fbpx
A importância de um site responsivo

A importância de um site responsivo

Com as novas tecnologias que surgem, novas adaptações são necessárias a todo momento. Com tantas formas de acessar a internet, como via mobile, desktop e tablets, surge a necessidade da adaptação para o responsivo

Mas o que significa esse termo?

Um site responsivo é um site no qual a estruturação é baseada em HTML5 e CSS, o que permite a construção de um layout que se adapta à diferentes formas de tela. Essa adaptação envolve desde o layout, às imagens e também os textos.

A importância e necessidade de um site responsivo têm sido muito discutida atualmente porque isso impacta diretamente na experiência que o usuário têm com sua marca. A área que discute isso hoje no digital é a UX – User Experience, que se preocupa justamente com a experiência que sua marca passa no digital, em âmbitos mais técnicos como o layout – que citamos anteriormente.

Responsivo é experiência e experiência é tudo que os usuários mais buscam.

A importância de um site responsivo

Hoje a experiência que uma compra traz é o fator mais importante para o usuário. Se o produto for de ótima qualidade, mas o atendimento for ruim, toda a experiência estará comprometida. Da mesma forma que os anúncios e divulgações da campanha podem ser lindos e impactantes, mas se o usuário entrar para comprar via mobile e o site for lento ou as imagens estiverem quebradas, todo o trabalho anterior será afetado.

Isso é responsivo na prática!

Mas o que dispensado grande importância ao responsivo, é também o aumento do acesso via mobile. Segundo dados do IBGE de 2018, 69% dos brasileiros possuem acesso via mobile, enquanto apenas 38,8% possuem acesso via desktop.

E essa mesma maioria que acessa via mobile afirmou que existe 61% de chance deles saírem de um site no qual tenham uma má experiência por causa da falta de otimização, segundo o Think With Google.

Mais uma vez, a experiência sendo levada em conta.

O  impacto do responsivo no e-commerce

Desde 2015, o Google dá preferência para sites responsivos em seus resultados de busca. Isso porque a prioridade do Google é oferecer a melhor experiência de pesquisa. E, dentre os critérios que eles levam em conta para definir isso, além do conteúdo também estão a qualidade do site e à experiência do usuário. Ou seja, desde quando o usuário está buscando seu site, o responsivo já impacta sua marca.

Após isso, ao entrar no seu site, a experiência de navegação afeta diretamente na conversão de vendas.

Um estudo realizado pela Akamai, afirma que um atraso de 1 segundo de carregamento no mobile, diminui a conversão em 20,5%. Isso é muito preocupante. Grandes varejistas eletrônicos como a Amazon e o extinto Walmart há anos já se preocupam com isso e pesquisam o impacto financeiro da lentidão de carregamento de uma página. Uma pesquisa da Amazon descobriu que a cada segundo que sua página demora para carregar, o impacto no faturamento anual da empresa pode ser de US$1,6 bilhão de dólares. Já o Walmart descobriu cada segundo mais rápido de carregamento, aumenta 2% da conversão.

O Google mostrou isso em gráfico. Repare que 1 a 5 segundos de demora de carregamento já pode ser crucial para seu negócio:

A importância de um site responsivo
REPRODUÇÃO: Think With Google

Além do carregamento, existem outros fatores que também impactam na conversão. Por exemplo, o check out: a ponta final do seu funil, que nem sempre recebe tanta atenção como as páginas da home e de produtos. Mas é lá que seu cliente vai finalizar a venda e atingir o seu objetivo final. Os usuários buscam além de uma experiência única, uma experiência descomplicada.

Responsivo vs site mobile

O site mobile é um estratégia que constrói uma página totalmente diferente, focada na experiência mobile. Ou seja, dois layouts e dois desenvolvimentos distintos, o que também implica em diretórios ou url distintas. O desenvolvimento dessa forma geralmente é uma estratégia utilizada por grandes e-commerces como Americanas e Submarino, para garantir a melhor navegação possível de seu usuário. Contudo, como são dois desenvolvimentos distintos, o custo é bem mais alto que a versão responsiva e pode ter problemas no tráfego e nas ferramentas de busca, visto que as urls são distintas.

Responsivo vs Adaptativo

A importância de um site responsivo
Fonte: Froont

O site adaptativo é mais uma estratégia de desenvolvimento, que detecta o tamanho da tela e carrega o layout apropriado para ele. Ele usa layouts estáticos baseados em pontos de quebra para isso. As seis larguras de tela mais comuns utilizadas em sites adaptáveis são: 320p, 480p, 760p, 960p, 1200p e 1600p. 

Portanto, sua intenção principal é adaptar o design para as diferentes telas, mas levando em conta medidas fixas pré-existentes. Os textos e imagens criados para o desktop são os mesmos utilizados no mobile ou tablet, elas apenas são adaptadas.

A diferença entre o responsivo e o adaptativo é que o responsivo busca acompanhar a resolução de cada dispositivo, enquanto o adaptativo possui esses medidas fixas que não são tão flexíveis.

Como testar a usabilidade do meu site?

O próprio Google possui uma ferramenta gratuita e muito prática que testa a velocidade de carregamento do seu site em dispositivos mobiles, o Test My Site.

AVALIE O CARREGAMENTO DO SEU SITE AQUI

Essa avaliação já é um ótimo primeiro passo para verificar como você pode melhorar seu site!

Mas fique atento à todas as outras adaptações, pois o design responsivo do seu site vai te auxiliar a ampliar o alcance do seu e-commerce e aumentar suas conversões!

Leia também:
Tendências do marketing digital em 2020
AMAZON: 10 lições do maior e-commerce do mundo
10 técnicas avançadas para gerar leads para seu e-commerce
8 erros que você não pode cometer na gestão do seu e-commerce

foot-projecttus

Últimos posts publicados

View all projects
Qual a diferença entre Magento e WordPress para e-commerce

Qual a diferença entre Magento e WordPress para e-commerce

“Magento ou Wordpress?” ainda é uma das dúvidas mais comuns entre os clientes que vão embarcar…
Leia mais
Aumentando as vendas no e-commerce no dia dos pais

Aumentando as vendas no e-commerce no dia dos pais

Apesar dos altos e baixo no mercado, uma coisa é certa: as oportunidades que datas sazonais…
Leia mais

Os melhores sistemas de Cashback para E-Commerce

Você conhece essa nova estratégia de vendas? O cashback, do inglês “dinheiro de volta”, é um…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts