fbpx
Qual a diferença entre Magento e WordPress para e-commerce

Qual a diferença entre Magento e WordPress para e-commerce

“Magento ou WordPress?” ainda é uma das dúvidas mais comuns entre os clientes que vão embarcar no mundo do e-commerce. Uma dúvida muito justa, diga-se de passagem, porque cada uma das duas oferece soluções diferentes para necessidades diferentes. Mas qual a diferença entre os dois? Bom, primeiro um pouquinho sobre os dois:

Magento

Com 12 anos no mercado, o Magento foi se tornando aos poucos uma das melhores opções para se desenvolver um e-commerce. Isto porque, ele conta com muita flexibilidade além de ter a disposição diversos recursos, dos simples aos mais complexos.

De forma geral, o Magento disponibiliza quase tudo para que você crie uma loja virtual com uma fundação sólida, desde um design responsivo, estável e de alta performance, como também uma ótima e intuitiva experiência para quem administra a plataforma, disponibilizando recursos de análise e, relatórios de vendas e marketing.

WordPress

Pouco mais velho, lançado no ínicio dos anos 2000, o WordPress foi por muito tempo foi a plataforma mais relevante. Funcionando de forma gratuita e open-source, o sistema permite a adesão de diversos plug-ins de forma fácil, além, também, de ser extremamente intuitivo.

No entanto, o WordPress é mais voltado para funcionalidades como blog, mas ainda assim permite diversos outros recursos que também são muito interessantes para determinados segmentos e usos.

Então, quais as diferenças entre Magento e WordPress?

Antes de mais nada, como pode ser observado pelas qualidades descritas, é preciso realçar que o Magento é mais inclinado para e-commerces, enquanto o WordPress é mais voltado para conteúdo.

A maior parte de suas funcionalidades do Magento é voltada para lojas virtuais, como criar e gerenciar produtos e catálogos, gerenciar listas de consumidores, checkout com diversas formas de pagamento e fretes, relatórios de vendas e outras mais. Por outro lado, mesmo com todas essas vantagens, mesmo que o magento permita a criação de páginas com facilidade, os recursos para criação de páginas voltadas para conteúdo ainda é muito mais limitada.

No entanto, vale realçar que estamos falando no sentido de comparação entre os dois sistemas, se seu objetivo envolver uma estratégia de conteúdo ou de ter uma plataforma para trazer presença online aliada às vendas físicas, o WordPress pode ser seu melhor aliado. Visto que ele permite a criação de diversas páginas com menos esforço e tem plug-ins voltados para conteúdo. 

Com esses pontos de vista, ainda em comparação, o Magento precisa de mais recursos humanos para operar, visto que ele depende de um conhecimento técnico, enquanto o WordPress, de forma limitada, ainda pode ser gerido por alguém sem conhecimento técnico, mas com muita disposição e esforço. Ainda assim, se você tem a intenção de construir um website profissional, o mais indicado é contratar programadores que sabem como deixar o seu e-commerce com mais credibilidade. 

Para concluir sobre essas diferenças

Apesar de ser uma pergunta muito comum, comparar as duas plataformas só é justo do ponto de vista da dúvida por ambas serem plataformas CMS. Isso porque, no fim das contas, elas atendem a necessidades diferentes, ainda que possam atender ambos os campos de conteúdo e e-commerce de forma mais limitada.

Para além disso, ambos sistemas contam com um bom desempenho de SEO, possuem diversas possibilidades customização. 

Se você quiser decidir melhor qual das plataformas se alinha com as necessidades do seu e-commerce, entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Últimos posts publicados

View all projects
Prime Day: a estratégia que ensinou muito sobre vendas em 2020

Prime Day: a estratégia que ensinou muito sobre vendas em 2020

Em 2015, para comemorar os seus 20 anos de aniversário, desde que o site foi lançado…
Leia mais
5 estratégias de planejamento para a Black Friday do seu e-commerce

5 estratégias de planejamento para a Black Friday do seu e-commerce

Se você já conseguiu dar check em todos os itens do nosso checklist, necessários para fazer…
Leia mais
Inteligência Artificial no seu E-commerce: como usá-la para aumentar a taxa de conversão

Inteligência Artificial no seu E-commerce: como usá-la para aumentar a taxa de conversão

A Inteligência Artificial é uma grande oportunidade para muitos negócios – desde micro a grandes empresas.…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts