fbpx

E-commerce | Compras através de smartphones vêm crescendo

Pesquisa da Criteo indica que a cota de transações de comércio eletrônico móvel está prevista para chegar a 22% no Brasil até o final do ano

O uso de aparelhos móveis para o comércio vem crescendo de forma bem significativa. De acordo com um relatório da Criteo, 14% das transações online no segundo trimestre de 2015 foram realizadas através de dispositivos móveis.
A pesquisa trimestral “State of Mobile Commerce” mostra que 10% das compras ocorreram via smartphone e 4% em tablets. O resultado é baseado em dados de 1,4 bilhões de transações virtuais que, segundo a provedora de soluções de marketing digital, movimentaram US$ 160 bilhões de vendas anuais.

A companhia indica que as transações mobile dos EUA já ultrapassam os 30% em sua média. Porém, os principais varejistas online conseguiram 40% de vendas por dispositivos móveis.

Já de acordo com as categorias, “Moda e Luxo” e “Travel” são as campeãs em vendas, com uma em cada três transações feitas por smartphones ou tablets. Já a categoria “Home”, que tem um histórico de crescimento mais lento, está ganhando velocidade e passou de 17% para 21% no segundo trimestre.

Sistemas operacionais

Os Android lideram as transações. No Brasil, o sistema operacional da Google representou 7% de transações de e-commerce no trimestre, contra 3% do iPhone. A provedora acredita em uma evolução no percentual de compras online por meio de dispositivos móveis a partir da chegada de aparelhos com telas maiores.

Os aplicativos geram quase 50% das transações mobile para as empresas que os utilizam e seus resultados são tão bons, que eles alcançam uma performance melhor que qualquer outro canal, incluindo desktop. “Isso indica que a experiência do usuário no App é melhor que no desktop ou browser”, segundo o estudo.

Os vendedores que priorizam seus apps mobile como um fator-chave de receita podem ver parte significativa das transações por meio do aplicativo. Para estes varejistas, os apps geram 47% de toda a receita mobile. Na parte de viagens, são bem significativos para as reservas de última hora. Ou seja, os aplicativos são grandes aliados ao comércio.

O levantamento também destaca que, como sabemos, quanto mais um site for otimizado para o ambiente móvel, maior é o aumento na taxa de conversão.

O crescimento do mobile é tido como inevitável. No final do ano, a cota de transações de comércio eletrônico móvel está prevista para chegar a 22% no Brasil e 40% globalmente. Outra tendência apontada é que, cada vez mais transações ocorrerão utilizando smartphones. Por fim, o estudo aponta que apps representam a próxima fronteira do m-commerce.

Fonte: Computer World

Últimos posts publicados

View all projects

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Que 2020 foi um ano intenso e cheio de transformações nós já sabemos. Essas transformações vieram…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O ano de 2020 está quase no fim e, após tantas realizações, pensamos em compartilhar com…
Leia mais

Os 10 conteúdos que mais ajudaram nossos clientes em 2020

2020 foi, com certeza, um ano de muitos desafios. Isso não gera mais dúvidas. As mudanças…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts