fbpx
O que é hospedagem e para que serve

O que é hospedagem e para que serve

Quem está começando um blog, site ou uma loja virtual, normalmente se faz essa pergunta: O que é hospedagem e para que ela serve?

Hospedagem nada mais é do que um serviço online que permite a publicação de um site na internet. Ao adquirir uma hospedagem, você está “alugando” um espaço dentro de um servidor.

Nesse espaço ficam armazenados todos os arquivos necessários para o bom funcionamento do site, como imagens e vídeos, por exemplo.

Tipos mais comuns de hospedagem

São três os tipos mais comuns de hospedagem, variando desde os valores até os recursos apresentados. Conhecer cada um deles e para qual segmento é indicado, é importante na hora de tomar a decisão correta de qual irá contratar. A seguir listamos os principais:

  • VPS: é um dos serviços mais populares para hospedagem de sites e oferece recursos dedicados (privados) dentro de um servidor com vários usuários. É possível instalar novos Softwares e fazer várias adaptações, sendo assim, é mais fácil acessar os arquivos e otimizar o acesso. A hospedagem VPS é ideal para sites que possuem um tráfego de nível médio (loja virtual, portal de notícias…), mas seu custo é um pouco mais alto do que a hospedagem compartilhada.
  • DEDICADA: esse servidor dispõem de maior flexibilidade, desempenho e segurança ao site, em contrapartida, as despesas são maiores. Ele funciona como um computador físico para cada usuário, onde o cliente pode otimizá-lo de acordo com suas necessidades. É muito utilizado por e-commerce e sites com tráfego variável.
  • COMPARTILHADA: na hospedagem compartilhada, vários sites são hospedados em um único servidor e compartilham seus recursos. Seus recursos são limitados em relação às outras modalidades, também há uma instabilidade maior, porém seu custo é mais baixo. É indicada para sites básicos ou blog pessoal, já que o tráfego é inferior.

Na hora de escolher a hospedagem, é importante ter o projeto muito bem definido. Seja um blog pessoal, e-commerce ou portal de notícias, cada um deve utilizar um servidor adequado que atenda suas necessidades.

Dicas para contratar a hospedagem do seu site:

  • Após definir o seu projeto, verifique quais recursos a empresa de hospedagem oferece, como armazenamento, contas de e-mail, domínio, transferência de dados, suporte ao cliente, entre outros;
  • Faça uma pesquisa de preços;
  • Verifique a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui;
  • Certifique-se que a empresa dará suporte 24horas através de vários canais, como e-mail, chat e telefone;
  • Verifique as vantagens que a empresa oferece, como domínio grátis, por exemplo.

Alguns benefícios como instalador automático de aplicações e serviço de migração gratuita podem ser relevantes na hora de escolher a melhor hospedagem, por isso, é importante realizar uma pesquisa de mercado antes de fechar contrato.

Quer saber mais sobre o assunto e como podemos desenvolver o seu negócio? Clique no link e conheça nossas soluções em Marketing Digital.

Últimos posts publicados

View all projects

Como definir palavra-chave para cada campanha

Palavras-chave são palavras ou termos pesquisados na busca de um produto ou serviço na Internet. Escolher…
Leia mais

Redução de custos para controle financeiro

Um dos fatores que mais geram dúvidas entre os donos de lojas virtuais é como fazer…
Leia mais

E-commerce responsivo

Como você já deve ter percebido, o uso de smartphones e tablets aumentou rapidamente nos últimos…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts