fbpx
Amplie a comunicação e gere mais vendas ao seu negócio

Amplie a comunicação e gere mais vendas ao seu negócio

Pensar em como o brasileiro está se preparando para a Black Friday 2020 é fundamental para entender alguns comportamentos e intenções de compra, categorias e produtos mais desejados, bem como o trabalho das marcas por trás de todo esse planejamento. Entender o que move o comportamento do consumidor em tempos como os que estamos vivendo este ano, quando tudo se concentra no ambiente online, é o diferencial que um e-commerce precisa para ter sucesso em sua campanha de Black Friday.

Pensando nisso, o Google reuniu em um artigo sessões explicativas com dados, insights e indicações das melhores ferramentas para você se preparar e planejar uma boa campanha de fim de ano. Vamos conferir?

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa, 76% das pessoas já entendem que a Black Friday vai muito além de uma sexta-feira. E é por isso que as buscas por produtos e promoções começam semanas antes da data e se estendem pelo mês de Novembro inteiro.

Seja no varejo tradicional ou em serviços, a tendência das buscas online no pré-compra é valiosa para entendermos que tipo de comportamentos são relevantes e, assim, pensarmos em estratégias e diferenciais de marca em um momento tão concorrido para os e-commerces. De eletrônicos a procedimentos estéticos, cursos online ou pacotes de viagens: tudo pode ser oferecido nessa temporada. A grande diferença, principal fator que temos que nos atentar, é que o contexto mudou – mudando também o comportamento do consumidor.

Em uma pesquisa realizada por Samuel Moreschi, Gerente de Pesquisas e Insights do Google, foi possível entender quais são as expectativas dos brasileiros para a Black Friday de 2020. O comportamento do consumidor mudou com a pandemia, isso já sabemos. Mas o que ainda não tínhamos entendido era como essa mudança de comportamento mudou também os perfis de consumo: desde o mais contido até o que mais gasta neste período. Esses perfis variaram muito de acordo com a percepção da crise e o período de confinamento na quarentena. E essas variáveis afetaram – e muito – as intenções de compra. 32% das pessoas dizem ainda estar em dúvida se vão adquirir algo na Black Friday deste ano, ainda que mais da metade delas (54%) indique querer fazer alguma compra.

Em compensação, quando olhamos para o comportamento do consumidor, 6 em cada 10 pessoas afirmam que deixaram de fazer alguma compra recentemente para esperar pela Black Friday. Já que a busca pelo melhor custo/benefício é o que pauta esse consumo, os clientes parecem estar menos fiéis às marcas e mais abertos a tentar lojas novas.

Entendendo um pouco mais sobre as expectativas dos consumidores para a Black Friday 2020, como alinhar as melhores estratégias de marketing para ter sucesso nessa temporada?

4 passos para que seu e-commerce tenha sucesso na Black Friday

  1. Fuja dos dias de pico e antecipe suas ações e campanhas;
  2. Anuncie agora, enquanto a oferta de promoções ainda não está saturada;
  3. Ofereça mais segurança e benefícios como frete grátis, parcelamento e desconto nas compras no seu e-commerce;
  4. Incorpore elementos dos canais de venda físicos como telefone de contato com o vendedor e ponto de retirada de produtos;

Você já está alinhando essas estratégias para garantir o sucesso das vendas do seu e-commerce na Black Friday 2020? Fique atento a essas e mais dicas que preparamos para o blog da Projecttus nessa temporada!

Fonte: Think With Google

Últimos posts publicados

View all projects

Como definir palavra-chave para cada campanha

Palavras-chave são palavras ou termos pesquisados na busca de um produto ou serviço na Internet. Escolher…
Leia mais

Redução de custos para controle financeiro

Um dos fatores que mais geram dúvidas entre os donos de lojas virtuais é como fazer…
Leia mais

E-commerce responsivo

Como você já deve ter percebido, o uso de smartphones e tablets aumentou rapidamente nos últimos…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts