Importância das datas sazonais

0

O que são datas sazonais?

Resultado de imagem para Importância das datas sazonais

As datas sazonais são muito conhecidas no setor de varejo, já que é nesse período que as vendas tendem a aumentar. No Brasil, existem cinco datas comemorativas muito importantes, consideradas as melhores épocas do ano, são Natal, Dia das mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das crianças. Segundo especialistas, o faturamento é equivalente a três meses normais do ano. Apesar do ritmo de crescimento menos acelerado, o Dia das Mães continua sendo a segunda data mais importante para o comércio no ano, perdendo apenas para o Natal.

Este fato, não ocorre apenas pela necessidade de comprar presente, mas sim porque muitas pessoas aproveitam para reformar a casa ou adicionar ou substituir eletrodomésticos. É importante entende que cada da comemorativa movimenta um setor em específico é na Páscoa, por exemplo, que o mercado do chocolate tem seu maior movimento, isso se dá porque a Páscoa movimenta, além do comércio, a indústria, que inicia a produção e, consequentemente, começa a contratar nos meses anteriores à comemoração.

Com o aumento da relevância das vendas em datas sazonais, a Ebit alerta para a importância do planejamento de toda a cadeia responsável pelo sucesso das iniciativas, começando pelo gestor de varejo.

Natal

Resultado de imagem para Importância das datas sazonais

Não é novidade que o Natal é a principal data para o comércio brasileiro, uma vez que movimenta vários setores vestuário, brinquedos, perfumes, cosméticos, eletrônicos e alimentos.Enquanto as vendas em lojas de Shopping cresceram 5,5%, segundo a Alshop, na internet o aumento foi de 20%, com faturamento superior a 2,6 bilhões de reais, de acordo com o e-bit. No comércio eletrônico, o Natal foi mais próspero que no varejo tradicional.

Dia dos Namorados

Se o Natal e o Dia das Mães lideram as vendas, existem outras datas comemorativas que alimentam o comércio durante o ano, sendo o Dia dos Namorados uma delas. Em 2015, as vendas durante a semana aumentaram em 8,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No comércio eletrônico, a alta foi de 15%, com faturamento de 680 milhões de reais e mais de 2 milhões de pedidos realizados.

Dia dos Pais

O presente do Dia dos Pais é tão importante quanto a do Dia das Mães, ocupando uma boa posição no comércio. Em 2015, as vendas cresceram em torno de 8,8% quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Serasa Experian. O faturamento das lojas virtuais chegou a 675 milhões de reais, uma alta de 25% sobre o ano anterior.

Porém, desde 2012 uma nova data sazonal vem ganhando relevância no cenário do e-commerce nacional, copiada e adaptada “às avessas” do modelo americano, a chamada Black Friday. Somente em 2016, o mercado assistiu a um faturamento de R$ 1,9 bilhão somente nas 24 horas do dia 25 de Novembro, crescendo 17% em relação ao ano anterior.

Fontes: administradores, exame

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.