Rastreamento de produtos no e-commerce

0

O mercado de e-commerce cresceu muito nos últimos anos, graças a comodidade e simplicidade na compra de produtos pela internet. Com o aumento das vendas, entregar os pedidos de forma rápida e segura tornou-se um desafio para os administradores de lojas virtuais. A escolha de uma boa transportado é fundamental, mas também é preciso saber como fazer o rastreamento de produtos no e-commerce para garantir a qualidade na entrega do produto.

5-coisas-voce-precisa-saber-antes-abrir-e-commerce-noticias

Qual a importância da automação das entregas?

Automatizar a logística de entrega dos produtos do e-commerce é muito importante para ter um bom relacionamento entre o consumidor e o lojista. Uma vez que todo o processo de entrega é automatizado, ou seja, o lojista e o consumidor podem acompanhar em tempo real se o produto está dentro do prazo.

As ferramentas de integração são encarregadas pela automação, fornecem uma série de dados, gráficos e informações importantes para o lojista, que podem facilitar o processo. Com a análise dos dados, o lojista poderá melhorar a logística de entrega de seus produtos, propondo mudanças nos prazos para melhor atender seus consumidores.

Fotolia_103748444_Subscription_Monthly_M-1021x580

Como é feito o rastreamento de produtos no e-commerce?

O rastreamento começa quando o pedido é concluído. Cada produto recebe uma etiqueta com um código de identificação e é separado para que a transportadora recolha. Através da integração de sistemas entre a loja e a transportadora é possível ter o monitoramento em tempo real sobre o status da entrega.

Existem pontos de controle onde é feita a leitura da etiqueta de identificação. Esse processo mostra os dados sobre a entrega e automaticamente avisa o consumidor. Esse tipo de comunicação diminui a ansiedade do consumidor, já que ficará informado sobre todo o processo da entrega.

Separamos as 3 principais ferramentas que são utilizadas no e-commerce para um rastreamento mais eficiente, confira:

  • Gateway de fretes: O processo de rastreamento dos produtos começa no momento em que o cliente efetiva a compra. O gateway de fretes fará a integração dos sistemas da loja virtual e das transportadoras. A loja virtual poderá se comunicar com os sistemas da transportadora, obtendo assim, informações em tempo real sobre a situação da entrega;
  • ERP: O ERP, Enterprise Resource Planning ou Planejamento de recursos da Empresa, é um software que faz a integração de todos os processos do e-commerce em um único sistema. É utilizado para auxiliar na integração das informações de transporte e fretes, por exemplo. Essa ferramenta facilita a análise de todos os dados e define quais são as estratégias que poderão melhorar a logística de entrega dos produtos;
  • TMS: TMS, Transportation Managment Systems ou Sistema de Gerenciamento de Transportes, é um software responsável pelo processo de distribuição. O sistema contém informações sobre o status da entrega, fornece índices e dados para controle da performance da entrega e os documentos necessários para o transporte. Todos os dados podem ser acessados em tempo real, auxiliando nas tomadas de decisões para otimização das operações e processos.

pexels-photo-4-1024x683

O que acontecerá se a automação do rastreamento não for feita corretamente?

O processo começa no momento da finalização da compra. Se algo estiver divergente, acarretará em algumas complicações. Informações discrepantes ou não tão claras diminuirão a confiança do consumidor em relação à loja. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é necessário informar os preços, prazos e eventuais taxas na hora da compra de qualquer produto. Se a entrega não for feita ou o rastreamento mostrar informações divergentes, o consumidor poderá exigir a devolução do dinheiro, além de pedir outro produto em troca. Evitar que esse processo aconteça reforçará o compromisso da loja com o consumidor e diminuirá prejuízos na imagem da empresa.

A utilização de boas ferramentas e garantir a qualidade no rastreamento de produtos no e-commerce traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Investir na qualidade da logística de entrega dos produtos não é mais um diferencial. Hoje em dia, se tornou obrigatório para qualquer e-commerce. Garanta que o produto seja entregue e que o consumidor fique ciente de todo o processo.

Fonte: frenet

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.