Você conhece o IFTTT? | Mídias Sociais

0

IFTTT:  criando conexões entre sites e redes sociais de maneira simples

IFTTT é um serviço gratuito para Web, Android e iOS, onde se tem a possibilidade de criar conexões poderosas com uma declaração simples do tipo “se isso acontecer, então faça aquilo”. Ele tem a função de combinar duas contas de diferentes sites ou redes sociais para funcionarem juntas. Lembra muito a linguagem de programação, mas funciona de uma forma bem mais fácil.

Para começar a utilizar o serviço, você deve criar uma conta e depois ativar seus canais (que são serviços como FacebookGmail, Twitter, assim como dispositivos como Philips Hue e Belkin Wemo).

Após os canais estarem ativados, você pode começar a criar suas “receitas” (que são as conexões entre os canais que destravam seus serviços e dispositivos de maneiras totalmente novas para se comunicar uns com os outros).

Um exemplo prático, dado pelo próprio site, é: “se você tirar uma foto no Instagram, então salve-a automaticamente no meu Dropbox”. Você só realiza a primeira tarefa, que serve de gatilho (trigger) para a segunda, que é automatizada pelo IFTTT.

Você pode salvar seus tweets favoritos no Evernote; postar uma mensagem no Twitter assim que favoritar uma música no Soundcloud; atualizar sua foto de perfil no Twitter assim que mudar sua foto do seu perfil no Facebook… Resumindo, você pode criar diversas outras “receitas” e automatizar sua vida social em diferentes serviços, usando um evento como gatilho.

O serviço suporta mais de 67 serviços online e, para ficar mais fácil ainda, ele tem uma um app para iOS que permite você trabalhar sua conta diretamente no seu iPod touch, iPad ou iPhone.

 Prós
  • Extremamente fácil de entender e usar. Suporta dezenas de aplicativos e serviços
  • Excelente e clara interface
  • Tem um grande potencial de aplicação prática no mundo real através da integração com dispositivos
  • Gratuito
Contras
  • Alguns automações demorar mais tempo do que outros para ter efeito
  • Não há sinais de aviso se um canal é desativado, mas usado em uma receita atual.

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.