fbpx
Como aumentar a velocidade do seu e-commerce

Como aumentar a velocidade do seu e-commerce

1… 2… Sair.

2 segundos. Esse é o tempo que as pessoas esperam sua página carregar antes de sair dela.

2 segundos parece muito pouco, mas para o consumidor atual é um tempo decisivo que influencia diretamente em sua taxa de conversão e sua taxa de ranking do Google.

Uma pesquisa realizada pela BBC, notou o abandono de página por 10% dos usuários a cada segundo que uma página levava para carregar. Um número bem expressivo.

Ou seja, há boas chances de você não estar vendendo porque seu site é lento. 

A velocidade de carregamento de um site está relacionada a diversos fatores que talvez você nem imagine. Muita gente pode reclamar do servidor, por exemplo, enquanto o motivo do seu site lento são as fotos pesadas que o site possui. Fotos pesadas? Isso mesmo. Um detalhe simples, mas que afeta diretamente.

Um outro problema muito comum é esquecer da versão responsiva do site. Esse é um item indispensável, visto que a migração do acesso via desktop para o acesso via mobile já não é mais uma tendência, é uma realidade. Hoje, de todas as compras feitas online, 45% são feitas via mobile (Digital 2019, da We Are Social e da Hootsuite). 

Quem, rapidamente, percebeu essa migração foi o Google. Ele percebeu que a maioria dos acessos para a internet é feito online, assim como as compras, buscas e transações de serviço.  

Por isso, na última atualização das regras que avaliam o SEO de um site, ele passou a rankear melhor nos resultados de busca, os sites que possuem versão responsiva.

Leia mais:
A importância de um site responsivo
10 extensões do Chrome para análise de SEO
Magento: a melhor plataforma para expandir seu e-commerce

Mas a boa notícia é que tem como melhorar a velocidade através da otimização de diversos fatores. A Pinterest, por exemplo, é uma marca que notou isso: eles otimizaram seu site, que é composto basicamente por imagens, e melhoraram em 60% o desempenho da página para dispositivos móveis. Resultado? Um aumento de 40% em acessos.

Você pode aumentar a velocidade do seu e-commerce, seguindo algumas das sugestões que listamos abaixo. Confira:

Como aumentar a velocidade do seu e-commerce:

1. Escolha plataformas de alto desempenho para desenvolvimento do seu e-commerce

A plataforma escolhida para desenvolver seu e-commerce faz toda a diferença do desempenho do site. Isso porque existem plataformas especialistas em e-commerce, além de terem bem mais otimizações e tecnologia capaz de minimizar problemas comuns em plataformas mais simples. Plataformas como o Magento, por exemplo, possuem a tecnologia suficiente para aumentar a velocidade do seu site e evitar situações como o site ficar lento quando houver pico de acessos.

2. Desinstale plug-ins que você não usa mais

Faça uma análise em toda a página de administração do seu e-commerce, verificando os plug-ins ativos e aqueles que não utiliza ou estão desatualizados. A grande quantidade de plug-ins pode sobrecarregar o site. Mantenha somente o necessário!

3. Minificar códigos

Quando o usuário acessa uma página, ele recebe milhares de dados que carregam o conteúdo. Desses dados de programação, alguns foram adicionados mas não são essenciais para o funcionamento da página, só acumulam mais e mais dados. Por isso, executar a minificação desses códigos, é uma opção. Minificar é exatamente esse processo de remover tudo que seja desnecessário dos arquivos de front-end e script: espaços em branco, comentários desnecessários. Essa é uma solução mais técnica, mas que pode ajudar muito na velocidade de carregamento da página.

4. Otimizar o tamanho das imagens

As imagens representam cerca de 56% do peso da página de um site e elas são comprovadamente essenciais para a conversão de vendas. Afinal, as pessoas compram com os olhos. Porém, as imagens também são acusadas como um dos principais – senão o principal – fator que influencia do tempo de carregamento da página.

Por isso, todas as imagens que você sobe para seu site, seja banners, fotos de produto, precisam estar otimizados em um tamanho que não “pese” na página. Uma forma de fazer isso, é usar algum programa para comprimir o tamanho delas. Mas isso se aplica somente há alguns formatos, outros formatos bem utilizados como o gif, por exemplo, não pode ser comprimidos. Então, caso você for utilizar imagens nesse formato, tente subir imagens de qualidade, mas que não sejam tão pesadas.

5. Utilize um plug-in de cache

Algumas informações de uma página não mudam quase nunca, são estáticas e não precisam ser baixadas e carregadas toda vez que o usuário acessar a página. Por isso, existem alguns plug-ins de armazenamento em cache que são próprios para executar essa função. Verifique se seu e-commerce possui algum plug-in desses e, caso não tenha, cuide para escolher um plug-in de confiança e que seja compatível com sua plataforma de e-commerce. 

6. Utilizar uma rede de entrega de conteúdo (CDN)

Se seu e-commerce vende para todo o país ou até mesmo para todo o mundo, possuir um CDN pode ajudar muito na velocidade. A CDN pode ser utilizada para servir conteúdos estáticos como imagens, por exemplo, para o visitante de acessar de um local mais próximo a ela. Isso é importante, porque muito sites possuem sua hospedagem em lugares bem distantes no mundo, o que demora na troca de informações para o carregamento.

7. Reduza o número de requisições HTTP

O browser e o servidor conversam entre si para carregar uma informação requisitada. Cada requisição do usuário, cria uma solicitação HTTP no servidor que pode ir se acumulando e deixar a velocidade mais lenta. Então, uma forma de reduzir essas requisições, é combinar arquivos CSS e javascript. 

Gostou das dicas? É importante lembrar que, mesmo com a otimização, é importante que haja uma mudança de práticas quanto ao seu site para que tudo seja feito já pensando em manter a boa velocidade de carregamento sempre.

Se você tiver mais alguma dica de como aumentar a velocidade do seu e-commerce, comenta aqui embaixo!

foot-projecttus

Últimos posts publicados

View all projects
5 ferramentas de marketing digital essenciais para e-commerce

5 ferramentas de marketing digital essenciais para e-commerce

Um e-commerce sem divulgação é como uma loja no meio do deserto. Utilizamos essa anedota em…
Leia mais
Como iniciar um e-commerce do zero

Como iniciar um e-commerce do zero

Hoje é o melhor momento para você iniciar um e-commerce! Devido a pandemia causada pelo coronavírus,…
Leia mais
Gateway de frete para e-commerce em Magento

Os 3 melhores gateways de frete para seu e-commerce Magento

A logística hoje é um dos aspectos do e-commerce que podem o destacar totalmente da concorrência.…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts