fbpx
Conteúdos interativos: Como usá-los para melhorar a sua automação de marketing e gerar mais resultados

Conteúdos interativos: Como usá-los para melhorar a sua automação de marketing e gerar mais resultados

Criar conteúdos interativos para engajar com seu público pode ser uma excelente estratégia para aumentar o impacto online do seu negócio.

A automação de marketing se tornou essencial para quem trabalha com o mundo digital. Ela é uma estratégia que utiliza dados de forma sistemática, trabalhando em conjunto com outras estratégias bem definidas com um único objetivo: alcançar mais resultados. 

No entanto, o mais difícil ainda é filtrar quais informações são realmente relevantes. Com isso, surge uma maneira de simplificar esse processo, através de conteúdos interativos

Você sabe o que é interatividade?

A interatividade é uma forma de interação entre o usuário e o conteúdo, pois exige dele uma ação mais concreta do que apenas o consumo do conteúdo proposto. Você já deve ter visto conteúdos com infográficos, enquetes, quizzes e até jogos criados especialmente para o conteúdo. 

Os infográficos são a forma mais comum de produzir conteúdos interativos. Esses conteúdos podem trazer mais engajamento para o seu site e para as suas estratégias de Marketing de Conteúdo. 

Como coletar dados a partir de conteúdos interativos

Sistemas de automação de marketing são, na maioria das vezes, os responsáveis por captar diversos leads. Para entregar fluxos de nutrição mais eficientes e relevantes, é fundamental segmentar os públicos-alvo do seu negócio para alcançá-los com mais precisão.  

O engajamento de clientes em potencial através da experiência deve ser a proposta central do investimento da produção de conteúdos interativos, que são grandes aliados desse objetivo.

Isso acontece da seguinte forma: enquanto as pessoas consomem o conteúdo de qualidade, você consegue coletar dados valiosos dos seus clientes. 

A partir disso, sua automação de marketing pode se tornar mais eficiente, já que, ao inserirem seus dados para usar uma ferramenta interativa, os usuários lhe fornecem informações que podem te ajudar a automatizar suas ações de marketing de maneira mais relevante para alcançar diferentes públicos e clientes em potencial. 

Quanto mais tipos de conteúdos, mais dados

Atualmente, a internet dispõe diversas possibilidades para a produção de conteúdo. Existem vários tipos que podem ser explorados e acrescentados nas suas estratégias de Marketing de Conteúdo, confira alguns exemplos: 

  • • pesquisas de opinião e outros tipos de dinâmicas de perguntas e respostas;
  • • webinars;
  • • fluxogramas, testes de diagnóstico e ferramentas de solução de problemas;
  • • ebooks;
  • • emails;
  • • mídias de realidade ampliada;
  • • jogos mobile;
  • • apps;
  • • vídeos 360º interativos.

Cada uma dessas ferramentas têm a sua própria maneira de coletar dados. Então, você pode encontrar a melhor forma de encaixá-las em seu conteúdo. As opções são inúmeras e cada uma traz uma proposta diferente de interação. Com isso, alinha-se a estratégia da interatividade com o objetivo principal de tudo: a automação eficaz de marketing – que utilizará os dados recolhidos pelos conteúdos e transformará a relação com prospects. 

Como automatizar a partir de dados de conteúdos interativos 

É fundamental segmentar o seu público, a fim de explorar melhor os clientes que estão realmente interessados na sua marca. Dessa forma, comece definindo uma estratégia e a infraestrutura que será utilizada para gerenciar os dados coletados. A plataforma em questão deve facilitar a segmentação. 

Esta ferramenta deve ser capaz, também, de se comunicar com todos os conteúdos interativos que você está oferecendo. Automação significa que você não precisa mais ficar migrando manualmente os dados de um software para o outro. 

Definição de métricas para conteúdos interativos

Outra dica importante é a definição de métricas para monitorar os resultados que você irá obter. Essa definição é parte do sucesso de uma estratégia de automação de marketing bem definida.

Ao definir métricas para seus conteúdos interativos, você otimiza o seu sistema de automação com funções mais práticas e considerando as necessidades que precisam ser atendidas. 

Se a performance do seu CRM depende de dados confiáveis, qual a melhor forma de conseguí-los? Relacionando as informações coletadas pelos conteúdos interativos. Dessa forma, você não só somente terá dados dos consumidores, mas poderá agregar ainda mais valor à sua marca por meio dessa automação.

Últimos posts publicados

View all projects
5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Prepare sua empresa para as inovações do mercado! Trazemos para você as 5 principais tendências do…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O Calendário E-commerce 2021 da Projecttus vai te ajudar na construção de um planejamento efetivo e…
Leia mais
10 Conteúdos de Marketing e E-commerce essenciais para o seu negócio - Confira no Blog da Projecttus

Os 10 conteúdos de marketing e e-commerce que mais ajudaram nossos clientes em 2020

Separamos para você uma lista de conteúdos de marketing e e-commerce para alavancar seu negócio em…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts