fbpx

Facebook vs. Conteúdo Fake

Markito continua empenhado em fazer do Facebook um lugar das notícias que interessam. O novo desafio, agora, é avisar os usuários sobre informações falsas, hoaxes e piadinhas que circulam pela rede com cara de notícia de verdade.

Dias atrás entrou em vigor uma das opções de ‘denúncia’ de um post – aquela que aparece quando você clica na setinha do lado do post – a de avisar que aquela postagem está espalhando uma notícia falsa.

Depois que um determinado número de pessoas der esse aviso, o Facebook irá incluir uma legenda avisando os usuários de que muita gente apontou aquele conteúdo como fake.
Outra métrica usada pela rede social será o número de postagens deletadas, daquelas que alguém mais desavisado compartilhou com os amigos, mas que removeu depois de ficar ciente de que se tratava de uma brincadeira ou piada.

É interessante notar que as postagens não serão excluídas, nem existe menção a diminuição do alcance. O ponto principal é alertar os usuários sobre a ‘não-veracidade’ daquele conteúdo.

O Facebook também esclareceu que sites satíricos e cômicos, como o The Onion ou o Sensacionalista, não costumam ser reportados. Pelo visto, o radar de ironia das pessoas continua funcionando, e não existe exatamente uma necessidade de denunciar o conteúdo de um site que se diz “isento de verdade”, não é mesmo?

Últimos posts publicados

View all projects

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Que 2020 foi um ano intenso e cheio de transformações nós já sabemos. Essas transformações vieram…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O ano de 2020 está quase no fim e, após tantas realizações, pensamos em compartilhar com…
Leia mais

Os 10 conteúdos que mais ajudaram nossos clientes em 2020

2020 foi, com certeza, um ano de muitos desafios. Isso não gera mais dúvidas. As mudanças…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts