fbpx

Importância das datas sazonais

O que são datas sazonais?

Resultado de imagem para Importância das datas sazonais

As datas sazonais são muito conhecidas no setor de varejo, já que é nesse período que as vendas tendem a aumentar. No Brasil, existem cinco datas comemorativas muito importantes, consideradas as melhores épocas do ano, são Natal, Dia das mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das crianças. Segundo especialistas, o faturamento é equivalente a três meses normais do ano. Apesar do ritmo de crescimento menos acelerado, o Dia das Mães continua sendo a segunda data mais importante para o comércio no ano, perdendo apenas para o Natal.

Este fato, não ocorre apenas pela necessidade de comprar presente, mas sim porque muitas pessoas aproveitam para reformar a casa ou adicionar ou substituir eletrodomésticos. É importante entende que cada da comemorativa movimenta um setor em específico é na Páscoa, por exemplo, que o mercado do chocolate tem seu maior movimento, isso se dá porque a Páscoa movimenta, além do comércio, a indústria, que inicia a produção e, consequentemente, começa a contratar nos meses anteriores à comemoração.

Com o aumento da relevância das vendas em datas sazonais, a Ebit alerta para a importância do planejamento de toda a cadeia responsável pelo sucesso das iniciativas, começando pelo gestor de varejo.

Natal

Resultado de imagem para Importância das datas sazonais

Não é novidade que o Natal é a principal data para o comércio brasileiro, uma vez que movimenta vários setores vestuário, brinquedos, perfumes, cosméticos, eletrônicos e alimentos.Enquanto as vendas em lojas de Shopping cresceram 5,5%, segundo a Alshop, na internet o aumento foi de 20%, com faturamento superior a 2,6 bilhões de reais, de acordo com o e-bit. No comércio eletrônico, o Natal foi mais próspero que no varejo tradicional.

Dia dos Namorados

Se o Natal e o Dia das Mães lideram as vendas, existem outras datas comemorativas que alimentam o comércio durante o ano, sendo o Dia dos Namorados uma delas. Em 2015, as vendas durante a semana aumentaram em 8,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No comércio eletrônico, a alta foi de 15%, com faturamento de 680 milhões de reais e mais de 2 milhões de pedidos realizados.

Dia dos Pais

O presente do Dia dos Pais é tão importante quanto a do Dia das Mães, ocupando uma boa posição no comércio. Em 2015, as vendas cresceram em torno de 8,8% quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Serasa Experian. O faturamento das lojas virtuais chegou a 675 milhões de reais, uma alta de 25% sobre o ano anterior.

Porém, desde 2012 uma nova data sazonal vem ganhando relevância no cenário do e-commerce nacional, copiada e adaptada “às avessas” do modelo americano, a chamada Black Friday. Somente em 2016, o mercado assistiu a um faturamento de R$ 1,9 bilhão somente nas 24 horas do dia 25 de Novembro, crescendo 17% em relação ao ano anterior.

Fontes: administradores, exame

Últimos posts publicados

View all projects

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Que 2020 foi um ano intenso e cheio de transformações nós já sabemos. Essas transformações vieram…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O ano de 2020 está quase no fim e, após tantas realizações, pensamos em compartilhar com…
Leia mais

Os 10 conteúdos que mais ajudaram nossos clientes em 2020

2020 foi, com certeza, um ano de muitos desafios. Isso não gera mais dúvidas. As mudanças…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts