Tendências do E-commerce em 2015

0

 

Já abordamos aqui no blog o tema sobre as tendências do Marketing Digital para esse ano, onde analisamos alguns fatores que têm se destacado dentro das Mídias Sociais e, por sua vez, influenciando o comportamento dos consumidores.

Por outro lado, o segmento de comércio eletrônico também possui algumas expectativas para 2015. Para um empreendedor, entender sobre as mudanças da economia e do mercado é essencial para atingir seus objetivos.

Mobile

Não é novidade que o uso de smarthphones é um dos meios de acesso à internet mais escolhido pelos brasileiros. Em 2013, nosso país já era o quarto país do mundo em número de vendas de celular, totalizando cerca de 273 milhões de aparelhos. Outros dados interessantes da empresa de pesquisa de mercado Harris Interactive é que uma em cada três pesquisas no Google é feita pelo celular.

Por essa razão o mobile deve ser inserido nas estratégias de E-commerce mas, não esqueça! Se o seu site disponibilizar de um design responsivo ( que se adeque perfeitamente as telas de desktop, tablet e mobile) mais chances do consumidor se interessar pela marca e, possivelmente, adquirir o produto ou serviço. Além disso, facilite o processo de compra tornando-o objetivo e fácil, sem muitas etapas e critérios desnecessários que possam acabar com a paciência do cliente.

Favoritos

Quem não gosta de praticidade, não é mesmo? Ainda mais quando falamos de um meio tão ágil como a internet. Logo, independente do dispositivo, permita ao internauta que as configurações de compra anteriores sejam salvas, isso economiza muito tempo e ainda diminui a probabilidade dele abandonar o carrinho.

E-mail Marketing

Há quem diga que o e-mail marketing já está em desuso… Nada disso! Ele é uma importante ferramenta para seu e-commerce, basta aliar as estratégias de marketing. Segundo outra pesquisa realizada pela Harris Interactive, 60% das pessoas acessam o e-mail marketing do celular.

Lembre-se: Os seus consumidores precisam receber conteúdos personalizados, de qualidade e que sejam interessantes para os mesmos. Utilizar o histórico de compra e oferecer produtos relacionados poderá suprir o interesse do comprador.

Divulgação

“Se você está tentando persuadir pessoas para fazerem ou comprarem algo, parece-me que você deveria usar a linguagem delas, a linguagem que elas usam todos os dias, a linguagem que elas pensam. Nós tentamos escrever em vernáculo.” – David Ogilvy

Mais do que um design bonitinho, saber criar conteúdo e se comunicar com o seu cliente é muito importante. Divulgue informações essenciais e interessantes do seu segmento, comunique ofertas, promoções e novidades. Utilize e explore as Mídias Sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, LinkedIn, etc.)

Ferramentas como SEO, Facebook Ads e Links Patrocinados também podem ajudar. No entanto, requerem uma verba extra mas podem te ajudar muito ao divulgar sua marca.

Relacione-se

Saiba o que seu cliente gosta, torne a experiência de compra única. Invista em CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Dessa forma será mais fácil atingir seu público-alvo e personalizar e direcionar suas táticas de mídia.

 

 

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.