fbpx

JIT – just in time

Já parou para pensar como seria se você pudesse implementar no seu e-commerce um processo que reduz o custo, otimiza a produção e a logística, e, além disso, diminui o desperdício da produção sem alterar a qualidade do produto. O Just in Time, não muito conhecido ainda no mercado, é um processo que promete fazer todos esses itens citados anteriormente. Confira a seguir todos os detalhes e saiba como aplicar no seu negócio.

Como surgiu o processo de Just in Time?

shutterstock_271332740

O Just in Time surgiu no Japão na década de 70, graças a fábrica da Toyota Motor Company que buscava um sistema de administração que pudesse coordenar, precisamente, a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo tempo de atraso e  sem deixar a qualidade do produto de lado.

O sistema consiste em puxar a produção a partir da demanda, produzindo em cada estágio somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário. Possibilitando, portanto, a diminuição de custos, a eficácia e a otimização do tempo de produção e entrega — por isso o nome Just in Time, que significa “bem na hora”.

O JIT é muito mais que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, hoje em dia é considerada como uma ferramenta que inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, organização do trabalho e gestão de recursos humanos, entre outros. Algumas expressões que são geralmente utilizadas para traduzir aspectos da filosofia Just in time:

  • Produção sem estoque;
  • Eliminação de desperdício;
  • Manufatura de fluxo contínuo;
  • Esforço contínuo na resolução  de problemas.

O administrador deve controlar que o abastecimento do estoque ocorra no momento certo e na quantidade necessária, espelhando sempre na demanda e assegurando a qualidade. É muito importante que sempre sejam buscadas formas de melhorias contínuas do seu processo produtivo e de logística. Também é necessário destacar o principal benefício dessa filosofia, o aumento da qualidade do produto, já que em vez de focar na quantidade, a empresa foca na qualidade do produto, o que facilita a fidelização dos seus clientes.

Vantagens

Esta ferramenta possui várias vantagens, é importante conhecer cada uma delas para obter resultados positivos no seu negócio. Ele impacta todos os envolvidos na cadeia de produção, venda e compra de um produto. Confira os principais benefícios:

  • Maior qualidade do produto;
  • Redução do estoque, o que possibilita a diminuição do espaço físico.
  • Otimização dos processos de produção e logística;
  • Redução de custos.

Como implementar o Just in Time?

Por ser uma técnica simples, a sua implementação também não demanda nenhum investimento alto ou complexo. É necessário reveja a cultura da empresa, tenha uma equipe engajada disposta a aprender e interessada. É fundamental garantir a qualidade do produto, a eficiência e agilidade na entrega. Lembre-se que deve trabalhar com os números reais de demanda em vez de dados especulados na projeção de vendas.

Fontes: frenet portallogistico

Últimos posts publicados

View all projects

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Que 2020 foi um ano intenso e cheio de transformações nós já sabemos. Essas transformações vieram…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O ano de 2020 está quase no fim e, após tantas realizações, pensamos em compartilhar com…
Leia mais

Os 10 conteúdos que mais ajudaram nossos clientes em 2020

2020 foi, com certeza, um ano de muitos desafios. Isso não gera mais dúvidas. As mudanças…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts