fbpx

Embalagem no e-commerce

Para o consumidor a experiência ao realizar uma compra é muito importante, por isso deve ser planejada pelo cliente com muita atenção e cuidado. Com o passar dos anos este tema bem se tornando cada vez mais recorrente nas ações que envolvem o comércio eletrônico, isso acontece porque não é tão simples atrair e manter um cliente leal à marca. Muitas vezes esquecida, a embalagem é fundamental para fidelizar os clientes e conquistar novos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo diplomata francês Jean-Pierre Lacroix, a embalagem é fundamental no e-commerce. Foi apontado que mais de 60% dos consumidores valorizam o fato de os produtos serem protegidos durante o transporte. O assunto também foi motivo de discussão no 17º Congresso Brasileiro de Embalagem, realizado pela Fecomêrcio de São Paulo. E a indústria já pensa em reformular a forma de empacotamento, a fim de reduzir o desperdício de papel e melhorar a entrega para os consumidores.

Imagem relacionada

Garante a segurança dos produtos

A proteção é o fator mais importante durante o transporte, Já que demonstra uma logística planejada. Tomando esses cuidados, o cliente recebe o produto em perfeitas condições e sem qualquer dano. Dependendo da mercadoria, o material de acomodação deve ser exclusivamente para ele, assim será possível evitar transtornos.

O papel seda, kraft e pardo ajudam a envolver os produtos, garantindo assim a proteção necessária. Já o papel fragmentado ou almofada de ar, evita a movimentação de objetos pequenos dentro das caixas. A caixa de papelão, acomoda os itens, segundo as suas dimensões, e as placas de isopor ou plástico bolha minimizam o impacto dos produtos mais frágeis.

Auxilia a identificação

As cargas por meio de transportes aquaviário, aéreo e rodoviário são intensas e volumosas. Em função desse trânsito constante e frenético, é muito importante que as embalagens sejam devidamente identificadas, já que isso também é uma de suas funções. A identificação é uma das maneira que o outro tem de lidar com a mercadoria. Nesse caso, os caracteres e símbolos devem ser legíveis, já que isso agiliza o processo de armazenagem e transporte, evita extravios e auxilia a rastreabilidade.

Agrega valor ao e-commerce

Uma embalagem bem feita, com design diferenciado, pode colocar a sua empresa à frente da concorrência. Isto é, esse tipo de atitude é capaz de interferir na tomada de decisão do cliente. Logo, deve ser pensada estrategicamente. Além da segurança, opte também por embalagens ergonômicas e atraentes, porque isso tende a aguçar os sentidos de quem as recebe.

  • Utilize material com textura diferente;
  • borrife essência (agradável) com o cheirinho da loja;
  • Faça dobraduras diferenciadas;
  • Envie pequenos brindes;
  • Escreva cartinha de boas-vindas ou agradecimento;
  • Use adesivos com o logo da marca (reforça a identidade visual).

Fonte: frenet

Últimos posts publicados

View all projects

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Que 2020 foi um ano intenso e cheio de transformações nós já sabemos. Essas transformações vieram…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O ano de 2020 está quase no fim e, após tantas realizações, pensamos em compartilhar com…
Leia mais

Os 10 conteúdos que mais ajudaram nossos clientes em 2020

2020 foi, com certeza, um ano de muitos desafios. Isso não gera mais dúvidas. As mudanças…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts