fbpx
10 fatos sobre e-commerce que você não sabia

10 fatos sobre e-commerce que você não sabia

Mesmo lidando com nosso e-commerce diariamente, nem sempre sabemos tudo sobre esse universo. Se as estatísticas são tantas, as curiosidades sobre esse nicho são mais ainda! Em anos de existência dessa forma de venda, muitos fatos curiosos já aconteceram e já rendeu história suficiente para muitos livros. 

Para você adentrar de vez esse universo, trouxemos uma lista com 10 fatos sobre e-commerce que temos certeza que você não sabia!

Vamos conferir juntos?

10 fatos sobre e-commerce que você não sabia

1. Antes do comércio online acontecer via internet, o formato já acontecia através do Videotex. O aparelho foi inventado pelo inglês Michael Aldrich em 1979 e nada mais era do que uma televisão doméstica conectada a uma linha telefônica, que permitia a compra pelo controle remoto

videotex-fatos-sobre-e-commerce-projecttus

2. Você sabe o que significa o “www” que está presente na maioria das urls? Criado em 1990 por Tim Berners-Lee, o WWW é a sigla para World Wide Web, o primeiro buscador da web.

3. Ainda no começo da internet, mais precisamente em 1994, a Pizza Hut começou a retirar pedidos online. Mesmo que somente 5% da população tivesse acesso à internet.

pizza-hut-fatos-sobre-e-commerce-projecttus

4. Empresas que são líderes hoje, já estão no mercado há muito mais tempo do que imaginamos! É o caso das gigantes Amazon e eBay, que foram fundadas lá atrás, em 1995.

5. Você já parou para pensar quais foram os primeiros produtos a serem vendidos nos grandes e-commerces? No eBay, por exemplo, o primeiro produto anunciado foi uma caneta laser quebrada. Na verdade ela era só um teste do programador para ver a reação e o comportamento dos usuários da internet diante de uma mercado virtual.

Confira a evolução do layout do eBay ao longo dos anos:
ebay-fatos-sobre-e-commerce-projecttus

6. Falando em primeiros produtos, o primeiro livro vendido na Amazon está a venda até hoje! O título com essa façanha é o “Fluid Concepts and Creative Analogies” de Douglas R. Hofstadter.

7. Uma usuário do eBay, em 2007, anunciou sua alma a venda. Poisé! E ele até preencheu os atributos e descreveu que sua alma era “certificada e estava com todos os papeis em dia”, além de possuir diversas finalidade como “jogar poker, fazer um pacto com o diabo ou brincar com as crianças”. Vendedor bom vende qualquer coisa, não é mesmo? A alma foi vendida por €47,51.

8. A Black Friday nem sempre foi um sucesso da internet. No começo, o foco inicial era ser uma data voltada para o varejo físico. Então os e-commerces também quiseram uma data para deslanchar suas vendas e os e-commerces de tecnologia criaram a Cyber Monday, voltada para compras em promoção no nicho de tecnologia.

9. Hoje, o maior mercado para e-commerces é na China, onde existem mais de 1 bilhão de shoppers.

10. Você tem dúvidas se os e-commerces realmente vendem? Então se liga nesse dado: as pessoas gastam cerca de 5 horas semanais fazendo compras online e esse número só tende a crescer!

Gostou desse conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos sobre esse e outros temas!

Leia mais:

Magento: a melhor plataforma para expandir seu e-commerce
Marketing digital para e-commerce: entenda a diferença dessa estratégia
Alibaba: o e-commerce que mudou o comércio chinês

foot-projecttus

Últimos posts publicados

View all projects
O impacto do coronavírus no e-commerce

O impacto do coronavírus no e-commerce

O novo coronavírus pegou todos nós de surpresa e muitos e-commerces estão em dúvida sobre como…
Leia mais
brunetto-odontologia-case-projecttus

Brunetto: está no ar o novo site

Mais um projeto concluído para compartilhar com vocês! O site da Brunetto - Odontologia e Ortodontia,…
Leia mais
Parceria entre Olist + Agência Curitiba, vai inserir artesãos no e-commerce

Parceria entre Olist + Agência Curitiba, vai inserir artesãos no e-commerce

O e-commerce tem revolucionado as vendas das marcas durante esse tempo de pandemia! As inovações dos…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts