fbpx

5 questões mais importantes para o consumidor de e-commerce no Brasil

Confira 5 questões mais importantes para o consumidor de e-commerce e entenda seus clientes

5 questões mais importantes para o consumidor de e-commerce no Brasil

O mundo mudou sua forma de comprar e o consumidor acompanhou esta mudança. Hoje, os consumidores já tem suas exigências na hora de comprar em um e-commerce, e muitos só fazem a compra quando a empresa atende à seus “requisitos pessoais”. Segundo dados de uma pesquisa da Total Express, realizada em parceria com a Wayra Consultoria, os consumidores desejam, no geral, ter uma experiência de compra onde o monitoramento da entrega seja constante e com informações confiáveis.

A pesquisa buscou entender o comportamento e as preferências dos consumidores em relação às entregas de e-commerces no Brasil e ouviu mais de 800 pessoas em todas as regiões do país. O levantamento feito, serve como uma ferramenta essencial na busca de melhorias para o segmento de e-commerce, que merece atenção até nos mínimos detalhes para oferecer uma boa experiência de compra para o consumidor.

Confira abaixo os principais desafios do setor:

1) Aviso de entrega

O cliente final (66,5%) considera essencial ser avisado sobre as etapas de entrega de seu pacote, principalmente, quando ele já saiu do centro de distribuição e houve alguma tentativa de entrega em sua casa. Para a grande maioria dos entrevistados, saber onde se encontra o produto é primordial para confiar no processo de recebimento.

2) Tempo de entrega

Apesar de parte da população (49%) estar satisfeita com as opções disponíveis hoje no mercado, que oferecem um intervalo de 2 a 7 dias para entrega, 51% do público ouvido gostaria de receber serviços mais sofisticados. Essa parcela preferia entregas no mesmo dia ou em até 2 dias úteis.

3) O cliente pagaria mais por novos serviços de frete

Quando questionados se estariam dispostos a pagar mais pelas comodidades, 61% dos respondentes afirmaram que o fariam se pudessem ter recebimento imediato da encomenda e 52% disseram que poderiam pagar um valor a mais para a entrega programada.

A evolução do processo de entrega ainda está em fase de adaptação para muitas lojas virtuais, e na contramão, a maioria dos consumidores cada vez mais exigem um formato de entrega ágil, e o grande fator que pode impulsionar esta mudança é a disposição do cliente em pagar um valor maior para uma entrega personalizada. Será que estamos perto de um avanço nesse quesito? Resta esperar para ver se o mercado consegue se adaptar.

4) Conhecimento da empresa transportadora

Um dos detalhes mais importantes da pesquisa é que 88% dos entrevistados gostariam de ser informados pelo site de e-commerce sobre qual transportadora é utilizada para fazer a entrega.

Neste ponto, é extremamente crucial escolher uma empresa de confiança e credibilidade para fazer as entregas da sua empresa. Um levantamento feito pela ABComm, no primeiro semestre de 2014, revelou que 61% das lojas online brasileiras sofreram alguma reclamação referente a atrasos na entrega de mercadorias — principalmente quando o cliente pagou por esse frete.

5) Comprometimento, prazo e preço: fatores decisivos para a escolha

Nesse cenário, a partir das empresas informadas nos sites de compra, 62% do público levaria em consideração o cumprimento do que foi prometido em outras ocasiões, seguido pelo prazo prometido (59%) e preço de frente (42%) para a escolha na hora de fechar o pedido.

Fonte: Ecommerce Brasil

Últimos posts publicados

View all projects

5 tendências do e-commerce para você ficar atento em 2021

Que 2020 foi um ano intenso e cheio de transformações nós já sabemos. Essas transformações vieram…
Leia mais

Calendário Projecttus 2021: o planejamento que faltava para fazer o seu e-commerce decolar

O ano de 2020 está quase no fim e, após tantas realizações, pensamos em compartilhar com…
Leia mais

Os 10 conteúdos que mais ajudaram nossos clientes em 2020

2020 foi, com certeza, um ano de muitos desafios. Isso não gera mais dúvidas. As mudanças…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts