10 técnicas avançadas para gerar leads para seu e-commerce

Então você quer gerar mais leads para o seu e-commerce e não sabe mais o que fazer? Está perdido no meio de tantas ofertas de ferramentas e agências de todo canto do mundo? Seus problemas acabaram! Leia este conteúdo até o final e descubra as 10 técnicas avançadas mais usadas no marketing digital para capturar mais leads para seu e-commerce.

10 tecnicas para gerar mais leads para seu e-commerce

 

Antes de ler essas técnicas, é importante você entender muito bem o que é um lead.

É bem simples, veja só:

– Um LEAD é nada mais que o cadastro ou registro de uma pessoa com interesse potencial em comprar algo que você vende. Todo cliente já foi um lead algum dia.

Anzol vazio não pega peixe, então use iscas! Uma pessoa só fornece seus dados para uma empresa se ganhar algo em troca. Então utilize iscas como e-books, videoaulas e outros materiais para consegui-los. Esse processo de troca pode ser pontual, como por exemplo, a pessoa pode fazer o cadastro completo para receber algum material como esses que citamos ou pode ser algo mais simples como o cadastro de uma newsletter em troca de conteúdo de um blog ou e-mail marketing. Mesmo que você colete algum dado mínimo, como nome e e-mail (que geralmente são obrigatórios), sua empresa já poderá usar algumas das técnicas que te mostraremos para convertê-lo em um cliente.

Após entender o que é um lead, é importante que você saiba que existe toda uma estratégia para a captura desses leads. Não é só lançar um produto. Não é só pegar um e-mail. Construir essa estratégia é fundamental para o crescimento de suas vendas.

Por que gerar leads?

10-técnicas-avançadas-para-gerar-mais-leads-para-seu-e-commerce-foto-uiex

Foto: UiEx

Além do objetivo principal dele se tornar seu cliente e consumir sua marca, uma outra dúvida que pode surgir é: por que gerar um lead ao invés de realizar uma estratégia de venda direta? Sim, o seu lead vai dar um trabalho a mais antes de se tornar um cliente. Isso porque, além da estratégia para capturá-lo, você também precisa elaborar um funil de vendas específico para ele. Uma etapa bem diferente de uma estratégia de marketing de vendas comum. Afinal, aqui já entramos no campo do inbound marketing.

Mas ter um lead é uma vantagem para você porque o caminho para torná-lo um cliente é bem mais fácil de pavimentar. Você só precisa saber exatamente como capturá-los e saber o que fará com seus dados.

Chet Holmes, no seu livro A máquina definitiva de vendas, nos traz dados importantíssimo sobre técnica de vendas. Foi através de um estudo que ele identificou que para qualquer mercado os clientes formam um padrão no momento de compras. E esse padrão é demonstrado através da chamada Pirâmide de Chet Holmes:

10-técnicas-avançadas-para-gerar-mais-leads-para-seu-e-commerce-foto-resultados-digitais

Foto: Resultados Digitais

Segundo esses dados, 90% dos prospectivos clientes não estão de fato interessados em um produto ou vão efetivar uma compra. Dentro dessa porcentagem de 90%, pode-se incluir os visitantes e os leads.

Quando falamos especificamente de leads, podemos recorrer à uma pesquisa da Benchmark com empresas B2B. Um dos resultados revelou que 73% dessas empresas não estão prontas para fazer uma compra.

Mas como reverter esses dados?

A possibilidade de trabalhar um lead é muito vantajosa. Pois você possui dados específicos sobre o que o lead busca ou se interessa e pode criar diversas ações e conteúdos direcionados a ele. Vamos imaginar que sua empresa vende joias. Um dia seu lead busca em seu site por um tipo de joias específicas, você aproveita esse fato e envia para ele um post que já tenha escrito sobre o assunto.

Lembrando que se você enviar um post ou um e-book, você deve entregar um conteúdo que vá além do seu produto ou serviço: você precisa vender a joia, sem falar dela. Entregar algo a mais. Se não, somente aqueles 3% e 6-7% da pirâmide vão se interessar de verdade.

Mas, antes de gerir esses leads, é preciso que você os capture.

 

Por isso, hoje trouxemos 10 técnicas avançadas para gerar mais leads para seu e-commerce e vamos te ensinar o passo-a-passo de cada uma.

 

10 TÉCNICAS AVANÇADAS PARA GERAR LEADS:

 

1. Crie um blog e faça postagens mais de uma vez por semana, ao longo de 3 meses

O blog é uma ferramenta super importante para a captura de leads. Isso porque seu cliente alcançará seu produto através de um conteúdo que interessa para ele, não do interesse diretamente pelo produto ou oferta que você oferece.

Para isso, o seu blog deve oferecer conteúdo relevante, não apenas mais uma informação solta meio à tantas outras. Depois ainda é necessário – e importantíssimo – que você crie textos relacionados ao seu ramo de atividade e aplique regras avançadas de SEO para obter maior ranking nas buscas orgânicas

Depois de produzir o conteúdo, ainda é preciso capturar o lead. Portanto, crie um formulário de captação usando ferramentas profissionais que garantam que o leitor deste conteúdo receba os conteúdos  e assim você poderá ofertar seus produtos no timing perfeito.

O blog também serve para que o seu e-commerce tenha uma audiência adicional, sem relação direta com o produto da loja. Seja um referente no assunto do seu nicho, dessa forma as pessoas se interessarão por seu conteúdo e, naturalmente, serão influenciadas a adquirir seus produtos. Essa audiência que falo são os leads que você vai trabalhar no funil de vendas depois.

 

2. Crie e-books

O e-book é um livro em formato digital que pode ser acessado de diversos dispositivos eletrônicos, o que facilita e acessibiliza seu acesso. O que é, possivelmente, a melhor vantagem de investir nesse formato de conteúdo.

10-técnicas-avançadas-para-gerar-mais-leads-para-seu-e-commerce-foto-pixabay-projecttus

Foto: Pixabay

No e-book, você pode aprofundar um assunto que talvez já tenha mencionado em seu blog ou que seus leitores estão interessados. Avalie os dados do seu blog para verificar os temas mais buscados ou acessados por sua audiência. Determinado o tema, chegou a hora de produzir o e-book! Invista um bom tempo nisso e produza conteúdos profundos.

Com o e-book feito, a parte estratégica para a captura de leads entra na disponibilização do material. Este será feito através da landing page, que requisitará alguns dados da pessoa para permitir que ela baixe o conteúdo. É como uma troca que beneficia ambos os lados.

 

3. Crie vídeos no youtube sobre seus produtos ou serviços

Você tem ideia da importância dos vídeos? 80% de todo o tráfego da internet do mundo se direciona aos vídeos, segundo o relatório de previsões e tendências da Cisco. Esse número só tende a aumentar e demonstra que você precisa utilizar vídeos a favor do seu e-commerce.

Os vídeos são um ótimo canal de informação, pois aliam o interesse visual com a praticidade de apreender um conteúdo. É algo rápido, dinâmico. Além disso, quando falamos de produto, logo vem à memória aqueles vídeos de reviews realizadas por youtubers. Estratégia que você mesmo pode fazer a respeito de seus produtos.

Para isso, crie um vídeo que demonstre como realmente são seu produtos e como funcionam. Dê dicas de como usá-lo e também faça uma review com sua opinião sincera sobre o mesmo. O seu título deve ser bem atraente e incluir o nome dos produtos, o que é uma ótima técnica para direcionar o usuário que busca por reviews, diretamente para seu vídeo. Com esse pequeno detalhe, você consegue colocar sua loja em destaque de forma orgânica.

Na descrição deste vídeo você deve escrever um resumo do conteúdo do vídeo e também inserir um link para os visualizadores irem até seu blog para saber mais sobre seus conteúdos. Lembre-se de focar em produzir um bom conteúdo, não de oferecer explicitamente um produto.

 

4. Tenha uma boa plataforma de gestão, como o RD Station ou o MailChimp

Depois de capturar seu leads, você precisa se comunicar com eles de forma recorrente, criando uma frequência de distribuição de conteúdo. Tudo que você produz ou pretende vender pode ser comunicado através do email marketing. Para realizar o disparo desses e-mails, eu recomendo a RD Station ou o MailChimp, duas ferramentas que considero as melhores disponíveis, além de possuírem uma ótima taxa de entrega de e-mails.

10-técnicas-avançadas-para-gerar-mais-leads-para-seu-e-commerce-foto-mailchimp-projecttus

Foto: MailChimp

Após escolher a ferramenta, determine a frequência de seus e-mails. O ideal é que seja de, no mínimo, 1 vez por semana. Para isso, utilize o e-mail marketing para divulgar conteúdo relevante, que pode ser a divulgação de seus posts do blog, seus vídeos ou outros conteúdos. E nunca o veja como uma base para apenas divulgar produtos ou serviços. Muito pelo contrário: envie 90% de conteúdo relevante e apenas 10% de ofertas e produtos/serviços.

Utilizar essas ferramentas, vai garantir que o conteúdo certo chegue para o lead certo. Você pode criar listas para diferenciar os leads interessados em cada assunto, por exemplo. O que afina sua estratégia ainda mais.

 

5. Crie landing pages sazonais ou para cada e-book produzido

10-técnicas-avançadas-para-gerar-mais-leads-para-seu-e-commerce-foto-resultados-digitais-projecttus

Foto: Resultados Digitais

Uma landing page é uma página de destino, que tem como função converter um visitante para algo, destinar a algo. Se você cria uma landing page para divulgar seu e-book, por exemplo, ela possui a função de entregar um conteúdo para o leitor, em troca de seus dados.

Essa página pode ser criada pela sua própria equipe de desenvolvimento ou pela RD Station e não precisa ser divulgada, é de função interna. O importante aqui é divulgar o que o usuário ou leitor vai receber ao acessá-la e depositar seus dados.

É importante que essas landings sejam criadas porque é através delas que ocorrerá a captura de leads. A necessidade da captura pode te auxiliar na escolha da frequência de escrita de e-books ou infoprodutos.

 

6. Crie um formulário de captação de lead com um cupom de desconto para a primeira compra

Obter um novo cliente custa caro. É bom você saber disso para se motivar a gerar ainda mais leads e realizar logo uma venda.

A técnica consiste em elaborar um formulário, podendo ser através de um pop-up na página inicial ou um e-mail marketing, ofertando um cupom de desconto que poderá ser utilizado na primeira compra realizada no site. Com esta técnica você convencer o cliente a:

  1. Realizar o cadastro pessoal, entregando dados para você (que serão muito bem utilizados em seu funil de vendas);
  2. Influenciá-lo a realizar um primeiro pedido através de um simples cupom de desconto.

A estratégia do cupom de desconto não pode ser subestimada porque é muito mais vantajosa do que aparenta. Ela tem a ver com pensar no impacto final de lucro, do que somente pensar em um produto de forma individual, um erro que muitos cometem na gestão de seu e-commerce – assunto que já comentamos aqui.

Você pode até estar oferecendo um desconto, mas as chances de conversão e fidelidade aumentarão muito. Segundo um levantamento realizado pelo E-Commerce Brasil, os cupons de desconto acarretam em uma conversão de vendas 51,6% maior do que as ofertas promocionais. Ou seja, pode ser um grande aliado da sua empresa.

 

7. Compartilhamento de cupom de desconto em grupos

Você já entendeu a importância dos cupons mas, para aprofundar ainda mais essa técnica, é preciso que você elabore uma estratégia de compartilhamento de cupons de desconto. Mixando ambas estratégias.

Para isso, crie uma campanha na qual você influencie seu cliente a compartilhar os cupons de desconto por toda sua rede de contatos. Quando um cupom é compartilhado, o lead precisará se cadastrar para ativar este cupom. Desta forma, você conseguirá os dados dele, o convertendo em lead e conseguindo seus dados – seu bem mais precioso.

Essa estratégia já é utilizada por muitas empresas, desde o momento do cadastro inicial como em campanhas isoladas. A Uber, por exemplo, oferece descontos pelo compartilhamento de cupons personalizados para uma rede de contatos.

10-técnicas-avançadas-para-gerar-mais-leads-para-seu-e-commerce-foto-projecttus

Foto: Julianah Dias/Projecttus

Após a captura desses novos leads, não se esqueça de adicioná-los em suas campanhas de e-mail marketing e oferecer conteúdos do seu blog.

 

8. Divulgue seus cupom de desconto em sites de divulgação e de cashback

Vários sites possuem como objetivo apenas divulgar cupons de desconto. Além desse grupo, tem um nicho muito interessante no mesmo segmento que é o de cashback. E os dois podem ser muito bons para atrair leads para sua empresa.

Os sites de cashback são tendência entre os usuários. Esse termo vem do inglês e significa, literalmente, “dinheiro de volta”. A proposta é a seguinte: uma empresa divulga seus produtos no site, de forma paga, esse montante então é dividido entre o consumidor do produto e o site de cashback. Por exemplo, o sistema de cashback mais famoso do Brasil é o Méliuz. Esse sistema pode trazer 2 benefícios: a divulgação gratuita de seus cupons e a divulgação de sua própria loja. Além dos benefícios para seu consumidor que é atraído pelo desconto.

10-técnicas-avançadas-para-gerar-mais-leads-para-seu-e-commerce-foto-meliuz

Foto: Méliuz

Já os sites de divulgação de cupons são uma ferramenta altamente procuradas pelos usuários atualmente. Então cadastre seus cupons no máximo de sites que puder, para divulgar ainda mais sua empresa, atrair leads e ranquear seu site nas buscas.

 

9. Use as redes sociais como canais de divulgação, de forma estratégica e planejada

As redes sociais são canais de divulgação poderosos. Mas é preciso entender o que funciona em cada uma e se adequar aos diferentes formatos e públicos.

Veja o que fazer em cada rede:

  • Instagram: Se a sua conta possuir mais de 10 mil seguidores, é disponibilizada a função de inclusão de um link direto no Stories do Instagram. Se você se encaixar nesse grupo, recorra à essa ferramenta para avisar seus seguidores de novos conteúdos de seu blog ou novos produtos do site.
  • Facebook: utilize como um canal de divulgação. Nessa rede social, diferente do Instagram, você consegue incluir links nas postagens. Utilize isso para fazer uma call-to-action diretamente para seu conteúdo.
  • LinkedIn: se você vende produtos ou serviços para empresas, o famoso B2B, você deve utilizar esta rede para divulgar seus conteúdos e serviços. Aqui também é possível escrever artigos diretamente, o que é legal para facilitar o acesso, criar autoridade e postar algo adequado à audiência da plataforma. A frequência deve seguir a mesma das postagens no blog.
10. Divulgação pelo WhatsApp

O WhatsApp é a rede onde todos os seus contatos estão, excepcionalmente. A rede que já era muito aderida, lançou atualizações e novas funções como o WhatsApp Business, dedicado a profissionalização da comunicação B2C para pequenas empresas.

10-técnicas-avançadas-para-gerar-mais-leads-para-seu-e-commerce-foto-whatsapp-business

Foto: WhatsApp Business

Use o melhor desse app e foque nesses três aspectos: captura de dados, divulgação no status e atendimento.

Para capturar um lead através desse app, você deve gravar os dados principais de um cliente que entrar em contato com você. E tudo bem se os dados capturados forem apenas nome e telefone. Porque mesmo parecendo pouco, ainda dizem respeito às principais informações de uma pessoa.

Além disso, use o status do WhatsApp para divulgar seus conteúdos, inserindo imagens ou vídeos sobre o que você está vendendo. Essa ferramenta tem um alcance ótimo dentro da sua própria rede de contatos.

O que também deve ser seu foco é o atendimento. Este deve ser excepcional com qualquer pessoa que te procurar pela rede. Muitos usuários entram em contato para apenas tirar dúvidas, não fechando nenhuma venda. É aí que você deve estar atento. Portanto, termine qualquer atendimento sempre enviando um link para o cliente, com um call-to-action e divulgando seu trabalho. Mostre que tem mais além daquilo que ele estava buscando.

 

E aí, você já aplica alguma desses técnicas? Se não, busque trabalhar o quanto antes e realmente dedique um tempo à essas estratégias.

Comente seus resultados aqui embaixo ou compartilhe mais alguma técnica que conhecer! Também nos siga no Instagram @projecttus e no Facebook para ficar por dentro dentro dos próximos conteúdos.


 

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, com dicas e artigos do mundo dos negócios on-line.

Mais do nosso blog

Ver todos os posts