Pós-venda no e-commerce

0

Muitas vezes esquecido, o pós-venda possui um papel muito importante no momento de realizar uma compra no e-commerce e merece muita atenção dos lojistas que desejam fidelizar seus clientes e conquistar mais. Por incrível que pareça, muitos empreendedores ainda não se deram conta de que esse é um dos grandes aliados para o sucesso do negócio. O atendimento ao cliente sempre foi e continuará sendo um ponto-chave para todo e qualquer tipo de comércio que pensa em crescer e se tornar referência no setor de atuação.

Imagem relacionada

Confira 4 dicas essenciais em relação ao pós venda no e-commerce:

  • Atenção ao cliente:

Em primeiro lugar para conseguir um bom resultado no pós-venda é necessário dar atenção total ao cliente. Deve obrigatoriamente deixá-lo por dentro de tudo o que acontece em relação aos pedidos, disponibilizando códigos de rastreio, que estarão relatando o caminho dos produtos. A espera pela mercadoria é um momento que costuma causar uma certa ansiedade, por isso, procure amenizar essa expectativa utilizando-se dessa prática.

Caso o consumidor entre em contato para tirar suas dúvidas, faça tudo o que estiver ao seu alcance para saná-las. Ter esse cuidado demonstra que a sua loja está comprometida com ele, favorecendo, desse modo, a fidelização. No final da compra tenha certeza que as expectativas do cliente foram superadas.

  • Treine sua equipe:

Trenar a equipe para atender o consumidor é muito importante, pois assim será mais fácil oferecer um atendimento de qualidade. Por isso, invista na capacitação dos colaboradores, sempre visando à resolução dos problemas com o cliente. A ideia é prepará-los para não jogar a responsabilidade dos acontecimentos para os agentes terceiros. Para exemplificar, evite culpar os Correios ou as transportadoras pelos atrasos, mesmo sendo culpa deles. Oriente sempre os funcionários a assumirem os problemas, pedindo desculpas e mostrando-se totalmente disponíveis para solucioná-los.

  • Simplifique o contato:

Sempre que for possível, procure simplificar o contato, oferecendo diversas formas de atendimento. Além dos tradicionais e-mail e telefone, não se esqueça de que há modos mais rápidos e, provavelmente, de melhor agrado por parte dos próprios consumidores. Como as redes sociais, o WhatsApp e os chats on-line, canais que certamente facilitarão a execução do pós venda no e-commerce.

  • Agradeça:

O agradecimento pela escolha e confiança que o cliente depositou em seu negócio é muito importante. Ao realizar uma venda, envie um e-mail para o comprador agradecendo pelo pedido: isso pode ser feito de maneira automática. Utilizar esse recurso é uma ótima forma para aproximar-se do seu público. Enfim, lembre-se de agradecê-lo sempre que necessário, ou seja, após qualquer interação que houver.

Fonte: frenet

  • Share this post
Previous Post Next Post