JIT – just in time

0

Já parou para pensar como seria se você pudesse implementar no seu e-commerce um processo que reduz o custo, otimiza a produção e a logística, e, além disso, diminui o desperdício da produção sem alterar a qualidade do produto. O Just in Time, não muito conhecido ainda no mercado, é um processo que promete fazer todos esses itens citados anteriormente. Confira a seguir todos os detalhes e saiba como aplicar no seu negócio.

Como surgiu o processo de Just in Time?

shutterstock_271332740

O Just in Time surgiu no Japão na década de 70, graças a fábrica da Toyota Motor Company que buscava um sistema de administração que pudesse coordenar, precisamente, a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo tempo de atraso e  sem deixar a qualidade do produto de lado.

O sistema consiste em puxar a produção a partir da demanda, produzindo em cada estágio somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário. Possibilitando, portanto, a diminuição de custos, a eficácia e a otimização do tempo de produção e entrega — por isso o nome Just in Time, que significa “bem na hora”.

O JIT é muito mais que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, hoje em dia é considerada como uma ferramenta que inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, organização do trabalho e gestão de recursos humanos, entre outros. Algumas expressões que são geralmente utilizadas para traduzir aspectos da filosofia Just in time:

  • Produção sem estoque;
  • Eliminação de desperdício;
  • Manufatura de fluxo contínuo;
  • Esforço contínuo na resolução  de problemas.

O administrador deve controlar que o abastecimento do estoque ocorra no momento certo e na quantidade necessária, espelhando sempre na demanda e assegurando a qualidade. É muito importante que sempre sejam buscadas formas de melhorias contínuas do seu processo produtivo e de logística. Também é necessário destacar o principal benefício dessa filosofia, o aumento da qualidade do produto, já que em vez de focar na quantidade, a empresa foca na qualidade do produto, o que facilita a fidelização dos seus clientes.

Vantagens

Esta ferramenta possui várias vantagens, é importante conhecer cada uma delas para obter resultados positivos no seu negócio. Ele impacta todos os envolvidos na cadeia de produção, venda e compra de um produto. Confira os principais benefícios:

  • Maior qualidade do produto;
  • Redução do estoque, o que possibilita a diminuição do espaço físico.
  • Otimização dos processos de produção e logística;
  • Redução de custos.

Como implementar o Just in Time?

Por ser uma técnica simples, a sua implementação também não demanda nenhum investimento alto ou complexo. É necessário reveja a cultura da empresa, tenha uma equipe engajada disposta a aprender e interessada. É fundamental garantir a qualidade do produto, a eficiência e agilidade na entrega. Lembre-se que deve trabalhar com os números reais de demanda em vez de dados especulados na projeção de vendas.

Fontes: frenet portallogistico

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.