fbpx
Descubra como o Marketing Mix Modeling pode transformar suas métricas e maximizar os resultados do seu e-commerce

Descubra como o Marketing Mix Modeling pode transformar suas métricas e maximizar os resultados do seu e-commerce

A pandemia do novo coronavírus transformou as relações de consumo e o comportamento do consumidor em um piscar de olhos. A economia mundial sofre com os desafios causados pelas mudanças drásticas impulsionadas pela crise na saúde pública e a forma como o mercado teve de se adaptar, rapidamente, ao “novo normal”. A vida como conhecíamos parece cada vez mais distante e, os negócios, por sua vez, tendem a ser os mais afetados pelos estragos causados por essas transformações.

Quando a vida de milhares de pessoas muda drasticamente, é responsabilidade das empresas entenderem o cenário e se adaptarem aos novos comportamentos dos consumidores. Por isso, hoje trouxemos algumas estratégias de métricas utilizadas por empresas globais, como a PepsiCo, que podem transformar o seu e-commerce e maximizar os resultados do seu negócio. 

Transforme a forma como você mede os resultados

Reinventar o marketing com o Marketing Mix Modeling, mais conhecido pela sigla “MMM”, foi uma das abordagens criadas para entender melhor o impacto de campanhas nos resultados dos negócios em todas as verticais da empresa. Foi criado um sistema chamado “ROI engine”, que significa “mecanismo de ROI”, para medir esses resultados sob um novo viés, considerando os aspectos causados pela pandemia no comportamento do consumidor.  

O mecanismo de ROI funciona assim: é feita uma automatização de dados como entradas, processamento e execução de algoritmos para criar saídas padronizadas. Em seguida, aprende-se a sintetizar mais entradas e criar modelos melhores que fornecem, consequentemente, melhores resultados – e insights mais concretos. Agora, em vez de avaliar o desempenho somente uma vez por ano, é possível verificar esses resultados conforme a frequência que o negócio precisa. A cada vez que são verificados os resultados, é possível melhorar a performance e entender o impacto do marketing em todas as mídias.

Adote normas globais que permitem mais variáveis

Uma só variável não serve para todos os momentos, muito menos durante uma pandemia que afeta todos os mercados de maneira diferente. Por isso, é importante estabelecer algumas práticas recomendadas de mídia e criatividade que são universalmente aplicáveis em todos os lugares. Isso ajuda a garantir a eficácia básica do seu e-commerce.

O score mostrou à equipe de Marketing da PepsiCo que dimensionar o aprendizado é tão importante quanto dimensionar a abordagem.

Após receberem algumas críticas da comunidade criativa em Cannes, eles decidiram encontrar uma maneira de aperfeiçoar, sistematicamente, as campanhas de vídeo da marca, para deixá-lo mais criativo. Esse tipo de métrica pode manter a sua equipe alinhada, tanto interna quanto externamente, com os parceiros da agência. É possível, também, incorporar um painel de marketing interno que rastreia o progresso e permite compartilhar o aprendizado entre as equipes. Uma boa dica é usar o Trello para fazer esse mapeamento de tarefas.

A abordagem criativa do marketing precisa ser ainda mais considerada em tempos de pandemia, para acompanhar as percepções do consumidor com mensagens objetivas que contam a história da marca, por exemplo. Tudo isso pode gerar grandes resultados para os seus negócios.

Aplique testes de mindset e invista em inovação

A inovação é fundamental para o seu e-commerce. Seja no desenvolvimento de produtos ou na estratégia de marketing. É importante priorizar uma agenda de testes para medir resultados, mas não esquecer das metas. Crie metas com orçamentos claros para pensar nas melhores soluções para a sua empresa, assim você pode transformar aquilo que era “mais do mesmo” em algo criativo e eficaz para o seu e-commerce.

Uma abordagem interessante é a personalização: combinar vídeos criativos personalizados a segmentos de público específicos para oferecer experiências mais relevantes. Ferramentas como o Director Mix podem te ajudar a fazer isso de uma forma eficiente em grande escala para gerar ainda mais resultados.

Métricas são muito importantes para medir os resultados e a eficiência das suas campanhas. Mas é importante, também, considerar os empecilhos da economia atual e ser criativo para continuar conseguindo bons resultados. Inovar na forma de estabelecer metas também é uma forma de inovação, o que pode ser muito benéfico para manter o seu e-commerce alinhado com as tendências do mercado.

Com informações do artigo de Atin Kulkarni, Head de Mídia Global da PepsiCo para o Think With Google

Últimos posts publicados

View all projects
Prime Day: a estratégia que ensinou muito sobre vendas em 2020

Prime Day: a estratégia que ensinou muito sobre vendas em 2020

Em 2015, para comemorar os seus 20 anos de aniversário, desde que o site foi lançado…
Leia mais
5 estratégias de planejamento para a Black Friday do seu e-commerce

5 estratégias de planejamento para a Black Friday do seu e-commerce

Se você já conseguiu dar check em todos os itens do nosso checklist, necessários para fazer…
Leia mais
Inteligência Artificial no seu E-commerce: como usá-la para aumentar a taxa de conversão

Inteligência Artificial no seu E-commerce: como usá-la para aumentar a taxa de conversão

A Inteligência Artificial é uma grande oportunidade para muitos negócios – desde micro a grandes empresas.…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts