fbpx
Influenciadores: como a geração de hoje tem transformado o mercado e a cultura de consumo

Influenciadores: como a geração de hoje tem transformado o mercado e a cultura de consumo

Estamos vivendo o século da comunicação e da tecnologia. A geração dos millenials, bem como a geração Z, chama a atenção para as mudanças que vem acontecendo ao passo que muitas vezes nem percebemos a transformação no mercado e na forma como consumimos. É, sabemos que estamos caminhando para um futuro cada vez mais ligado a tecnologia, mas será que entendemos o peso dos chamados “digital influencers” para o comércio eletrônico?

Você passa o feed do seu Instagram e em minutos sai do aplicativo para algum link que um de seus influenciadores preferidos postou nos stories. Você compra. Tudo isso em minutos e você nem percebeu que o que te fez comprar foi uma ideia propagada por um jovem de seus vinte e poucos anos que estava falando como o produto que você acabou de comprar mudou a vida dele.

É claro que você vai preferir escutar esse comunicador que você gosta a alguma outra celebridade qualquer com milhões de seguidores. Isso porque 92% dos consumidores confiam mais em influenciadores do que em celebridades tradicionais, pois existe um fator de proximidade e identificação que não se tem com uma pessoa distante e famosa. Se você ainda não investe nesse canal, você está perdendo vendas.

Quem são os digital influencers?

Os influenciadores de conteúdo são personalidades da internet que ganham o público com suas ideias, pensamentos e comportamentos de consumo. Em redes como o Youtube, o Instagram ou até mesmo blogs, eles podem ajudar a garantir o sucesso da sua campanha. A ação consiste em uma propaganda que o influencer vai fazer em parceria com a sua marca e, assim, influenciar as opiniões do seu público.

Ao procurar uma personalidade para divulgar sua marca, é importante considerar os tipos de engajamentos que ela pode trazer ao seu comércio.

  • Grandes influenciadores: celebridades ou pessoas com milhares de seguidores nas redes sociais são ideais para levar sua campanha a um grande número de pessoas. Eles impactam milhares de pessoas nas mídias sociais com uma única ação. Embora o investimento seja gigantesco para esse tipo de influenciador, a campanha pode ter bons resultados dependendo do tipo de engajamento que você procura.
  • Influenciadores de nicho: têm, geralmente, menos de 100 mil seguidores. Embora alcancem um público menor do que os famosos, eles têm uma taxa de engajamento mais alta pelo fato de se conectarem melhor com o seu público. Eles conseguem manter um bom relacionamento com seus seguidores e os seguidores sentem proximidade com o seu comunicador. Este tipo de engajamento é ideal se você não pode investir muito em uma campanha com influenciadores.

A importância dos influenciadores para o seu e-commerce

Sua empresa pode até produzir seu próprio conteúdo e construir campanhas para seu público, mas quando os influencers produzem conteúdo para quem eles estão acostumados e já tem um certo tipo de conexão, eles geram um valor muito maior para sua audiência. Quando o influenciador se comunica e conquista sua audiência, é muito mais fácil vender para quem o público já confia que vai ser um produto bom.

Além dos resultados, que virão mais rápido do que se você estivesse investindo com campanhas próprias, você ainda pode ter um contato muito maior com os consumidores, captando parte dos seguidores do comunicador que você for contratar para os seus canais de relacionamento, listas de e-mails e etc. Com essa nova base de dados você pode construir um funil de vendas e ter sempre esses consumidores que se interessaram pelo produto através de um influenciador que fez uma parceria com a sua marca.

Entender o comportamento do consumidor e como ele se relaciona com as novas formas de comprar é fundamental para o sucesso do seu e-commerce. Invista em personalidades que ganham a confiança do público que você quer alcançar e tenha resultados imediatos!

Últimos posts publicados

View all projects

5 vantagens da Amazon AWS para a sua plataforma de e-commerce

Sabemos que no comércio eletrônico e, principalmente no varejo online, quanto melhor a experiência dos consumidores,…
Leia mais
Como aplicar o sucesso da Black Friday 2020 no natal e vender ainda mais neste ano

Como aplicar o sucesso da Black Friday 2020 no natal e vender ainda mais neste ano

Que a edição da Black Friday deste ano foi um sucesso e a maior de todos…
Leia mais
Projecttus é finalista do prêmio Agências de Resultados 2020

Projecttus é finalista do prêmio Agências de Resultados 2020

2020 foi um ano cheio de desafios, e o nosso time Projecttus não abaixou a guarda…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts