fbpx
bbb-20-marketing-projecttus

BBB 20 e as estratégias de marketing e branding pessoal

A edição desse ano do Big Brother Brasil está dando o que falar, principalmente no mundo do marketing. Isso porque as estratégias de marketing e branding pessoal dos participantes do BBB 20 está sendo um verdadeiro show. 

Mas, antes que você se pergunte o que você tem haver com isso, nós te explicamos!

Em épocas onde os influenciadores dominam, uma nova esfera surgiu:  do branding e marketing voltado para o pessoal. Mais do que apenas famosos, esses influenciadores tornaram-se verdadeiras marcas, com estratégias, planejamentos de ações e patrocínio de empresas. 

É aí que você entra. Todas essas estratégias utilizadas podem ser aplicadas em sua própria marca. 

Vamos entender melhor sobre isso?

O que é branding pessoal

O branding é a gestão e a impressão de uma marca. O conceito tem a ver com o sentimento que é gerado em quem consome sua marca. No caso no branding pessoal, a marca é uma pessoa. Portanto, tudo que ela faz, compõe uma identidade e gera um sentimento nos outros, constrói uma reputação. 

Todos somos uma marca. Mas esse processo ficou mais claro a partir dos influenciadores que, diferente de pessoas famosas, agem e trabalham em cima de sua imagem pessoal como uma marca rentável.

A gestão de branding pessoal é importante nesse sentido pois faz a pessoa compreender melhor sua imagem, quem ela é e como deve se comunicar. 

Isso é super importante para quem possui uma marca pessoal, pois qualquer ação da pessoa deve ser coerente ao discurso de sua marca e deve ter um propósito.

Quem conseguiu fazer isso muito bem no BBB 20, foi a cantora e atriz Manu Gavassi. Ela ficou conhecida em 2009 quando integrava o time da Revista Capricho e lançou sua carreira como cantora. 

Desde antes do começo do reality, a cantora sempre apresentou muito cuidado no seu trabalho de branding pessoal e isso, com certeza, ficou explícito quando suas estratégias exímias de marketing vieram a tona.

Assim que o programa começou, a cantora iniciou uma websérie de entretenimento, na qual satiriza a ela mesmo falando sobre a trajetória de sua carreira e fala que está participando de “um retiro espiritual”, criando todo um storytelling em cima disso. A cantora deixou mais de 90 episódios gravados, um para cada dia de confinamento – se ficar até o final – e talvez tenha gravado até mais episódios, considerando diversas situações que podem acontecer no programa. 

Veja um dos episódios:

A série gerou uma grande repercussão para seu perfil no Instagram que, no dia 22 de janeiro foi o perfil que ganhou mais seguidores no mundo. 

bbb-20-marketing-projecttus

A websérie constrói uma narrativa de storytelling que atinge tanto topo como fundo de funil: pessoas que conhecem a Manu e podem rir de piadas internas e pessoas que nunca ouviram falar dela.

Manu aproveitou a repercussão que a mídia e sua participação no programa estão gerando e, dias após o início do reality, lançou o clipe de sua última música. O clipe da mesma já contava com mais de 1,6 milhão de visualizações apenas três dias após o lançamento. E, aproveitando o gancho do sucesso, a cantora já lançou as datas e ingressos de sua próxima turnê.

Com todas essas ações, Manu reforçou sua imagem não só como cantora, mas como influenciadora. Desde então, tudo que vem postando nas redes, está sendo reafirmado e está sendo coerente com quem ela é no reality.

As marcas que tem um fit com a cantora, por sua vez, aproveitaram para fazer parcerias com ela e utilizar de sua influência para promoção de seus produtos.

Branding ou marketing pessoal?

Quando falamos de branding pessoal, muitos confundem com marketing pessoal. Mas o marketing pessoal, foca em usar sua imagem para promoção pessoal. Essa estratégia é muito utilizada quando associam a imagem de um famoso ou influenciador para vender algum produto. 

O branding busca criar uma marca que não necessariamente está vendendo algo diretamente. No caso do marketing pessoal, sua imagem está associada a vendas.

No BBB 20 tivemos o exemplo da empresária e blogueira Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa. A influencer possui uma linha de maquiagens e entrou no programa querendo reafirmar sua imagem e promover sua linha. Contudo, a estratégia de marketing utilizada foi totalmente ofuscada pelo branding pessoal dela. 

Bianca se envolveu em polêmicas dentro da casa, incluindo criticar o movimento “girl power” sendo que em 2016 ela recebeu um prêmio com o mesmo nome. Essa e várias outras atitudes afetaram sua imagem, o que consequentemente afeta a venda de seus produtos.

Após uma semana dentro da casa, ela já havia perdido mais de 900 mil seguidores, o que reflete diretamente em seu trabalho com influencer e também na imagem de sua marca.

Marketing de influência

Mas não é somente as estratégias dos influencers que foi bem planejada. O BBB já é bem conhecido por fazer parcerias com grandes marcas, mas o BBB 20, o programa apostou em algumas estratégias transmídia. 

Uma parceria muito inteligente e atual que foi feita foi uma ativação com a C&A. Nessa ativação, os participantes ganharam roupas da marca, enquanto a C&A preparou uma página exclusiva falando sobre cada participante e seus looks escolhidos. 

A ativação foi pautada em uma estratégia de marketing de influência também, visto que o consumidor tende a escolher as peças do participante com quem mais se identifica.

Mas o que significa cada uma dessas estratégias utilizadas no BBB 20?

Transmídia:

A palavra que vem do inglês “transmedia”, que significa “além da mídia”. A ideia é que o conteúdo sobressaia a mídia escolhida. Na prática, esse termo se aplica quando diferentes mídias transmitem diferentes conteúdos para o público, mas a mensagem final é a mesma, se complementando. 

Ativações com marcas

Unir várias estratégias de marketing para uma ação de interação específica com uma marca em seu canal ou espaço. 

Storytelling

Contar uma história utilizando diversos recursos e estratégias diferentes para transmitir uma mensagem que se comunique com o emocional do receptor.

Fórmula de lançamento

Essa metodologia de marketing é baseada na construção de uma estratégia de marketing de conteúdo para realizar uma venda. Para isso, recorre a estratégias de neuromarketing.

Marketing de influência

Utilizar produtores de conteúdo independentes (os influencers) para gerar conteúdo sobre uma marca para seu público engajado. A ideia principal é que o público do influencer tende a desejar e consumir o mesmo que o influencer.

Funil de conversão

O funil de conversão (ou funil de vendas) representa a jornada do consumidor desde a descoberta da sua dor (problema) até a conversão por uma marca ou produto. As etapas são compostas por topo (clientes que estão reconhecendo seu problema ou descobrindo uma marca), meio (clientes considerando a ideia/solução) e fundo de funil (clientes decididos a converter).

Então, gostou de saber mais sobre as estratégias do BBB 20? Confira outras posts sobre estratégias de marketing digital para sua marca.

Leia mais:
Magento: a melhor plataforma para expandir seu e-commerce
Marketplace como estratégia de negócio
Por que o RD Station é a melhor solução de automatização de marketing?
Blog: essa estratégia ainda funciona?

foot-projecttus

Últimos posts publicados

View all projects
Projecttus é finalista do prêmio Agências de Resultados 2020

Projecttus é finalista do prêmio Agências de Resultados 2020

2020 foi um ano cheio de desafios, e o nosso time Projecttus não abaixou a guarda…
Leia mais

Como usar a interatividade para melhorar a sua automação de marketing e gerar mais resultados

A automação de marketing se tornou essencial para quem trabalha com o mundo digital. Ela é…
Leia mais
Tudo o que você precisa saber para ter sucesso na BLACK FRIDAY 2020

Tudo o que você precisa saber para ter sucesso na BLACK FRIDAY 2020

A sexta-feira mais importante do ano para o e-commerce está finalmente chegando! Faltam apenas dois dias.…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts