fbpx
5 dicas infalíveis para otimizar a logística do seu e-commerce

5 dicas infalíveis para otimizar a logística do seu e-commerce

Engana-se quem pensa que construir um e-commerce é fácil apenas pelo fato de ele ser uma loja online. Muito pelo contrário, a loja virtual exige muito planejamento e uma carga de informações enorme para se levar em conta antes de decidir vender online. Para um e-commerce funcionar, é fundamental ter uma logística bem projetada para alavancar suas vendas. Caso isso não aconteça, você pode perder muitos clientes.

Por isso, preparamos um post com dicas infalíveis para a logística do seu e-commerce funcionar sem erros e garantir clientes satisfeitos. Vamos conferir?

1. Divida o seu estoque

A primeira dica não é somente sobre a operação da logística do seu e-commerce, mas sim uma medida de segurança para o seu negócio.

O ideal é dividir o estoque do seu e-commerce em três partes, se possível, já que manter todos os produtos em apenas um espaço pode acarretar prejuízos caso algo aconteça. Estamos reféns de muitos problemas quando decidimos construir uma marca ou oferecer serviços. Justamente por isso, é melhor ter seu estoque dividido em partes do que manter tudo em apenas um espaço físico.

2. Tenha um estoque online

Não adianta ter apenas um estoque físico. Se sua loja está na internet, você precisa ter um estoque online para fazer a conferência de todos os registros e otimizar a produtividade da sua equipe de trabalho. Assim, você perde menos tempo na organização dos produtos e pode dedicá-lo a atender os pedidos.

3. Automatize a sua logística

Automatizar a sua logística é imprescindível para o gerenciamento do seu negócio. Contrate uma consultaria e um sistema para organizar todos os passos necessários para alavancar as suas vendas. Quanto melhor o planejamento, melhor o resultado das etapas da logística.

4. Trabalhe com métricas

O sucesso no gerenciamento do seu negócio está diretamente alinhado com o diagnóstico de falhas e erros que podem acontecer facilmente quando estamos lidando com uma loja virtual. Por isso, a melhor maneira de gerenciar a sua logística é trabalhar com métricas que permitam a visualização de resultados e, assim, a possibilidade de tomar medidas adequadas para que seu e-commerce tenha a melhor performance possível.

5. Entenda a capacidade do seu estoque

Uma dica fundamental é entender a capacidade disponível para receber e alocar cada produto em seu estoque. Você deve ter cerca de 85% de ocupação total, de acordo com as práticas atuais do mercado.

Outro ponto importante a ser observado é o tempo de ciclo. Essa métrica refere-se ao tempo relacionado ao processo de compra e recebimento de mercadorias. Com ela, calcula-se o tempo que as mercadorias levam desde o pedido feito ao fornecedor até o recebimento dele no seu estoque.

Trabalhando com essas dicas, é possível alcançar um sucesso maior em vendas e otimizar os processos e etapas da logística do seu e-commerce. Com essas ferramentas, você poderá gerenciar a sua logística e garantir que o seu negócio tenha um bom desempenho e performance nesse departamento.

Últimos posts publicados

View all projects

Redução de custos para controle financeiro

Um dos fatores que mais geram dúvidas entre os donos de lojas virtuais é como fazer…
Leia mais

E-commerce responsivo

Como você já deve ter percebido, o uso de smartphones e tablets aumentou rapidamente nos últimos…
Leia mais

Importância dos links externos para o Google

A importância dos links externos para o Google está diretamente relacionada à maior classificação no mecanismo…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts