fbpx

Entrega Rápida vs Aquisição de Novos Clientes

O que significa entrega rápida (ou expressa)?

É a entrega de produtos comprados através da internet dentro de um curto período de tempo. Em sua maioria, as lojas virtuais tendem a oferecem essa opção para regiões específicas, onde há a possibilidade de realizar a entrega no mesmo dia ou em poucas horas.

A empresa que faz entrega expressa também pode ser chamada de courier. Seu objetivo é realizar a entrega de encomenda da maneira mais rápida possível. Em comparação com a logística tradicional, essa é sua principal diferença.

Como utilizar esse benefício para atrair novos clientes?

A entrega rápida contribui para a atração de novos clientes que se dispõem a pagar para usufruir desse privilégio. Mas para isso, é necessário investir em ferramentas que auxiliem a logística de distribuição ser extremamente eficiente. Em um mercado integrado, as lojas virtuais precisam controlar o seu fluxo de vendas, os níveis de estoque e o planejamento das entregas.

Como colocar adicionar a entrega expressa?

Neste caso,  o responsável pela área deve ter em mãos os dados completos sobre a operação e a viabilidade de colocar esse serviço em execução.

É preciso ter certeza de que há um público suficiente para justificar o investimento.

  • Entenda o processo logístico:

É importante ter o conhecimento das atividades que compõem o fluxo. As etapas envolvidas são:

  1. armazenagem;
  2. estoque;
  3. separação e embalagem;
  4. expedição;
  5. transporte.

Revise os processos. Elimine tarefas desnecessárias e automatize rotinas para evitar atrasos. É o momento de realizar testes para identificar erros que possam comprometer a operação. Desta forma, terá tempo para que alguns aspectos sejam corrigidos, evitando, assim, problemas futuros.

  • Contrate transportadoras de confiança

As transportadoras a serem contratadas devem ser parceiras para que a operação seja bem-sucedida. Ou seja, a avaliação dos recursos e competências deve ser feita com rigor.

O Service Level Agreement (SLA), é um indicador que auxilia a monitorar o desempenho das transportadoras. Tradução: Acordo de Nível de Serviço.

Esse documento descreve diversos processos e indicadores utilizados para avaliar a qualidade do serviço. Rastreabilidade das encomendas, prazo médio de entrega e flexibilidade para lidar com entregas urgentes são alguns dos exemplos.

  • Monitore os prazos de entrega

É fundamental contar com ferramentas que permitam o controle dos prazos de entrega e o nível de produtividade de cada entregador. Com isso, é possível ver problemas com a entrega expressa e melhorar o atendimento prestado aos clientes.

Autor: Juca Oliveira / Fonte: E-commerce Brasil

Últimos posts publicados

View all projects

Como definir palavra-chave para cada campanha

Palavras-chave são palavras ou termos pesquisados na busca de um produto ou serviço na Internet. Escolher…
Leia mais

Redução de custos para controle financeiro

Um dos fatores que mais geram dúvidas entre os donos de lojas virtuais é como fazer…
Leia mais

E-commerce responsivo

Como você já deve ter percebido, o uso de smartphones e tablets aumentou rapidamente nos últimos…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts