fbpx
10 extensões do Chrome que vão melhorar seu SEO

10 extensões do Chrome para análise de SEO

Sabemos que não é nada fácil realizar uma análise da otimização nos mecanismos de busca, o famoso trabalho de SEO. 

Os profissionais dessa área desempenham uma porção de tarefas todos os dias, utilizando diversas ferramentas em busca dos melhores resultados de otimização para uma página. Eles precisam que essas otimizações garantam a usabilidade do site, o bom posicionamento do Google, os links funcionando corretamente, as palavras-chaves certas e muito mais. 

Já para os outros profissionais leigos em SEO, mas que desejam bons resultados de otimização, o trabalho é dobrado: ele vem junto com o desafio de conseguir uma ferramenta que o ajude na otimização e seja clara e compreensível.

Diante desse cenário, algo que pode ajudar muito no dia-a-dia desses profissionais – e de todos aqueles que desejam melhorar constantemente sua página – são as extensões do Chrome.

O Chrome é o navegador escolhido por 66,87% dos usuários pelo desktop (Statcounter). Isso com certeza está relacionado por sua rapidez, fluidez e pelas diversas extensões disponíveis – além, claro, da facilidade de integração com outras ferramentas do Google.

Esse navegador apresenta uma loja própria cuja principal função é deixar o usuário personalizar o seu navegador. Na Chrome Web Store, é possível baixar diversos apps, temas e extensões para o navegador. Essas extensões são infinitas e tornam “as páginas mais úteis”, segundo o próprio Google. 

Algumas vantagens do uso de extensões, são:

  • Adicionar novos recursos aos apps existentes;
  • Receber links e informações sobre uma página;
  • Receber notificações sobre eventos e acontecimentos;
  • Utilizá-las como atalhos para outras páginas.

As extensões de SEO, por sua vez, surgem para facilitar o trabalho de quem está querendo otimizar uma página. As opções são imensas, mas hoje trouxemos uma lista com 10 extensões do Chrome que consideramos mais completas e úteis para, realmente, melhorar o seu SEO!

Vamos conferir?

Leia mais:
A importância de um site responsivo
Tendências do marketing digital em 2020

10 extensões do Chrome para análise de SEO

1. PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights (PSI) é uma ferramenta online criada pelo Google para analisar o desempenho de uma página. 

Com uma interface super simples e objetiva, apenas inserindo a url da página que deseja analisar é possível obter um relatório completo com o desempenho da página para desktop e mobile, analisando diversos pontos e atribuindo uma nota final à página toda, que vai de 0 a 100.

pagespeed insights

O relatório completo fornece o que eles chama de “dados de laboratório” (primeiro aparecimento de conteúdo, velocidade de carregamento, primeira CPU ociosa, etc), oportunidades para ajudar a aumentar o carregamento e também um diagnóstico geral com insights de algumas otimizações que podem ser feitas.

Para realizar essa análise, o PageSpeed Insights incorpora dados do relatório de experiência do usuário do Chrome (CrUX).

Essas otimizações sugeridas pelo PageSpeed Insights são muito importantes pois acarretam diretamente na experiência do usuário, além da posição no Google – que é o maior objetivo de todas as páginas. Por isso, fique atento às informações fornecidas por essa ferramenta!

2.MozBar 

A MozBar é uma extensão do Chrome que exibe uma barra de ferramentas para análise de SEO da página que você estiver navegando.

De forma rápida e direta, a barrinha mostra vários aspectos como o tempo de carregamento da página, o número de compartilhamentos nas redes sociais, os link internos e externos e alguns dados gerais como nome da página, meta-description, palavras-chave, localização e outros.

mozbar

A MozBar é aberta junto com cada nova aba aberta no seu navegador, ou seja, é super prático e te auxiliar a inclusive, analisar dados de outras páginas que você navega para analisar como eles tem trabalhado suas técnicas de otimização.

3. SEOquake

O SEOQuake é uma das ferramentas mais completas para análise de SEO. Ele também funciona como uma barra de ferramentas, capaz de gerar em segundos uma audição completa da página que o usuário está navegando. Além da análise mais simples e orgânica, o SEOquake conta com outras diversas ferramentas como o relatório de densidade de palavras-chave, a análise de links internos e externos e também algumas métricas relacionadas às redes sociais. E caso você queira uma relatório mais completo da página, você pode clicar no botão da extensão e abrirá um pop-up com esse relatório, exibindo todos esses outros dados:

Uma outra função bem útil é a SERP overlay, que exibe uma barra embaixo de cada resultado dos mecanismos de busca, com os parâmetros de cada item dos resultados. 

seoquake

Essa é uma ferramenta indispensável para os analistas de SEO que desejam adentrar o universo de otimização e estar sempre analisando as páginas e avaliando suas estratégias.

4. Check my Links

O Check My Links é uma extensão bem simples cuja função é escanear rapidamente os links de uma página de web. Após instalar a ferramenta, abra a página que deseja avaliar e clique no ícone da extensão em seu navegador. Um quadrinho pequeno vai abrir e  ele começará a analisar o status dos links desta página. Os links quebrados são marcados em vermelho, os problemáticos em amarelo e os links bons em verde.

checkmylinks

Ele é essencial para manter os sites sempre funcionando e evitar que um usuário acesse sua página e encontre links quebrados ou páginas inexistentes.

5. Detailed SEO

Com uma interface mais limpa e objetiva, o Detailed SEO é uma extensão mais recente que oferece algumas funções diferentes das outras. Além das partes mais técnicas de SEO, ela também oferece a opção de verificar os headers, links, imagens da página. O objetivo da extensão é gerar verdadeiros insights para as otimizações, além de apenas dados.

detailed-seo

Ela é uma ótima ferramenta para análise das estratégias de outros concorrentes, principalmente relacionadas às estratégias de conteúdo e divulgação. Com a análise de headers e redes sociais, é possível verificar o que tem indexado e funcionado melhor para seus concorrentes.

6. Análise SEO e a Análise de Websites da WooRank

Essa extensão da WooRank é, de longe, uma das mais completas e fáceis de usar! Basta apenas clicar no ícone da extensão no navegador, que um pop abrirá com uma análise super completa da página. A interface é toda em português e bem clean, o que ajuda muito o usuário. 

Essa análise gerada é bem profunda: ela atribui uma nota geral à página e mostra os pontos altos e baixos, baseado nas cores verde, amarelo e vermelho. Depois traz uma lista com milhares de aspectos, na qual vai analisando o status (com a cor indicativa), além de apresentar um comentário sobre como aquele ponto pode ser melhorado. 

analiseseo
analise-seo

Além do resultado on-page, o relatório também mostra uma análise dos seguintes itens:
– Otimização do motor de pesquisa
– Dados estruturados
– Compatibilidade com dispositivos móveis
– Facilidade de utilização
– Tecnologias para Website
– Ligações inversas
– Redes sociais
– Tráfego de Websites

Por ser tão completa, ela é uma de nossas principais indicações para quem deseja realizar um bom trabalho de SEO.

7. SEO Site Tools

Para quem é fã de números e quer uma ferramenta realmente poderosa para analisá-los, o SEO Site Tools pode ser uma extensão perfeita para você. Nele, você consegue obter uma coletânea de informações de uma página de forma bem direta e objetiva.

seo-tools

Ativando a extensão em uma página, é possível verificar os seguintes dados de uma página: o estado de SEO (ranking da página, servidor, backlinks, páginas indexadas), as ferramentas de SEO, o ranking de tráfego e algumas informações gerais da página.

 8. Impactana

A Impactana Content Marketing Toolbar também é uma extensão do Chrome que habilita uma barra de ferramentas nas páginas. Diferentes das outras, essa extensão tem como objetivo analisar duas métricas que considera as mais importantes: buzz e impacto. Para isso, a barrinha que aparece em todas as páginas, exibe os resultados do alcance do site nas redes sociais (chamado de “buzz”) e do impacto da página em termos de SEO. 

impactana

Além dessas duas principais funções, com essa ferramenta, é possível compartilhar o conteúdo da página na sua conta do Buffer ou do Hubspot, além de poder salvar o link rapidamente em sua conta do Pocket.

Portanto, essa é uma ferramenta ótima para produtores de conteúdos e profissionais de marketing interessados em analisar a interação e engajamento de sua página e dos concorrentes.

9. Google Similar Pages

O Google Similar Pages é uma extensão bem simples que, como o próprio nome diz, fornece uma lista de páginas semelhantes à que você está navegando. Basta clicar no ícone da extensão e uma pop-up pequena abrirá com as informações das páginas semelhantes.

Ela é uma ferramenta rápida, indicada para quem deseja analisar o que os concorrentes ou outras páginas relacionadas estão fazendo. Também é uma boa forma de fazer análise de concorrentes.

10. Page Analytics

Se você é fã e usuário constante do Google Analytics, o Page Analytics vai te ajudar muito! A versão em extensão, também projetada pelo Google, funciona como um Analytics em tempo real e “de forma compacta”.

Ela exibe as principais métricas do Analytics, como exibições da página, exibições de páginas únicas, tempo médio, taxa de rejeição e taxa da saída, além do número de visitantes ativos em tempo real e de uma análise de onde os usuários mais clicam na página.

Page Analytics

Ou seja, é ótima para quem é habituado a usar o Analytics e precisa de agilidade para visualizar essas métricas da ferramenta.

Então, qual ferramenta você achou mais útil para melhorar seu SEO? Temos certeza que uma dessas vai te ajudar. Para começar usar, basta abrir a loja do Chrome, encontrar a extensão e clicar em “adicionar ao Chrome”. 

As extensões de SEO e todas as outras fornecidas pelo Chrome, com certeza, vão melhorar sua experiência no navegador!

foot-projecttus

Últimos posts publicados

View all projects

Por que as suas vendas devem acontecer em mais de uma plataforma

Claro, ter uma loja virtual é muito importante para o seu e-commerce, mas as suas vendas…
Leia mais
potencialize seu e-commerce com mobile marketing

Potencialize seu e-commerce com Mobile Marketing

O meio como consumimos informações tem se transformado nos últimos anos. Cada vez mais estamos antenados…
Leia mais
O que você precisa saber antes de abrir seu e-commerce

O que você precisa saber antes de abrir seu e-commerce

Seja qual for motivo que você tiver para se aventurar no mundo do e-commerce, algumas coisas…
Leia mais

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts