fbpx

Marketing de conteúdo: o que é e como pode aumentar minhas vendas?

Por: Frenet

Novas tendências do marketing digital se revelam a cada dia, mas algumas se destacam por seus altos índices de efetividade. Esse é o caso do marketing de conteúdo, estratégia que vem apresentando resultados cada vez melhores e que, atualmente, já é responsável por mais de 90% dos cliques na internet.

Sua empresa ainda está ignorando o marketing de conteúdo? Então, está mais do que na hora de corrigir esse cenário! Buscando engajar seu público-alvo através da produção de conteúdo relevante, a estratégia fará a diferença em seus resultados. Quer conhecer melhor o que é e como aplicar o marketing de conteúdo? Continue a leitura!

Resolução e relevância: a importância do marketing de conteúdo
A esfera digital é um ambiente concorrido, onde os usuários são bombardeados por uma infinidade de anúncios, banners, vídeos, imagens e outros tipos de publicidade. Nesse contexto, o marketing de conteúdo foi desenvolvido para alcançar essas pessoas, saturadas diante de tanta informação, de forma mais complexa e profunda.

O marketing de conteúdo, portanto, tem o objetivo de auxiliar seu (futuro) cliente, fornecendo informações relevantes que o ajudarão a resolver seus problemas. Assim, através de materiais envolventes, você conseguirá atraí-los, engajá-los e, por fim, fechar um negócio.

Sem divulgar diretamente seus produtos e serviços, você envolverá os potenciais clientes nos valores e na missão da sua empresa. Outro benefício é que o marketing de conteúdo funciona como um filtro do público, deixando apenas aqueles que realmente se interessam pelo que você tem a oferecer serem fisgados.

Comunicação e envolvimento: os canais do marketing de conteúdo
Agora que você já sabe quais são os benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para a sua empresa, é hora de colocar a estratégia em prática! Para te ajudar nisso, a seguir, apresentamos alguns dos principais canais para você explorar:

Blog post
O blog post é o formato mais comum de marketing de conteúdo. Aqui, através de artigos, você chamará a atenção de seu potencial consumidor através de soluções para seus problemas, resoluções de dúvidas, apresentação de alternativas, etc. A linguagem deve seguir o padrão de estilo da sua empresa, mas prezar pelo dinamismo característico da internet.

Através de técnicas de Search Engine Optimization (SEO), você poderá escolher as palavras-chaves certas para conquistar um lugar de destaque para seu site no Google e em outros buscadores. A maioria dos blog posts é feita no tradicional formato de texto, mas muitos blogs mesclam-nos com imagens e vídeos.

Newsletter
Se você possui uma lista de contatos ou de seguidores do seu blog, pode enviar seus conteúdos diretamente para a caixa de entrada deles. Através da estratégia de e-mail marketing, a newsletter costuma gerar bons índices de conversão, pois o e-mail é uma ferramenta muitíssimo utilizada hoje, tanto no ambiente pessoal quanto no profissional.

Ao contrário do que acontece na mídia paga, em que o consumidor é bombardeado com muitas informações que não tem relevância alguma para ele, a newsletter exige que a pessoa solicite receber essas informações. Portanto, lembre-se que, antes de fazer uma oferta direta, é preciso encantar o consumidor.

Páginas nas redes sociais
Não há dúvidas de que o ponto de encontro dos consumidores é nas redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram, Slideshare, Soundcloud, Tumblr, Pinterest, Google+, LinkedIn, Snapchat… Todas essas plataformas podem ser grandes aliadas para obter sucesso nos negócios, pois a produção de conteúdo para redes sociais tem um alto poder de compartilhamento e relacionamento com o usuário.

Cada nicho de mercado e o perfil de cada empresa guiará o tipo de conteúdo mais adequado para cada público-alvo. Além dos formatos citados aqui, ebooks, infográficos, apresentações de slides, webinars, whitepapers, cases de sucesso, guias, hangouts, podcasts e tantos outros irão conquistar e engajar seus clientes atuais e futuros.

Últimos posts publicados

View all projects

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Que 2020 foi um ano intenso e cheio de transformações nós já sabemos. Essas transformações vieram…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O ano de 2020 está quase no fim e, após tantas realizações, pensamos em compartilhar com…
Leia mais

Os 10 conteúdos que mais ajudaram nossos clientes em 2020

2020 foi, com certeza, um ano de muitos desafios. Isso não gera mais dúvidas. As mudanças…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts