fbpx

Inbound Marketing | Afinal, o que é? Para que serve? – Pt. 1

O conceito de Inbound Marketing é muito amplo e bem característico. Porém, podemos afimar que é uma forma de marketing que atende as necessidades e desejos do cliente. De forma geral, o Inbound Marketing é a ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico e assim, conquistar a permissão de comunicar com seu público de forma direta criando um relacionamento que pode ser duradouro.

Resumindo, o Inbound Marketing é qualquer forma de marketing que tem como objetivo ganhar o interesse das pessoas e é diferente da forma tradicional de marketing (Outbound Marketing), que oferece de forma direta produtos e serviços aos clientes. Há quem diga que o Inbound Marketing se divide em três pilares: SEO, Estratégia em Mídias Sociais e Marketing de Conteúdo, mas existem controvérsias sobre isso, pois não há limite para se fazer o Inbound, a não ser a criatividade de quem o faz.

Estatísticas

  • Custa 62% mais barato que o Outbound Marketing;
  • Com o Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97 % mais links apontando sua plataforma;
  • O Inbound Marketing produz em média 275% de ROI (Retorno sobre Investimento);
  • Diante da economia atual, o Inbound Marketing é imprescindível nas empresas para 92% (em média) dos americanos.

 Entenda o processo

O processo de Inbound Marketing pode ser dividido em 5 etapas principais:

1º – Atrair tráfego;
2º – Converter visitantes em leads;
3º – Converter leads em vendas;
4º – Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
5º – Encantar os clientes e transformá-los em promotores.

E tudo isso deve se encaixar em lugar, tempo e conteúdo. Ou seja, quando produzimos e entregamos o conteúdo certo, no momento e local corretos, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensar a interagir. Com o Inbound Marketing, as marcas são encontradas mais facilmente na rede e os consumidores direcionados aos sites, através da geração de conteúdos que agreguem valor.

Pontos e Princípios a serem seguidos

  • Marketing de Conteúdo: produzir conteúdo de qualidade para as pessoas certas é fundamental. Procure fazer pesquisas e definir as personas, bem como também saber qual o tipo de conteúdo que ela absorverá melhor;
  • Ciclo de Compra: é essencial entender cada fase do processo para que visitantes se tornem clientes ativos. Nesta etapa entra o conhecido funil de conversão, um espécie de passo a passo até a venda.
  • Personalização: para o processo ser mais dinâmico, é preciso tem mais conhecimento sobre os leads. Estar atento as deixas de lançar conteúdo é um grande diferencial para quem deseja trabalhar com Inbound Marketing. Personalize sempre suas publicações e lançamentos.
  • Estratégia em Multicanais: obtenha informações sobre seu público: se ficam muito tempo no Facebook, ou fazem mais pesquisas no Google, se leem posts a seu respeito, etc., pois a comunicação com os leads pode fluir de diversos canais, por isso sempre importante estudar onde eles estão.
  • Interação: para fechar esse ciclo, a interação deve ser precisa. Para a estratégia ser eficiente, todo conteúdo deve ser medido e mensurado com cuidado.

Benefícios do Inbound Marketing

Independente da empresa ser B2B ou B2C, o Inbound Marketing é um grande aliado para a construção e consolidação da marca. A captura de mais leads qualificados para vendas se torna um objetivo tangível, e a incerteza de retorno, característica do Outbound Marketing, deixa de existir. Com o Inbound Marketing, as pessoas são levadas a amar sua empresa.

Últimos posts publicados

View all projects

Como definir palavra-chave para cada campanha

Palavras-chave são palavras ou termos pesquisados na busca de um produto ou serviço na Internet. Escolher…
Leia mais

Redução de custos para controle financeiro

Um dos fatores que mais geram dúvidas entre os donos de lojas virtuais é como fazer…
Leia mais

E-commerce responsivo

Como você já deve ter percebido, o uso de smartphones e tablets aumentou rapidamente nos últimos…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts