fbpx
Aumentando as vendas no e-commerce no dia dos pais

Aumentando as vendas no e-commerce no dia dos pais

Apesar dos altos e baixo no mercado, uma coisa é certa: as oportunidades que datas sazonais oferecem ao varejo. E o dia da vez é: O Dia dos Pais. Então não fique fora e aproveite as dicas que separamos para você sair na frente da concorrência e aumentar suas vendas neste dia 9 de agosto.  

Para quem trabalha com e-commerce, é importante começar a planejar suas estratégias agora para conseguir alcançar um bom resultado nesse aumento de fluxo de potenciais clientes. São justamente elas que vão gerar oportunidades de vendas e fazer girar seu estoque. Afinal, não só o consumidor é estimulado a planejar e pesquisar o presente para seu pai, como também é necessário guiá-lo antecipadamente até sua loja online. 

Além do mais, vale ressaltar que estar preparado para o atendimento em datas sazonais não é apenas sobre vendas, mas também é uma oportunidade que o varejo tem para mostrar que conhece os seus clientes e também para criar um vínculo com eles que dura a vida toda, afinal dificilmente um pai ou filho esquecerá o presente desta data especial, ou até mesmo a loja que foi escolhida para a compra. Para isso é muito importante entender quem compra os presentes, que neste caso são os filhos, mães dos filhos e os próprios pais para si mesmo, e também acompanhar as tendências de consumo do homem brasileiro e, neste momento, o impacto do coronavírus nessas tendências.

Agora que estamos acertados sobre a importância e contexto, vamos a…

Dicas para aumentar as vendas no e-commerce no dia dos pais

Planeje suas vendas

Apesar de ser uma dica importante para o ano todo, ela tem uma certa especificidade para o momento. O planejamento é a peça chave para o sucesso de vendas sazonais e evita imprevistos. Isso porque ações feitas de última hora, mal pensadas ou executadas têm poucas chances de ter um bom desempenho e, pior, ainda podem causar um ônus, como no caso de aumentar o estoque mais do que o previsto.

Por este motivo um planejamento antecipado é o principal aliado à uma estratégia de vendas sazonal. Com ele é possível estar com a equipe e estoque prontos para o aumento de fluxo. E não é tão difícil se planejar quanto a isso, até porque o calendário já tem suas datas previstas. Sabendo a data, já é possível analisar tendências de mercado, conferir dados de mercado, pensar em cenários possíveis, saber quais investimentos priorizar, usar os dados que possui sobre seu consumidor para entendê-lo, planejar ações e, assim, ter alguma previsão sobre o seu possível desempenho.

Direcione sua comunicação para o dia dos pais

Lembre constantemente seu consumidor que a data está próxima e ofereça uma solução para a necessidade dele de comprar um presente para o pai da família. Assim você mantém o consumidor motivado para a compra. 

É sempre interessante lembrar que a comunicação é um diferencial prático da concorrência. Por isso, mobilize esse esforço em suas mídias sociais, EMKTs, banners da loja virtual e até conteúdo do blog, se tiver um. 

E, se possível, ainda reserve uma parte do seu investimento para realizar publicidades patrocinadas na web.

Faça ofertas e promoções para sair na frente da concorrência

Por que oferecer descontos e vantagens se o consumidor já estará comprometido a gastar na data? Justamente porque o mercado todo sabe disso e essa é uma ótima forma de destacar sua marca da concorrência e, também, porque oferecendo com antecedência você consegue entrar no planejamento do seu consumidor.

Algumas formas de promoção:

  1. Cupons de desconto
  2. Vale presente
  3. Brindes
  4. Frete grátis 
  5. Opções de parcelamento
  6. Kits e combos promocionais

Esteja preparado para os pais, preveja seu estoque

Muitas vezes é uma das partes negligenciada por pequenos comércios pela falta de recurso para investir em um estoque. Contudo, do que adianta você se planejar para aumentar suas vendas se não tiver como atender a demanda? 

Não esqueça de avaliar seu estoque. Esteja bem abastecido de itens que estão escassos, avalie o que repor, analise quais as tendências de consumo para o dia dos pais, analise também o que o consumidor deseja comprar dentro do seu segmento e providencie com antecedência para que não falte no período. 

Inclusive, é preciso estar atento a suas vendas na véspera da data, pois serão um forte indicador do que não pode faltar. Afinal as vendas não acontecem exatamente no dia dos pais, e sim próximas a data. 

Também tenha em mente que a sazonalidade não é apenas o momento para vender presentes para pais, mas também é uma oportunidade de vender mais itens, além do presente, para o consumidor.

Valorize a experiência do consumidor e dos pais

Nos últimos tempos, a experiência vem ganhando um destaque especial nas vendas por se mostrar como fator-chave na fidelização do consumidor. Dessa forma, é preciso prestar uma atenção especial a detalhes sobre como o cliente se relaciona com sua marca.

Alguns detalhes técnicos desse aspecto que merecem cuidados são:

  1. Conteúdos informativos
  2. Facilidade de checkout
  3. E-commerces responsivos
  4. Simplicidade de navegação
  5. Fácil contato com a marca

E, no caso do dia dos pais, podemos estender o compreendimento da experiência para além de navegabilidade suave dentro de seu e-commerce. Mas também dar ênfase a questões como o apelo emocional que a comunicação vai transmitir sobre o seu produto. Até porque, como dito anteriormente, por este presente ter a capacidade de perdurar na memória de pais e filhos ao longo de toda sua vida, o seu valor emocional ganha um grande peso.

Pense em como entregar o presente aos pais

A logística sempre foi um fator muito decisivo para e-commerces de uma forma geral. Entretanto, devido ao COVID-19 e restrições específicas do momento, se previna e antecipe soluções extras de logística para não comprometer seu controle, execução, transporte e armazenamento seguro para garantir a integridade da entrega dentro do seu prazo.

Se você quiser conferir mais dicas sobre e-commerce, acompanhe nosso Instagram @projecttus. E caso tenha ainda mais dúvidas de como aumentar suas vendas conte com uma empresa que te dará todo suporte e consultoria, além de desenvolvê-lo nas melhores plataformas no mercado, entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Últimos posts publicados

View all projects
Prime Day: a estratégia que ensinou muito sobre vendas em 2020

Prime Day: a estratégia que ensinou muito sobre vendas em 2020

Em 2015, para comemorar os seus 20 anos de aniversário, desde que o site foi lançado…
Leia mais
5 estratégias de planejamento para a Black Friday do seu e-commerce

5 estratégias de planejamento para a Black Friday do seu e-commerce

Se você já conseguiu dar check em todos os itens do nosso checklist, necessários para fazer…
Leia mais
Inteligência Artificial no seu E-commerce: como usá-la para aumentar a taxa de conversão

Inteligência Artificial no seu E-commerce: como usá-la para aumentar a taxa de conversão

A Inteligência Artificial é uma grande oportunidade para muitos negócios – desde micro a grandes empresas.…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts