fbpx
5 ferramentas de marketing digital essenciais para e-commerce

5 ferramentas de marketing digital essenciais para e-commerce

Um e-commerce sem divulgação é como uma loja no meio do deserto.

Utilizamos essa anedota em nosso último post, no qual mostramos o passo-a-passo para você criar um e-commerce do zero e também te mostramos que apenas possuir um e-commerce não é suficiente: o marketing digital é o que vai anunciar sua loja para o mundo digital e atrair clientes.

Esse é um passo que muitos lojistas ignoram: eles investem em produtos de boa qualidade, desenvolvem o e-commerce em ótimas plataformas, mas não conseguem vender. Isso porque a loja deles fica no deserto. Ninguém sabe da existência dela.

É por isso que o marketing digital é tão importante. É através dele que você vai anunciar sua loja para o mundo através de diversas ferramentas. 

Leia mais:
Marketing digital para e-commerce: entenda a diferença dessa estratégia
Blog: essa estratégia ainda funciona?
Tendências do marketing digital em 2020

Mas tudo isso precisa ser muito estratégico e baseado em dados reais. O que é uma grande vantagem do universo digital, afinal, diferente de um outdoor na rua que você não pode saber quantas pessoas visualizaram e quem são elas, na internet tudo que você publica pode ser metrificado.

Por isso, sua estratégia de marketing digital deve ser bem pautada. Sorte sua que, para realizar esse trabalho, hoje já existem diversas ferramentas voltadas para marketing digital de e-commerces. Algumas delas consideramos essenciais para seu e-commerce, pois elas vão gerar constantemente dados preciosos para você monitorar o desempenho do mesmo.

Com elas, será possível analisar o tráfego do seu e-commerce, verificar o comportamento do seu usuário e entender melhor sobre seu público. Para assim ver o que funciona ou não, verificar possíveis problemas como o porquê do seu site não rankear no Google e diversas outras funcionalidades.

Para entender melhor como elas podem te ajudar, separamos 5 ferramentas de marketing digital que consideramos essenciais para seu e-commerce. Além disso, também explicamos melhor sobre as funcionalidades delas e como elas podem ser úteis para você.

Vamos conferir essa lista?

5 ferramentas de marketing digital essenciais para e-commerce

1. Google Analytics

google-analytics-ferramentas-de-marketing-digital-projecttus

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, que monitora todo o tráfego de um site. Você pode cadastrar tanto seu blog, como seu e-commerce na plataforma, para fazer esse monitoramento.

Todo o tráfego do seu site será convertido em inúmeras estatísticas e dados que você pode conferir e utilizar para suas estratégias de marketing digital. Esses dados são essenciais porque possibilitam que você entenda o comportamento do seu usuário em seu site e, desta forma, possa elaborar campanhas pautadas em fatos reais. Desta forma, gerando campanhas com resultados mais efetivos.

No Google Analytics é possível conferir dados como:
– Dia, semana ou horário que os usuários mais engajam com o site;
– Taxa de rejeição de cada página;
– Analisar dados como gênero, idade, localização, escolaridade e relacionamento dos seus usuários;
– Verificar por qual dispositivo os usuários mais acessam o site.

Todos esses dados irão te ajudar não só nas campanhas, mas também a monitorar páginas, funcionalidades e possíveis problemas que podem estar afetando suas vendas.

2. SEMrush

semrush-ferramentas-de-marketing-digital-projecttus

A própria SEMRush se denomina como uma plataforma de gestão de visibilidade online e suas funcionalidades servem exatamente para isso. Mesmo sendo uma ferramenta paga, hoje ela é muito utilizada e considerada uma das melhores ferramentas para análise de SEO. Isso provavelmente está relacionado a infinidade de ferramentas e precisão de dados que podem ser gerados através dela, com insights preciosos para estratégias de marketing digital e de marketing de conteúdo.

No SEMRush é possível analisar o site que você desejar, então você pode tirar insights tanto para seu próprio e-commerce, como também verificar os dados de seus concorrentes ou de múltiplos e-commerces que você gerencia – no caso de agências.

Na plataforma você pode realizar uma análise global do desempenho do seu e-commerce, fazer uma pesquisa completa e detalhada de palavras-chave que pode aplicar no site ou em conteúdos. Também é possível encontrar informações sobre pesquisa orgânica, paga, mídia display, tráfego, backlinks, e ainda gerar relatórios completos com essas análises.

Algumas funções que destacamos da ferramenta são: 
Keyword Magic Tool: nessa funcionalidade, você insere a palavra-chave e o país de busca que deseja pesquisar, e então é gerado uma porção de informações sobre o volume de pesquisa, a dificuldade da palavra-chave, a densidade competitiva, recursos de SERP e dados de custo por clique. Ou seja, é ótima para conseguir diversos insights para a estratégia que vai aplicar em seu e-commerce.
– Site Audit: o SEMRush consegue realizar uma auditoria completa de seu site, verificando erros técnicos ou inadequações de SEO do mesmo. O que é perfeito para você corrigir possíveis erros que podem estar afetando suas vendas. Lembrando que não são só bugs que afetam seu e-commerce! Mas para uma estratégia de marketing digital, até mesmo a palavra utilizada no botão de CTA pode prejudicar as vendas do seu e-commerce.

O SEMRush ainda conta com ferramentas voltadas para marketing de conteúdo e análise de mídias sociais. Ele é muito completo e pode gerar informações que toda sua equipe de marketing pode utilizar para promover ações mais efetivas para seu e-commerce.

3. Buzzsumo

buzzsumo-ferramentas-de-marketing-digital-projecttus

O conteúdo é uma parte muito importante em uma estratégia de marketing digital para e-commerce. Hoje sabemos que as pessoas não buscam apenas por produtos, mas sim, por valor agregado – algo que é construído através da entrega de conteúdos de valor. 

Por isso, ter uma ferramenta que te auxilie nessa parte pode ser uma mão na roda. A ferramenta essencial que indicamos para esse trabalho é o Buzzsumo: ela disponibiliza diversos recursos que analisam o melhor conteúdo para você trabalhar.

Nela, falando de forma geral, é possível descobrir os conteúdos mais compartilhados na rede, rastrear marcas e backlinks, identificar influenciadores potenciais e os temas que eles compartilham, além de gerar relatórios de análise de temas específicos.

Destacamos algumas funções bem diferentes e relevantes do Buzzsumo:
– Apenas inserindo um termo, você consegue verificar tudo o que está sendo compartilhado em cada rede social específica sobre aquele assunto;
– Analisar os assuntos mais relevantes e comentados em cada rede; 
– Função “Influencers”: essa funcionalidade permite encontrar influenciadores ou canais em cada rede social que compartilhem e falem sobre o assunto que você deseja. Você pode utilizar isso tanto para encontrar influencers que podem ser seus aliados e trabalhar com você na divulgação de um produto novo seu, por exemplo, ou como também para avaliar o que as pessoas têm comentado sobre seu nicho.

Toda essa análise de conteúdo é voltada para uma parte mais técnica – ou “inteligente” – que vai te ajudar não só com insights, mas dados relevantes que vão  ajudar a aumentar a autoridade do seu e-commerce e sua relevância nos motores de busca.

4. RD Station

rd-station-ferramentas-de-marketing-digital-projecttus

A RD Station é um software de automatização que, se usado da forma correta, dá um verdadeiro boost em suas estratégias! Já falamos dessa ferramenta por aqui no blog e você já sabe que ela é a melhor solução quando o assunto é automatização para e-mail marketing. Mas, mesmo sendo paga, saiba que o custo-benefício é muito bom e faz toda a diferença contratá-la para suas ações de marketing digital.

Suas principais funcionalidades são: disparo de e-mail marketing, criação de landing pages, gestão de mídias sociais, gestão da base de leads, lead scoring e lead tracking. Ou seja, tudo voltado para uma ação de inbound marketing.

Além dessas ferramentas de automação, também  é possível metrificar melhor os dados obtidos, para poder elaborar ações ainda mais eficientes. Por exemplo, com essa ferramenta, você pode mapear o comportamento e as preferências do cliente de seu e-commerce e criar campanhas específicas para esse público. Para isso, você pode enviar e-mails somente com produtos do interesse dele, aumentando ainda mais as chances de conversão.

5. Shopback

shopback-projecttus

Você sabia que 98% dos usuários que acessam seu site, saem dele sem converter? Como o marketing digital pode ajudar nisso? 

Foi a partir dessas premissas que surgiu o Shopback, uma ferramenta que já é muito utilizada pela maioria dos e-commerces e é essencial para você!

O Shopback é uma multi-plataforma Saas focada justamente em estratégias de retenção e re-engajamento desses usuários. Para realizar essas ações, ela possui algumas funções como:
– Recaptura de carrinho abandonado
– Alertas de produtos que reduziram o preço via e-mail
– Recomendação de produtos similares
– E-mails segmentados

Com essa estratégia, é possível você manter uma comunicação ativa com seus usuários e potencializar a conversão do seu e-commerce. Ou seja, um ótimo agregado para seu negócio!

Como você pode ver, todas essas ferramentas possuem funções diferentes mas que se complementam e se encaixam nos mais diversos ramos do marketing digital. E se seu e-commerce ainda não utiliza algumas delas, não perca tempo. Invista tempo nisso também e alavanque ainda mais sua estratégia e também suas vendas!

foot-projecttus

Últimos posts publicados

View all projects
Aumentando as vendas no e-commerce no dia dos pais

Aumentando as vendas no e-commerce no dia dos pais

Apesar dos altos e baixo no mercado, uma coisa é certa: as oportunidades que datas sazonais…
Leia mais

Os melhores sistemas de Cashback para E-Commerce

Você conhece essa nova estratégia de vendas? O cashback, do inglês “dinheiro de volta”, é um…
Leia mais

Saiba mais sobre Taxa de Rejeição e pare de perder clientes

Taxa de rejeição, ou bounce rate, é um tipo de dado da web que mede o…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts