Magento | Conhecendo a Plataforma

0

Se tratando de plataforma e-commerce, pode-se afirmar sem medo de exageros que o Magento é uma das soluções mais completas do mercado.

História
A ferramenta teve início em 2007 por iniciativa da Varien. Em 2008, a empresa lançou a 1ª versão aberta do sistema que ficou conhecida como Magento Community Edition –CE.
Com o passar dos anos, a plataforma Magento vem se firmando como um padrão da indústria e, em função de seus recursos tecnológicos e soluções avançadas para e-commerce, conta com clientes de grande porte (Samsung, Olympus, Ford, entre outras).
O grupo eBay adquiriu parte das ações da Magento em fevereiro de 2011 e concluiu a compra da empresa em junho do mesmo ano, passando a ser o controlador majoritário da empresa.
A empresa aheadWorks especializada no desenvolvimento de extensões para a plataforma, divulgou em abril de 2014 sua pesquisa anual sobre plataformas de e-commerce e contatou que pelo terceiro ano consecutivo a Magento se destaca como sistema de e-commerce open source mais usado do mundo. Isso representa 33,8% de participação no universo analisado.
No Brasil a plataforma vem conquistando cada vez mais adeptos em função da sua versatilidade e quantidade de recursos. Assim, vários fornecedores da plataforma Magento surgiram no país.

Definição e Recursos
Magento é a plataforma de e-commerce open source desenvolvida na liguagem PHP. É distibuída livremente no site da empresa e na comunidade de desenvolvedores que trabalha no sentido de aprimor e acrescentar novos recursos ao sistema.
Qualquer pessoa que possua sólidos conhecimentos de programação (código é bem sofisticado) poderá promover alterações e desenvolver novas funções para o sistema, ou seja, não existe limites para a customização da plataforma, o que contribui muito para sua aceitação no mercado.

Características
O Magento possui uma arquitetura modular: o sistema como um todo é composto por diversos módulos independentes que reunidos compõem todo o sistema. Esses módulos são conhecidos como Extensões Magento (ou plugins para Magento) e são um dos pontos fortes da plataforma. Através deles podemos incorporar novas funções à loja e com isso torná-la mais interessante, tanto para os visitantes do site como para os administradores.
Magento Connect – é o diretório oficial de plugins Magento. Podem ser encontradas Extensões Magento gratuitas ou pagas.
Theme Forest (exemplo) – possível encontrar centenas de templates que podem ser adquiridos e instalados, dando um toque exclusivo ao projeto.
Provedor de hospedagem para Magentoa robustez da plataforma também traz alguns problemas, pois ela se torna extremamente exigente em termos de desempenho do provedor de hospedagem. Com o provedor de hospedagem para Magento, você evita com que o sistema da loja fique lento ou fora do ar.
Com base nos dados acima descritos, fica fácil dizer que, sem dúvida alguma, o Magento é uam das melhores plataformas de comércio eletrônico do mercado.

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.