistar o público pretendido. Para isso, é necessário realizar pesquisas: de perfil, comportamento e interações do consumidor com os produtos e os caminhos que ele percorre até finalizar a compra. A coordenação, projeção e o desenvolvimento dos processos para facilitar a experiência e tornar o processo de compra satisfatório para o cliente também fazem parte das questões a serem pensadas pelo UX Designer.

Se esses motivos ainda não são suficientes para você investir ou melhorar o seu UX Design, a gente traz mais alguns para você:

1. O primeiro e mais importante: promoção da marca

Quanto mais acessível e útil for o produto ou serviço oferecido por uma empresa, maiores são as chances do cliente compartilhar sua experiência com outras pessoas, atraindo mais públicos interessados a conhecerem seus produtos e entenderem a importância da marca, bem como aumentando o reconhecimento de elas entenderem porquê estão consumindo os seus produtos ou serviços. Pensando na experiência do usuário, você pode aumentar os acessos da sua plataforma e o tempo médio gasto nela – o que consequentemente aumentará suas vendas.

2. Redução de custos

Já parou para pensar no quanto você pode reduzir custos ao passo que melhora a experiência e a relação do cliente com a sua plataforma? O UX Design pode prevenir eventuais queixas, sugestões de melhorias e menos serviços do suporte técnico, poupando muitas dores de cabeça desnecessárias apenas com o investimento em profissionais que saibam trabalhar com a experiência do usuário.

3. Valorização da empresa

Novas tecnologias pedem novos profissionais, esses profissionais devem estar preparados para o mercado competitivo do marketing e entender como a sua empresa pode oferecer o melhor produto ou solução em comparação a outras. Estratégias de Inbound Marketing são fundamentais nesse processo de interação dos consumidores com as empresas e o UX Design, que valoriza a imagem da marca, é um dos principais fatores que colabora para o sucesso dos seus projetos.

Últimos posts publicados

View all projects

Como definir palavra-chave para cada campanha

Palavras-chave são palavras ou termos pesquisados na busca de um produto ou serviço na Internet. Escolher…
Leia mais

Redução de custos para controle financeiro

Um dos fatores que mais geram dúvidas entre os donos de lojas virtuais é como fazer…
Leia mais

E-commerce responsivo

Como você já deve ter percebido, o uso de smartphones e tablets aumentou rapidamente nos últimos…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts