fbpx
Inteligência Artificial no seu E-commerce: como usá-la para aumentar a taxa de conversão

Inteligência Artificial no seu E-commerce: como usá-la para aumentar a taxa de conversão

A Inteligência Artificial é uma grande oportunidade para muitos negócios – desde micro a grandes empresas. Os e-commerces têm usado essa solução e se adaptado, com o tempo, às tecnologias que possibilitam uma compra confiável e assertiva. Diversas áreas podem se beneficiar da Inteligência Artificial: jurídica, moda, saúde, segurança, esportes, educação, entre outros. Com isso, o comércio eletrônico aplica a Inteligência Artificial para aumentar o número de vendas e tornar a experiência de compra dos clientes muito mais dinâmica.

Mas o que é a Inteligência Artificial?

A inteligência artificial (AI) é um software, também chamado de robô ou conjunto de algoritmos, que tem a capacidade de auto aprendizagem. Esse robô passa por um processo, que, conforme o número de dados e informações que ele recebe, vai processando, criando padrões e evoluindo automaticamente através dessa coleta de informações. 

Netflix, por exemplo, organiza a página inicial do usuário baseada na recomendação do que ele já assistiu e gostou. O Facebook analisa o tipo de conteúdo que uma pessoa costuma consumir e a Amazon utiliza 30% da capacidade desta tecnologia para fazer as vendas.

A Inteligência Artificial no E-commerce

No Brasil, a taxa de conversão de vendas pelo e-commerce ainda é bem baixa (1,65%), para cada 1.000 pessoas que visitam um site, somente 16 pedidos são efetuados. A Inteligência Artificial está sendo uma grande aliada para aumentar esses números, fazendo com que as vendas na internet sejam mais intuitivas e prazerosas por meio da melhora significativa da experiência de compra, resultando no crescimento da taxa de conversão e vendas.

A Inteligência Artificial possibilita que cada loja tenha um nível de personalização que atenda o cliente de forma única e, na prática, a solução se apresenta através de vitrines dentro da loja e o varejista pode escolher onde deseja que as vitrines apareçam (página principal, home, página de produto, busca sem resultado, carrinho de compras, etc.).

A tecnologia entende o padrão e perfil de consumo, analisa todas as vendas, personalização de páginas e clique nos produtos, em geral todas as buscas feitas na loja. A partir disso, forma um catálogo de produtos mapeado dentro do e-commerce.

Com base nesse conjunto de informações adquiridas, o robô processa e aprende a vender cada vez mais dentro do e-commerce. As vitrines se adequam ao comportamento do consumidor dentro da loja, buscando levar o melhor produto para aquele perfil de cliente que já foi reconhecido pela plataforma anteriormente.

A Inteligência Artificial no e-commerce trabalha para simular um vendedor virtual, sem ter a necessidade de alguém perguntando o que o cliente busca. Cada visita é uma nova experiência baseada no comportamento de cliques e visualizações que foram feitos.

Com isso, o processo de compra do cliente fica ainda mais assertivo e completo, trazendo uma taxa de conversão maior para o seu e-commerce e fidelizando mais clientes, pois há uma facilidade maior de eles encontrarem o que estão buscando. Investir na Inteligência Artificial é um caminho para conseguir aumentar sua taxa de conversão e aumentar suas vendas, que tal considerar esta solução para o seu negócio?

Fonte: Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint.

Últimos posts publicados

View all projects

Como definir palavra-chave para cada campanha

Palavras-chave são palavras ou termos pesquisados na busca de um produto ou serviço na Internet. Escolher…
Leia mais

Redução de custos para controle financeiro

Um dos fatores que mais geram dúvidas entre os donos de lojas virtuais é como fazer…
Leia mais

E-commerce responsivo

Como você já deve ter percebido, o uso de smartphones e tablets aumentou rapidamente nos últimos…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts